Criatividade
UX: O que é essa sigla que pode significar o sucesso ou fracasso do seu site
Autor Retina Web
Data 16, julho, 2021
UX: O que é essa sigla que pode significar o sucesso ou fracasso do seu site

Um bom site para sua empresa é essencial hoje em dia.

Clientes buscam referências quando desejam adquirir produtos e serviços de e muitos, preferivelmente, optarão pela facilidade das compras através do e-commerce.

O que poucos empreendedores sabem, entretanto, é que não basta ter um site bonito e informativo. A sua página precisa focar na Experiência do Usuário, fazendo com que a navegação seja atrativa e converta o visitante em um cliente real.

Confira como a Retina Web utiliza-se dessa técnica para tornar o seu site a segunda casa para o seu público-alvo

Mas o que é Experiência do Usuário?

A Experiência do Usuário também é conhecida pela sigla UX, que faz referência ao seu nome inglês: User Experience.

Basicamente o UX consiste na utilização de técnicas no design e do Marketing Digital para proporcionar a todos os seus visitantes uma boa experiência durante a navegação no seu site.

Essa ferramenta é apontada como um grande diferencial para marcas com forte presença on-line e sucesso de vendas.

Porque é importante focar na Experiência do Usuário?

Como o foco dessa técnica é facilitar a navegação dentro do seu site, o User Experience Design visa facilitar a navegação para que todos aqueles que se aventuram pela sua página o façam de forma intuitiva e sem complicações.

Note que a maioria das páginas que são confusas, apresentam dificuldade em manter o engajamento e são constantemente abandonadas antes que se conclua uma compra.

Como posso tornar o meu site mais atraente para os meus visitantes?

Existem muitas formas de trabalhar a sua Experiência do Usuário, mas citaremos algumas dicas que podem ajudá-lo a avaliar se o seu site atual está fazendo um bom trabalho ou precisa de ajustes urgentes.

Usabilidade

A primeira coisa a notar é se seu site é fácil suficiente para que uma criança consiga utilizá-lo.

Calma! Não estou dizendo que o seu site deve ter como foco o público infantil, mas que deve ter sua utilização tão facilitada que até mesmo uma criança conseguiria utilizá-lo sem maiores dificuldades.

Nós chamamos essa facilidade de navegação intuitiva.

Lembre-se que mesmo que você tenha facilidade na utilização de ferramentas digitais, nem todo o seu público tem esse mesmo conhecimento. Algumas pessoas têm acesso recente a internet, outras são de gerações que não estavam acostumados com a utilização dessas ferramentas e assim por diante.

Você não quer excluir clientes em potencial. Portanto, o seu site precisa ser facilmente utilizável.

Otimização

Uma navegação simples também envolve otimização do conceito. Em outras palavras, nada de informações de difícil entendimento ou visual poluído.

Se seu usuário precisa clicar em inúmeros links e fazer um longo caminho até adquirir seus serviços, sua estratégia está agindo contra você. Se um visitante precisa de mais de três cliques para comprar seus produtos, sua navegação precisa ser melhorada.

Buscadores internos

Para facilitar ainda mais as compras, lembre-se de sempre ter uma ferramenta de pesquisa interna na sua página. Desta forma, seus visitantes conseguem acessar o conteúdo que procuram com facilidade, encontrar os produtos que desejam comprar e a ponte entre você e eles, fica muito mais funcional.

Para garantir que esses produtos sejam facilmente encontrados as palavras chaves registradas em seu conteúdo devem ser assertivas. E quando dizemos que essas palavras precisam ser assertivas, não falamos de palavras complexas.

As palavras-chave devem focar no que a persona do seu público-alvo usaria para descrever aquele produto, conteúdo ou serviço que você está oferecendo, além é claro, de possuir a palavra-chave para os termos técnicos, no caso de alguém mais conhecedor da área resolver fazer uma pesquisa.

Home de fácil acesso

Na internet, a página inicial de um site é conhecida como casa ou home e ela deve ser facilmente alcançável durante todo o percurso por seu site.

Mantenha sempre um botão de fácil acesso para que seus visitantes retornem a sua Home sempre que desejarem.

Quais marcas utilizam-se do UX?

Sinceramente? Qualquer marca que se preze. Mas vamos citar algumas empresas famosas que fazem uso dessa técnica com maestria.

Você pode encontrar a simplicidade explícita, de forma extremamente funcional e minimalista através do gigante PayPal.

Antigamente a empresa possuía um site complexo, onde as leis de simplicidade não eram utilizadas.

De modo a evitar a perda de clientes, a empresa tem reformulado seu site desde 2014, reduzindo, organizando, criando contexto, posicionando, adicionando significado e economizando tempo para seus usuários. O resultado? O sucesso.

Outro gigante que apostou nessa tática é o Mercado Livre.

Considerado o e-commerce mais confiável e utilizado da América Latina, seu sistema de busca é poderoso, e contabiliza mais de 3000 buscas feitas a cada segundo.

O mercado livre tem ainda 158 milhões de usuários e uma média de 4,6 anúncios com vendas concluídas por segundo!

Pensando em melhorar ainda mais esses números, a marca aposta na comunicação unificada e criou uma criando uma home, melhorou a visualização dos produtos ao aumentar a imagem dos itens em venda, adicionou ovas animações para itens pesquisados e aprimorou seu design na totalidade.

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