Criatividade
O uso da técnica pomodoro para melhorar os seus resultados
Autor Retina Web
Data 23, maio, 2022
O uso da técnica pomodoro para melhorar os seus resultados

Você já ouviu falar da Técnica Pomodoro? Desenvolvido nos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, ela tem como princípio o gerenciamento de tempo baseado na ideia de que pequenos intervalos entre atividades podem intensificar a agilidade mental. Isso seria funcional porque, quando um indivíduo foca totalmente em um projeto por um longo período, pode chegar ao esgotamento mental mais rapidamente.

Logo, a Técnica Pomodoro visa estabelecer um recurso que aumente a produtividade individual das pessoas, podendo ser utilizado durante os estudos ou no trabalho. E a título de curiosidade, ela recebe esse nome porque seu criador usava um cronometro no formato de tomate, que significa “pomodoro” em italiana, durante a concepção desse método.

Mas, como funciona a Técnica Pomodoro, quais as suas vantagens e como ela pode ajudar a melhorar os seus resultados? Preparamos esse post para esclarecer todas essas dúvidas para você. Continue lendo para saber mais:

Como funciona a Técnica Pomodoro?

Como descrito acima, esse método estabelece a ideia de que dividir o fluxo de trabalho em bloco de concentração intensa melhora a agilidade do cérebro e estimula o foco, consequentemente, trazendo resultados mais favoráveis. Mas como praticar a Técnica Pomodoro pela primeira vez em casa, na escola ou, principalmente, na empresa? Tudo que você vai precisar é:

  • Escolher uma tarefa que será executada (adeptos de longa data escrevem uma “lista de a fazeres”);
  • Ajustar o cronometro do seu relógio – pode ser o do celular – para tocar a cada 25 minutos;
  • Trabalhar na tarefa escolhida até que o alarme toque;
  • Assim que ele tocar, fazer uma pausa de cinco minutos, mas não se esquecer de anotar o progresso se ainda finalizou a tarefa;
  • Por fim, iniciar outro bloco de trabalho até a próxima pausa de cinco minutos e continuar assim até o final do dia.

Assim que você completar quatro ciclos, faça uma pausa maior no seu ritmo de atividade, algo entre 15 a 30 minutos, para descansar adequadamente. De acordo com o criador do método, esses intervalos são fundamentais para oxigenar e relaxar o cérebro para maximizar a atividade mental. Vale lembrar que essas medidas de tempo correspondem a sugestões do método clássico e nada impedem você de fazer adaptações.

 Quais as vantagens da Técnica Pomodoro para melhorar resultados?

Os principais objetivos da Técnica Pomodo estão relacionados a redução da ansiedade e aumento do foco e concentração durante a execução das tarefas, objetivando a redução do desperdício de tempo e distrações. A organização é outro pilar do método, tornando mais fácil alcançar ou até mesmo superar resultados. Entre outras vantagens para alcanças melhores resultados estão:

  • Aumentar a tomada de decisões mais consciente e coerentes;
  • Aumentar a motivação;
  • Manter a constância do processo de criação;
  • Reforçar a determinação para atingir os objetivos;
  • Melhorar o processo de trabalho ou estudo;
  • Diminuir os índices de desistência ao encarar algo complexo demais ou situações muito difíceis de serem resolvidas.

Aliás, o método pode ser aplicado na organização de tarefas de qualquer área e de diversos tipos, como, por exemplo, no processo de produção de conteúdo para o blog ou redes sociais da sua empresa. Dessa maneira, existe mais garantia de que aquilo que está sendo desenvolvido terá máxima qualidade e será entregue dentro do prazo.

Gostou da dica? Confira mais conteúdos como esse no nosso blog