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Afinal, o que é uma boa estratégia de SEO?
Autor Retina Web
Data 17, fevereiro, 2023
Afinal, o que é uma boa estratégia de SEO?

Uma boa estratégia de SEO utiliza os recursos e técnicas disponíveis para que o Google consiga catalogar um determinado website facilmente e atribuir uma boa colocação nos resultados das pesquisas.

Todavia, criar uma boa estratégia de SEO não é tão simples quanto parece. Existem diversos detalhes que precisam ser respeitados para alcançar o melhor resultado para sua estratégia de marketing.

Se você quer aproveitar uma boa estratégia de SEO para fazer o seu negócio crescer, mas não sabe por onde começar, esta publicação é o lugar certo. Continue lendo e saiba mais:

O que é SEO?

Antes de desenvolver uma boa estratégia de SEO, é preciso saber o que essa sigla quer dizer.

SEO vem do inglês e significa Search Engine Optimization, que pode ser traduzida, literalmente, para “Otimização para Motores de Busca”. Com isso, já é possível ter uma ideia do que faz, né?

Então, o SEO é um conjunto de técnicas que buscam aumentar o ranking do seu site e de uma determinada página dentro do seu site de maneira orgânica.

Para fazer isso, acontece todo um preparo para que os motores de busca, como Google, Yahoo! e Bing, sejam informados da maneira certa sobre o conteúdo e deem destaque para ele.

É importante dizer que o SEO trabalha constantemente com as palavras-chave.

As palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras, que são utilizadas por usuários na hora de pesquisar por algum assunto ou produto nas ferramentas de busca.

Ainda, o SEO se divide em duas vertentes e ambas podem ser exploradas para o desenvolvimento de uma boa estratégia. São elas on-page e off-page:

  • SEO on-page: técnicas aplicadas na própria página, ou seja, conteúdo produzido, tempo de carregamento, a codificação do site, etc;
  • SEO off-page: técnicas que tratam dos elementos externos à página, como hiperlinks em outros sites do seu conteúdo.

Por que SEO é importante?

No vasto universo que é a internet, o que mais existe é conteúdo. Nem tudo que é publicado é profissional, mas ainda atraí a atenção de um certo público e gera ainda mais concorrência.

Logo, é importante trabalhar o SEO. Ou melhor, criar uma boa estratégia de SEO para se destacar daqueles que compartilham do mesmo nicho que você e se tornar uma referência.

Afinal, as técnicas bem aplicadas ajudam a canalizar seu público-alvo para o seu site de maneira orgânica, uma vez que expõem seu site para o usuário de maneira orgânica quando fizerem uma pesquisa.

Portanto, basta saber informar ao Google o que existe no seu conteúdo, que ele pode entregar o endereço a uma grande quantidade de pessoas interessadas em um tipo de assunto.

Em pesquisa recente, foi mostrado que o primeiro resultado dos mecanismos de busca costuma receber em torno de 20% a 40% dos cliques, enquanto o quinto resultado fica entre 6% e 9%.

E digamos que a palavra-chave em questão receber 100.000 buscas mensais, então seriam de 20 a 40 mil cliques no resultado que está no topo do Google e 6 a 9 mil cliques para que esta para baixo.

Consegue sentir a diferença?

Por isso é importante investir na otimização do seu conteúdo com uma boa estratégia de SEO, visando alcançar as primeiras posições e receber cada vez mais visitas.

Como desenvolver uma boa estratégia de SEO?

Agora, vamos ao que interessa. Selecionamos cinco dicas extremamente úteis para que você comece a conquistas ainda mais visitas no seu site e nas suas publicações com ajuda do SEO. Veja:

Escreva conteúdos aprofundados

A superficialidade, além de não se de bom tom, compromete o seu conteúdo perante as análises dos motores de busca. Como consequência, eles perdem posição nos resultados.

Busca escrever blogs, principalmente, com mais de 600 palavras, que difiram da concorrência, mesmo que abordem os mesmos temas, e que possuem mídias (fotos, vídeos, gifs).

Uma curiosidade interessante é que, normalmente, as primeiras posições do Google são ocupadas por artigos que ultrapassaram 2.000 palavras.

Utilize hiperlinks

Aposte nos hiperlinks para tornarem o seu texto mais dinâmico e rico em uma boa estratégia de SEO.

Eles podem redirecionar para outras páginas do seu site ou para publicações de marcas parceiras.

Para o ranqueamento, o Google faz uma varredura das páginas relacionadas à pesquisa feita. E a presença de hiperlinks mostra o quão rica a informação de um site ou blog.

Em outras palavras, a página é levada ao topo dos resultados, conferindo vantagens como: aumento no número de visualizações e mais engajamento de novos usuários.

Melhore o tempo de carregamento da página

Outro ponto importante para criar uma boa estratégia de SEO é o tempo de carregamento de uma página. Se a página for muito lenta, o Google entende que ela é antiga, desatualizada.

Isso, além de prejudicar a experiência do usuário, prejudica a reputação do site, jogando ele para as últimas posições dos resultados da pesquisa.

E a preocupação do Google é tão grande que, para ajudar alguns desenvolvedores, até desenvolveram uma ferramenta que auxilia na correção do problema, o PageSpeed.

Use a palavra-chave no início do título

O título que possui a palavra-chave no seu começo reforça para os motores de busca do que o conteúdo se trata, além de chamar com mais eficiência a atenção dos usuários.

Dessa forma, você aumenta os pontos na revisão feita pelo Google para ranquear os resultados de uma pesquisa e conquista, com ainda mais facilidade, as primeiras posições.

Por isso, mais do que aparecer no título, uma boa estratégia de SEO conta com o termo principal da publicação presente logo no início dele quando for possível.

No entanto, tente fazer isso de maneira natural e legível, o que também ajuda a atrair os navegantes da web.

Utilize a palavra-chave nos intertítulos

Uma dica que muitas vezes passa despercebida na hora de fazer uma boa estratégia de SEO é coloca a palavra-chave da sua página na internet nos intertítulos.

Se você notou, neste artigo nós também usamos essa técnica. E isso ajuda o Google a compreender a organização das informações e a ordem hierárquica em que foram dispostas.

Dessa forma, se o seu conteúdo for relevante o suficiente, o mecanismo de busca pode até mostrar um “spoiler” do que será lido, induzindo ainda mais o usuário a visitar o seu site.

Só tome cuidado de não repetir demais, pois os motores de busca podem acabar te penalizando.

Concluindo, desenvolver uma boa estratégia de SEO é um trabalhando e uma aprendizagem constantes. Além das nossas dicas, existem muitas outras que você pode conferir em nosso blog.

Lembre-se que os motores de busca estão sempre mudando e se atualizando. Por causa disso, você deve ficar atento as essas transformações para não cair nos rankings.

Caso precise de ajuda, conte conosco. Entre em contato e descubra como o time Retina pode te ajudar!