Os leads podem fazer com que uma marca aumente as vendas e, consequentemente, a receita. Mais que isso, na verdade: compõem uma estratégia capaz de garantir crescimento no mercado. No entanto, tudo isso só é possível se a organização adotar boas práticas de nutrição de leads, como: determinar o objetivo da campanha; definir a persona; escolher a melhor ferramenta para disparar os conteúdos; e, por fim, monitorar todos os processos.
Para conhecer melhor essas práticas de nutrição de leads, acompanhe a leitura. No entanto, antes, que tal sabermos o que são leads e qual a sua importância para uma empresa? Confira!
O que são leads?
De forma objetiva, lead é uma oportunidade de negócio para uma empresa. Sendo mais claro, é a pessoa que forneceu seus dados, como nome, e-mail, telefone, entre outras informações, em troca de algum produto ou oferta que ofereceu em seu site.
Assim, o lead é aquela pessoa que já mostrou interesse em algum tema com o qual o seu negócio dialoga e que, provavelmente, deseja saber mais de sua marca, bem como de seus produtos e serviços.
Qual a sua importância para uma empresa?
Se o lead pode se tornar um cliente, então, você já pode ter noção da importância de um para o seu negócio. Porém, se ainda não ficou claro, veja por que ele é importante:
- garante que o fluxo de vendas do seu negócio aconteça;
- aumenta as vendas, logo, também eleva o seu potencial de investimento;
- pode, desde que a marca adote uma ação nesse sentido, tornar-se cliente fiel e um agente capaz de divulgar a empresa por onde for.
De igual importância é a gestão dos leads. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Marketing Sherpa com uma grande quantidade de empresas do setor B2B, 73% dos leads, em média, não estão prontos para a aquisição de produtos e serviços. Por isso, adotar boas práticas de nutrição de leads se faz fundamental para que isso seja mudado.
Como fazer a nutrição de leads?
Para garantir que os seus leads sejam bem nutridos, é importante adotar algumas medidas. Confira a seguir!
Determine o objetivo da campanha
Antes de tudo, deve-se definir o objetivo da campanha de nutrição de leads, para que, assim, seja possível seguir uma linha de produção de conteúdo e estabelecer uma relação efetiva e produtiva com a sua persona ou lead.
O que você busca com a campanha? Aumentar as vendas de produtos e serviços? Iniciar um relacionamento? Fazer-se essas e outras perguntas pode ajudar durante esse processo.
Defina a sua persona
É importante também definir a persona ou o perfil do lead, pois isso serve como parâmetro na hora de produzir conteúdos, ofertas e promoções que a marca deseja transmitir ou compartilhar. A persona, nesse sentido, garante maior precisão na hora de produzir a estratégia de marketing orientada.
Selecione o evento disparador
A escolha da ferramenta certa pode, sem dúvidas, determinar o sucesso da campanha de nutrição de leads. Por isso, dê atenção especial na hora de selecionar o evento disparador. Para isso, é importante conhecer muito bem o seu público-alvo. Em quais plataformas de comunicação ele está mais presente: e-mail, redes sociais, site ou blog? Saber disso é crucial nesse momento.
Monitore todos os processos
Por fim, monitore as ações que adotou, buscando, com isso, não só saber se atingiram os resultados que esperava, mas também reconfigurá-las, se assim for necessário.
Desenvolver uma estratégia para a nutrição de leads pode ser, como vimos, bastante trabalhoso. A boa notícia é que, hoje, podemos contar com agências que desenvolvem estratégias específicas e bem estruturadas para esse tipo de atividade.
Então, precisa de ajuda para montar a sua estratégia de nutrição de leads? Entre em contato conosco!