Criatividade
Tendências do marketing digital para você ficar de olho
Autor Retina Web
Data 20, setembro, 2023
Tendências do marketing digital para você ficar de olho

A internet está entrando em uma nova era, transformando a maneira como as empresas se conectam com seu público.

Para permanecer relevante e alcançar o sucesso, é fundamental estar atento às tendências do marketing digital. Afinal, muitas delas ditam o sucesso de uma marca dentro da internet.

Neste artigo, exploraremos as principais tendências que estão moldando o cenário digital e por que elas são tão importantes. Ficou interessado? Continue a leitura!

Uma nova era digital traz novas tendências para acompanha

Com a rápida evolução da tecnologia e a mudança nos comportamentos dos consumidores, as empresas devem se adaptar para se destacar em um ambiente digital cada vez mais competitivo.

Além de contratar novos profissionais, treinar os já existentes, investir em tecnologias e cursos, também é importante ficar de olho no que a concorrência e seus clientes andam consumindo e fazendo.

Pois a regra é clara, uma nova era digital traz novas tendências do marketing digital que, em muitos casos, podem ser a chave para aumentar as vendas, a reputação, e a popularidade.

Que tal conhecer algumas dessas tendências do marketing que estão brilhando em 2023? 

Tendências do marketing para aproveitar em 2023

Agora, vamos explorar os últimos trends que estão moldando essa nova era do marketing digital e salvando marcas de serem esquecidas pelo público ou superadas pela concorrência.

Pegue o papel e caneta, e comece a anotar tudo:

Consumo digital e delivery

O aumento do consumo digital e as demandas por conveniência impulsionaram o crescimento do delivery – esse é um grande legado da pandemia. 

Empresas que oferecem produtos e serviços via plataformas online estão colhendo os frutos desse modelo inovador, atingindo clientes onde quer que estejam.

Esse movimento oferece conveniência e agilidade, proporcionando experiências que os consumidores valorizam.

Conteúdo em vídeo

Vídeos estão dominando as plataformas online. Seja por meio de anúncios curtos, vlogs informativos ou transmissões ao vivo, o conteúdo em vídeo cativa e envolve o público de maneira única.

Combinando movimento visual e narrativas impactantes, as empresas podem transmitir mensagens de forma mais eficaz e memorável.

Marketing responsivo

A acessibilidade digital é fundamental. O marketing responsivo garante que os sites e o conteúdo se adaptem perfeitamente a diferentes dispositivos e tamanhos de tela.

Isso melhora a experiência do usuário e mantém a consistência da marca em todas as plataformas, aumentando o engajamento e a retenção.

Micro Influenciadores

Você provavelmente conhece vários influenciadores, mas já ouviu falar dos micro influenciadores? Eles têm conquistado espaço ao trazer autenticidade para as campanhas de marketing. 

Com seguidores mais engajados e conexões mais pessoais, eles são capazes de construir confiança e incentivar ações entre públicos específicos. Uma ótima forma de gerar conversões hoje em dia.

Marketing de podcast

Os podcasts estão em ascensão, oferecendo conteúdo informativo e entretenimento sob demanda. E, a título de curiosidade, o Brasil é o 3º país que mais consome podcast no mundo!

As empresas estão aproveitando esse formato para construir autoridade em seus nichos e se conectar com uma audiência que busca informações enquanto está em movimento.

TikTok

O TikTok se tornou uma sensação global, outra das grandes tendências do marketing, permitindo que empresas atinjam o público mais jovem com vídeos curtos e criativos.

Sua natureza dinâmica e rápida oferece oportunidades únicas para mostrar a personalidade da marca e conquistar uma base de fãs engajada.

Personalização e inteligência artificial

A personalização impulsionada pela inteligência artificial permite que as empresas entreguem conteúdo, ofertas e recomendações altamente relevantes para cada indivíduo.

Isso cria experiências mais significativas, aumentando as chances de conversão e fidelização, um fator importante das tendências do marketing.

Diversidade

A valorização da diversidade nas campanhas de marketing é essencial.

Representar diferentes culturas, identidades e perspectivas não apenas reflete a realidade, mas também conecta as marcas com uma base de consumidores mais ampla e engajada.

Se precisa de ajuda, conte com especialistas!

Se você não souber como aproveitar todas essas estratégias e tendências do marketing digital corretamente, é só pedir ajuda para quem entende do assunto: a Retina!

Nossa equipe está mais do que preparada para impulsionar a sua empresa em direção ao sucesso. Entre em contato agora mesmo e agende uma reunião. E confira nossos perfis no Instagram e Facebook.