Um dos principais fatores para se ter um case de sucesso no mundo publicitário é projetar um Branding.
Mas afinal, o que é e o que o Branding pode fazer pela minha marca?
O que precisamos definir inicialmente, é que Branding é um processo de personalidade da sua marca. Ou seja, é toda impressão que você pretende passar com a sua marca. Dentro dele, há toda a gestão de marcas, em termos de publicidade e marketing.
O processo de Branding engloba partes visuais e sensitivas a respeito da sua empresa, como por exemplo, a marca, logotipo, missão e estratégias que darão a visibilidade à marca. É a soma dos seus esforços para transformar a marca no que ela é, com toda a estratégia de marketing que vai fazer o seu público escolher a sua marca.
Basicamente, pelo enorme impacto de um bom Branding, o termo vai se tornar parte do seu vocabulário em pouquíssimo tempo.
Ter um bom posicionamento de Branding te permite ampliar seu valor agregado e maior presença na mente do público. A marca aumenta suas possibilidades de se tornar uma das lovemarks, por aumentar a sua relação de lealdade com o consumidor, gerando confiança desse público para o serviço ou produto que você oferece.
Trabalhe para ser marca queridinha do seu público!
É claro que todas as outras partes do conjunto de mix de marketing devem ser exercitadas. Mas o Branding é o que faz a sua marca ter um diferencial em relação às centenas de marcas que oferecem o mesmo produto, dentro do seu nicho de mercado.
Mas, como posicionar a minha marca, agora que eu já sei o que é Branding?
Pense numa marca que você goste. Quais são as características que te fazem gostar dessa marca?
Provavelmente as características que vieram à sua mente foram sons, formas, letras, cores, cheiros, sabores, etc.
É claro que existem uma infinita combinação de fatores que te fazem gostar de uma marca, mas provavelmente o que faz você gostar foi pensado estrategicamente pela marca, para que você a valorize por isso.
É importante entender o seu público. O que as pessoas pensam? O que elas querem? A sua marca pode feri-las de alguma forma? Se sim, como se adaptar para que estas pessoas se sintam acolhidas?
Pode ser desafiador sair do conceito atual da sua marca para envolver mais do que já é comum. Mas praticar o desapego de conceitos pode ser um benefício que está esperando sua marca de braços abertos. Permita que sua marca vá além!
Aqui vão algumas dicas para obter bons resultados com o Branding:
1 – Pense na identidade Visual
Sua identidade visual é o convite de boas-vindas para conhecer mais sobre o que você faz. É importante entender os formatos que serão utilizados. Meios físicos e digitais, cores, formatos, fontes. Tudo isso deve estar em harmonia.
Faça seu logotipo brilhar!
Pense que seu logotipo estará em todos os produtos e serviços da sua marca. Aposte em contar a história da sua marca através dele, ou assimilar ao significado da marca.
Cuidado: Pense também na disposição de versões para fundos escuros, fundos claros, versões reduzidas. Atente-se sempre em verificar se a marca continua sendo entendida nessas variantes.
Manual de marca
Essa dica complementa a anterior. Crie um manual que padroniza a utilização da sua marca. Esse manual deve conter regras de quais fontes, cores e layouts devem ser usados para que o estilo da marca seja respeitado na criação de peças visuais e desenvolvimento de embalagens de novos produtos.
Também serve para que novos desenvolvedores que trabalharão com a marca no futuro entendam a história da marca e que ela não se perca com o tempo!
Adote um estilo que combina com a sua marca
Suas redes sociais e sites devem contar uma história. Compare as redes sociais de grandes marcas. Repare que as fotografias contam uma história. Paleta de cores, estilo, forma de fotografar. Tudo isso gera uma coerência visual que pode facilitar a assimilação à sua marca.
2 – Estratégia
Hora de botar a mão na massa! Agora que a parte que o público vê já está definida, vamos pensar na parte que o publico vai sentir e falar da sua marca.
Crie a personalidade da sua marca
Sua marca tem uma cara mais séria ou é mais descontraída?
Como é a persona da sua marca? Crie um nome, características como se a marca fosse uma pessoa.
Essas são dicas para facilitar a forma como você enxerga a marca, para trabalhar nestes pontos posteriormente.
E a voz da sua marca?
Sua marca deve possuir um tom de voz. Ele será usado para se comunicar através das peças, redes sociais e no relacionamento com o público.
Qual a abordagem de uma comunicação com o cliente? É linguagem mais técnica? É bem-humorada? Informal?
Aqui vamos pensar exatamente como o cliente. O que está em alta próximo a eles? Quais são os termos usados em conversas casuais deles? Traga algumas dessas informações para o universo da sua marca para que se sintam íntimos.
Se a sua voz é utilizada por muitos colaboradores da sua marca, é interessante criar um manual de redação e de atendimento. Padronização e adaptação são as palavras-chave!
Esteja onde seu público está!
Quais os canais seus clientes utilizam? Eles já sugeriram que sua marca atendesse alguma plataforma? Não desperdice muita energia onde seu público não consegue te alcançar.
Hoje é praticamente imprescindível a marca possuir uma fan page no Facebook, que é a maior rede online do mundo, em termos de comunidade.
Adapte o seu conteúdo a essas plataformas e suas linguagens. Não se prenda apenas a replicações de conteúdo pois, cada plataforma possui seu próprio algoritmo de inteligência, que em um local pode fazer seu conteúdo subir nas alturas, mas em outro, ir para o fundo do poço, junto com Samara do filme O Chamado!
Seguir essas dicas é essencial para colocar sua marca no time de estrelas. Se você ainda não sabe como usar todos os recursos para se tornar uma marca memorável, explore as opções, experimente cada uma delas e compare os resultados. Sua marca merece sua dedicação!
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Por: Gustavo Magalhães – Redator da Retina Web Design