Em agosto de 2020, o Instagram apresentou seu novo recurso, o Reels.
A ferramenta que permite a criação de vídeos curtos e divertidos e estava sendo testada no Brasil, na Alemanha e na França, agora já está disponível em mais de cinquenta países.
O Reels que vem fazer frente ao fenômeno TikTok tem particularidades bem interessantes e ótimos recursos para ser explorados!
Vem com a Retina Web que a gente te conta mais:
Entendo como funciona o Reels
Em um formato parecido com o TikTok, o Reels pode ser acessado pela sua própria conta do Instagram. Basta clicar no ícone da função que está localizada na parte inferior da câmera do aplicativo.
Uma vez acessado o Reels, note que do lado esquerdo da tela aparecerão várias ferramentas de edição para você abusar da criatividade.
As ferramentas de edição do Reels
Entre as ferramentas temos:
- Áudio – na ferramenta de áudio o usuário pode fazer buscas por músicas na biblioteca de músicas do Instagram ou optar por utilizar um áudio original. Caso você opte por utilizar um áudio original, basta gravá-lo normalmente no seu vídeo. Lembre-se que, caso sua conta seja pública, seu áudio, sempre atribuído a você, poderá ser utilizado e compartilhado por outras pessoas. Uma ótima ferramenta para quem quer divulgar uma música autoral, por exemplo.
- Efeitos AR – São efeitos criados pelo próprio Instagram e por criadores de conteúdo ao redor do mundo que podem ser utilizados para gravar seus vídeos.
- Temporizador e contagem regressiva – é um recurso básico de câmera. Você seleciona e ele dá alguns segundos antes de começar a gravação.
- Alinhar – Essa ferramenta promete ótimas criações. Com o alinhar você será capaz de ajeitar objetos do seu clipe anterior e fazer uma transição de cenas com seu próximo vídeo ou vídeo de um amigo.
- Velocidade – Por fim, você pode ainda reduzir ou acelerar seu áudio ou vídeo ou apenas parte deles.
Para compartilhar seu Reels
Esse passo é bem simples. Basta ir na tela de compartilhamento, alterar a imagem de capa, adicionar sua legenda e hashtags e marcar os amigos. Depois basta escolher e salvar seu vídeo como rascunho ou compartilhá-lo.
Caso sua conta seja púbica, você pode publicá-lo no seu Feed ou em um espaço dedicado no Explorar. Uma boa dica para aumentar seu engajamento é caprichar nas hashtags, uma vez que o Instagram utiliza esses dados (assim como os dados da música e do efeito utilizado) para seu sistema de busca.
Caso sua conta seja privada, o seu Reels vai obedecer às opções de privacidade estabelecidas. Dessa forma, você pode compartilhar seu vídeo em seu Feed e somente seus seguidores poderão vê-lo. Mas atenção, se sua intenção for popularizar um som ou música, na opção privada, demais usuários da rede social não poderão ter acesso a ele.
Você também pode compartilhar seu vídeo nos Stories, mas daí eles ficarão no ar somente por 24 horas.
E para assistir os Reels?
Clique no ícone da ferramenta e se divirta! Você ainda pode compartilhar os vídeos com seus amigos.
E caso você chegue na página “Em destaque” pode ficar feliz, seu vídeo foi seleciona entre os vídeos públicos, pelos curadores do aplicativo, como conteúdo original de qualidade.
Gostou das dicas? Então confere nosso post sobre palavras-chaves para bombar ainda mais seu engajamento no Instagram e continue seguindo o blog da Retina Web para mais novidades!