Tecnologia
Visibilidade e engajamento: o que realmente faz sentido para o seu negócio?
Autor Retina Web
Data 12, maio, 2023
Visibilidade e engajamento: o que realmente faz sentido para o seu negócio?

Para crescer com a internet, as empresas precisam de visibilidade e engajamento. Afinal, com esses dois fatores, fica mais fácil conquistar a atenção do público-alvo, gerar novas vendas e clientes fiéis.

Porém, ao mesmo tempo que ambos são positivos para um negócio, quem está investindo no marketing digital agora precisa de um foco bem estabelecido para gerar retorno verdadeiro com suas estratégias.

Logo, entre visibilidade e engajamento, qual fará uma diferença verdadeira na sua organização? A resposta pode variar, mas este artigo foi escrito para esclarecer seus pensamentos.

Continue lendo para saber mais sobre ambos fatores e decidir em qual deles a sua equipe de comunicação deve concentrar todos os esforços.

O que é engajamento?

Antes de fazermos o comparativo entre visibilidade e engajamento, é importante entender o que cada termo significa, principalmente no marketing, onde palavras como essas são erroneamente confundidas como sinônimos.

O engajamento, comum no universo das redes sociais, é considerado uma medida da interação que os usuários têm com o conteúdo que é publicado na página de uma empresa ou perfil de uma marca.

Isso pode incluir curtidas, comentários, compartilhamentos, respostas a enquetes, cliques em links e muito mais. Ou seja, quanto mais os usuários se envolvem com o conteúdo, maior é o engajamento.

Um exemplo de engajamento é quando uma empresa publica um post que acaba viralizando. Isso significa que muitos usuários (não só seus seguidores usuais) se interessaram naquele conteúdo específico.

O que é visibilidade?

Visibilidade é a capacidade de uma empresa, marca ou produto ser vista pelo público-alvo. Isso pode ser feito através de canais de comunicação, anúncios digitais, otimização com SEO, marketing de conteúdo, etc.

Quanto maior a visibilidade, mais pessoas terão acesso às informações sobre a empresa, o que pode aumentar as chances de conversão de novos clientes e aumentar o faturamento.

No entanto, é importante lembrar que a visibilidade por si só não é suficiente para garantir o sucesso de uma empresa. Afinal, não é porque as pessoas estão vendo que elas estão gostando, não é verdade?

É preciso garantir que a visibilidade seja feita de forma estratégica, com foco no público-alvo e nos canais de comunicação mais eficazes para alcançá-los. Então, uma estratégia bem desenhada é essencial.

E nisso, é preciso oferecer um produto ou serviço de qualidade, ter uma boa reputação e trabalhar para manter um relacionamento saudável com os clientes.

Visibilidade e engajamento: qual é melhor?

A verdade é que visibilidade e engajamento são dois impactos igualmente importantes a serem alcançados, pois ambos ajudam a avaliar a performance de uma marca na internet e gerar melhorias.

Enquanto a visibilidade consegue garantir que a marca seja vista por um grande número de pessoas, o engajamento é fundamental para criar um relacionamento duradouro com os clientes e gerar fidelização.

Ter um alto nível de visibilidade sem engajamento pode não trazer resultados efetivos para o negócio, já que não necessariamente essas pessoas se tornarão clientes.

Por outro lado, ter um alto engajamento sem visibilidade também não é ideal, pois a empresa estará limitando seu alcance e não atraindo novos clientes em potencial.

Portanto, é importante buscar um equilíbrio entre visibilidade e engajamento para garantir o sucesso do seu negócio. Isso pode ser alcançado por meio de estratégias de marketing digital bem definidas para os objetivos da empresa.

Alguns exemplos do que pode ser feito: produção de conteúdo relevante e de qualidade, campanhas publicitárias efetivas, construção de sites com blogs e landing pages, e ações de atendimento aos clientes.

Se precisar de ajuda, conte com a Retina!

Se você deseja mais visibilidade e engajamento para o seu negócio, a Retina Web pode ajudar!

Com expertise em diversas áreas do marketing digital, nossa equipe está preparada para desenvolver estratégias personalizadas e eficazes para o seu negócio. Entre em contato e venha tomar um café conosco!

Para mais dicas, siga-nos nas redes sociais, Facebook e Instagram.