Tecnologia
Você sabia que seu site pode funcionar como um canal de atendimento?
Autor Retina Web
Data 10, novembro, 2017
Você sabia que seu site pode funcionar como um canal de atendimento?

A internet aproximou as pessoas e reduziu distâncias de uma forma completamente inovadora. Nas relações comerciais, isso foi muito benéfico para facilitar o contato entre clientes e empresas. E nessa intenção de se aproximar, investir em mais um canal de atendimento pode ser um diferencial para o seu negócio.

Quando ouvimos isso, imaginamos logo uma central telefônica ou uma grande equipe presencial envolvida em processos caóticos. No entanto, essa é uma visão obsoleta: com o avanço do marketing digital e suas tecnologias, soluções como chats, assistentes virtuais e chatbots já são uma realidade em muitas empresas.

Esse cenário reforça o poder da presença online e comprova como estar alinhado às tendências do mercado pode melhorar a experiência oferecida ao cliente. Quer como isso pode ser feito na sua empresa a partir do seu próprio site? Confira as dicas que listamos abaixo para ajudar você a colocar essa ação em prática!

Mais agilidade na comunicação

Contar com uma forma simples — mas poderosa — para melhorar a comunicação é uma das grandes vantagens de usar o site da empresa como canal de atendimento.

Quantas vezes você entrou em uma página na web e ficou com muitas dúvidas sobre algum produto ou serviço? Provavelmente, você acabou interrompendo a sua navegação para entrar em contato via e-mail ou telefone — ou apenas desistiu da compra.

O e-mail é uma ótima ferramenta, mas não atende demandas urgentes. Pode ser muito mais rápido e efetivo manter um uma forma de contato imediata no próprio site.

Aumento das conversões

Já que usar o site como canal de atendimento melhora a comunicação e atende às necessidades do público em menos tempo, é natural que se diminuam as chances de perder clientes indecisos.

O ditado “tempo é dinheiro” se encaixa perfeitamente nesse contexto. A qualidade do atendimento prestado também ajudar a desfazer possíveis objeções dos clientes, o que é fundamental para garantir melhores resultados nas vendas.

Chat Online

Entre as diversas ferramentas utilizadas para esse fim, o chat online é uma das mais populares. Mas o que esse recurso tem de especial?

A simplicidade e a rapidez são alguns dos elementos que o tornam altamente eficiente, além de gerar segurança para o cliente — que sabe que existe alguém qualificado e disponível para ajudar.

São sensações como essa que contribuem para deixar o cliente à vontade, e assim melhorar a sua experiência de compra.

Assistentes virtuais e chatbots

O avanço da tecnologia é algo fundamental para melhorar a performance de um canal de atendimento. Nesse cenário, surgiram duas ferramentas muito importantes que podem ser utilizadas no seu site:

  • chatbot: ferramenta utilizada para propósitos determinados, como atender necessidades específicas do cliente (solicitar um novo boleto, por exemplo). Não se trata um substituto do atendente, mas sim de um recurso auxiliar que pode ser utilizado para otimizar o atendimento de demandas simples;
  • assistente Virtual Inteligente: mais ampla que o chatbot, essa é uma ferramenta de inteligência artificial, a partir de um software configurado para identificar padrões e experiências no contato entre atendentes e consumidores. Dessa maneira, o AVI consegue aprender com as próprias informações, automatizando, de forma mais humana e natural, o atendimento de diversas demandas;

A partir desse panorama, já é possível entender as inúmeras vantagens e o caminho para transformar o seu site em um eficiente canal de atendimento.

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