A experiência de começar um negócio na internet, como uma loja virtual, traz muitos aprendizados. No entanto, nem sempre eles vêm de forma fácil. Ao fazer a gestão de e-commerce, muitas dificuldades surgem ao longo do caminho. E é no meio de tantos erros e acertos que vamos lapidando nossa habilidade de fazer boas escolhas para o negócio.
É lógico que, por mais experiência que um gestor tenha, ele ainda poderá cometer alguns equívocos. Assim, ninguém está livre disso. O bom é que é possível aprender a partir das falhas dos outros. Por isso, preparamos este artigo, a fim de evitar que você faça escolhas erradas. Acompanhe para não cair nessa!
Ter um site não responsivo
A responsividade mobile é, hoje, um dos maiores requisitos que um e-commerce deve ter. Grande parte dos usuários realiza suas pesquisas por meio de smartphones, podendo chegar, inclusive, a fechar compras dessa forma. A falta dessa facilidade faz com que o lojista perca alguns visitantes e, consequentemente, vendas.
Não investir em uma boa plataforma
Engana-se quem pensa que todas são iguais e basta pegar a primeira que aparece no caminho. As boas plataformas são responsáveis por ações mais eficientes, como fazer com que a loja virtual se mantenha no ar, as transações sejam seguras e as páginas não demorem para carregar. Sendo assim, é fundamental pesquisar antes e investir em uma que dê toda a estrutura de que a loja precisa.
Não criar um conteúdo de qualidade
Comprar online é bem diferente de comprar presencialmente. As aquisições virtuais geram certa insegurança e um dos motivos disso é o consumidor não ter um contato com o produto antes do pagamento. Na gestão de e-commerce, essa desconfiança pode ser evitada ao fazer descrições completas das mercadorias e inserir fotos de qualidade.
Não levar a sério as formas de pagamento
É importante pensar que cada um terá necessidades diferentes. Existem aqueles que preferem fazer suas aquisições usando cartão de crédito, enquanto outros preferirão pagar com boleto bancário. Cada um terá suas motivações, mas, para que as vendas tenham sucesso, todos precisam ser atendidos. Gateways e intermediadores de pagamento são bons meios de oferecer várias opções, inclusive com relação a bandeiras de cartões.
Deixar de dar atenção ao cliente
É comum que, durante a compra, o consumidor tenha alguma dúvida e precise tirá-la naquele momento. Também pode acontecer de ele precisar de ajuda após a aquisição, como uma troca ou reclamação. Em todos os casos, esse cliente merece atenção, o que evita até grande parte dos protestos no Reclame Aqui.
Assim, é recomendado que a loja se mostre aberta à comunicação. Um gestor pode conseguir isso deixando disponíveis alguns canais, como número de telefone e e-mail. Disponibilizar um chat online ou chatbots pode complementar essas vias, facilitando o contato dos clientes com os atendentes.
Então, esses são alguns dos erros mais comuns cometidos durante a gestão de e-commerce. É importante que o lojista esteja sempre atento, para colocar em prática decisões mais eficientes no empreendimento.
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