Você está por dentro das tendências de marketing digital para 2023?
Com o final do ano se aproximando, é muito importante pesquisar sobre os novos formatos de conteúdo, ferramentas e redes sociais que prometem ser um sucesso.
Além de preparar a sua equipe de publicidade e comunicação, conhecer as tendências de marketing digital para o próximo período permite, também, prever o comportamento das pessoas e traçar estratégias eficientes.
Por isso, redigimos essa publicação com um apanhado de informações sobre as principais técnicas e recursos que não poderão faltar no seu escritório de marketing.
Gostaria de saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo!
5 tendências de marketing digital para 2023
Mantenha em mente que não existe apenas 5 tendências. As opções que você confere a seguir foram selecionadas porque acreditamos que eles se tornarão os principais motivadores de crescimento dos novos negócios.
Marketing baseado em dados
Achismos são coisa do passado, dentre as tendências de marketing digital para 2023 está a análise de dados para campanhas e projetos para tomar decisões mais assertivas. Isso é o que chamamos de data marketing.
Segundo a Salesforce via revista Exame, 78% dos profissionais de marketing afirmam que o engajamento do cliente já é orientado por dados e 83% acreditam que os recursos digitais ajudam atender as necessidades dos clientes.
Logo, para 2023, é vital que os marketeiros, vendedores e comunicólogos saiba de onde extrair, interpretar e incorporar as informações obtidas por meio de data marketing em seus planejamentos e análises.
Responsabilidade ambiental e social (diversidade e acessibilidade)
Outra das tendências de marketing digital é a de trabalhar com equipes mais diversas. Isso significa que a inclusão e delegação de responsabilidades para pessoas de gêneros, sexualidades e etnias diferentes é importante.
Não obstante, está a responsabilidade social e ambiental, que se destacaram nos últimos anos e a previsão é que continuem em alta no mercado, atraindo novos seguidores, clientes e, também, parceiros.
E como colocar em prática tudo isso? É simples, considere algumas questões, como legendar vídeos pensando em quem não pode ouvir, criar campanhas ilustradas por pessoas com corpos reais e defender causas ambientais.
Quando uma empresa se mostra diversa e inclusiva, ela acaba ganhando muito mais que novos consumidores. Seus antigos cliente se tornar admiradores e defensores fiéis da marca.
Experiências híbridas
As experiências hibridas integram a lista de tendências de marketing digital para 2023. Também chamadas de experiências omnichannel, mesclam atividade on e off-line que atingem os clientes de uma empresa.
De acordo com uma pesquisa da Deloitte, 75% dos empresários ao redor do mundo buscam investir nessas vivências nos próximos anos graças as possibilidades de personalização, inovação, conexão e inclusão dos clientes.
Isso ainda induz na adequação das modalidades de trabalho, já que os negócios teriam que investir em novas infraestruturas e tecnologias para acompanhar a demanda de inovação, criação e expectativa dos clientes.
Marketing de influência
Os influenciadores vão manter o seu lugar de destaque em 2023. Isto é, a parceria entre empresas e os criadores de conteúdo ficarão mais fortes e surtiram efeitos ainda mais positivos.
Basicamente, outra das tendências de marketing digital é transformar essas personalidades da internet em algo além de “garotos propagando”. Eles assumiram o papel de verdadeiros embaixadores do seu negócio.
Por isso, é extremamente importante ser cauteloso e criterioso na hora de selecionar o personagem que será o porta-voz da sua marca, já que os clientes constantemente irão associar ele à qualidade dos seus produtos e serviços.
Assim, é vital fechar uma parceria com um influenciador que tenha bons valores e que faça sentido com a postura e os ideais do seu negócio.
Conteúdo em vídeo
A criação de vídeos para estratégias de marketing digital não é uma novidade. Porém, esse formato está indo além do YouTube há um bom tempo e com a chegada do TikTok ele tem ganhando ainda mais poder na mídia digital.
Porém, é importante prestar atenção às estratégias desenvolvidas para o formato vídeo, uma vez que elas mudam de acordo com a plataforma em que a sua criação é veiculada.
Com isso, é importante avaliar quais formatos, a duração e o conteúdo que fazem sentido estar em vídeo e naquela rede social específica. Dessa maneira, o máximo de aproveito é tirado da estratégia.
Ao longo do texto, você pode conhecer quais são as tendências de marketing digital para 2023. Caso queira mais dicas como essa, acesse o nosso blog clicando aqui, ou siga-nos nas redes sociais, Facebook e Instagram.