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6 etapas FUNDAMENTAIS para entender e se destacar na jornada do consumidor
Autor Retina Web
Data 18, fevereiro, 2020
6 etapas FUNDAMENTAIS para entender e se destacar na jornada do consumidor

Você provavelmente já se questionou sobre como o seu cliente chega até você e por qual motivo ele te escolhe para realizar uma compra ou aquisição de algum serviço.

Com a descoberta através de pesquisas ou análise de tráfego do seu site, você consegue encontrar qual a direção certa a seguir ao manter um relacionamento com um consumidor.

Como funciona?

Vamos imaginar uma situação: durante 73 dias, Fernanda interagiu com 250 pontos de contato ou mais (pesquisas, visualizações de vídeo ou páginas, etc) antes de comprar um celular novo. Ou seja, a jornada de Fernanda incluiu pesquisas entre sites de lojas, vídeos de review no Youtube, opinião de influencers em blogs e opinião do público em comentários e comunidades. A questão não é só comprar um aparelho, mas a jornada de compra da Fernanda incluiu aproximar-se de marcas, conhecê-las e dentre elas, escolher a que a melhor atende suas necessidades.

Com isso, algumas dicas são relevantes para projetar sua presença online exatamente onde você precisa aparecer.

  • Trace uma estratégia para sua presença online

Assim como a Fernanda do nosso exemplo, muitos consumidores recorrem primariamente a pesquisas na internet antes de efetuar a compra. Essa fatia de consumidores chega a quase 70% dos usuários da internet.

As pessoas estão constantemente em comunicação. Isso viabiliza oportunidades de recomendação, sugestão, persuasão de produtos e serviços que despertam o interesse delas.

Essa interação é uma etapa fundamental do processo de jornada de compras, por que quanto mais próxima de outras fontes esse usuário esteja, maior é a tendência de confiar no que é dito. Isso vale tanto para a opinião positiva quanto para a negativa.

  • Quem não é visto não é lembrado

Garanta que seus anúncios são compreensíveis e estimulam o visual do consumidor. Anúncios visuais chamam a atenção e despertam a curiosidade do usuário para conhecer mais sobre o produto.

Pense na qualidade do seu produto e realize um anúncio à altura. Vale a pena trabalhar a identidade visual da sua marca para gerar destaque. Isso pode reverter o valor investido, chegando até a reduzir o custo de aquisição de novos clientes.

  • Atenção na Black Friday!

As pessoas estão consumindo mais. Em 2019, cerca de 8 milhões de Brasileiros pretendiam comprar no período da Black Friday, mas destas pessoas, 19% dos usuários que já usaram a internet para fazer compras, nunca tinham comprado nesse período, mas pretendiam comprar no ano passado. Para a desse ano, é melho já se programar durante o ano todo e buscar alternativas para atingir o seu objetivo estipulado.

A temporada de descontos é uma ótima oportunidade para a sua marca ser vista e iniciar novos diálogos, testando destacar-se por apelo visual e maior relevância.

  • O consumidor está cada vez mais informado e mais exigente

A cada ano os consumidores aumentam completamente as suas expectativas. A busca incessante por experiências instantâneas se tornou inevitável.

Evidenciar essas experiências é importante para se manter em alta em um mundo mercadológico competitivo. Não é necessário que as experiencias sejam estrondosas, desde que transmitam a essência da marca de forma verdadeira.

A clareza nas informações pode ser a grande chamada do seu negócio. As grandes marcas possuem muitas informações, a ponto de retirar todas as dúvidas do consumidor. Mas se ainda sim, as dúvidas persistirem, trabalhe um atendimento excepcional para encantar o seu cliente. Nesse artigo eu falo exatamente sobre a magia de um excelente atendimento.

Trazer verdade, atenção e solicitude para resolver potenciais problemas pode elevar sua marca e torna-la memorável aos seus clientes. Lembre-se: uma marca não vive só de conquistar novos clientes, mas também precisa dos clientes habituais e que esses sejam atendidos tão bem, que se tornem meios orgânicos de anunciar o seu negócio.

  • Esteja onde seu cliente está

As pessoas buscam agilidade e praticidade. Por isso, é importante que você segmente o seu público para mais próximo de você, ou seja como “a montanha indo até Maomé” e vá até o seu cliente. Nos casos de produtos, muitos usuários pesquisam na internet todos os prós e contras, além de atributos de um determinado produto, mas ainda sim preferem comprar numa loja física para sentir e testar a qualidade do produto.

Trabalhe com a chance de enviar amostras grátis para seu público, para que sintam e recomendem a sua marca.

  • Esteja pronto para mudar

As coisas mudam e esse é um fato inegável. Em algum momento o seu produto corre risco de cair no esquecimento se você não estiver preparado para mudanças.
Mudar não significa improvisar. Tenha um plano, mantenha a sua marca em constante desenvolvimento e assim, reduzirá a chance de perder espaço.

Fonte: Think With Google

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