O posicionamento no Google influencia muito no sucesso das ações de uma empresa na internet. O site de buscas é referência quando queremos encontrar algo. Até pessoas pouco familiarizadas com o ambiente digital já incorporaram no vocabulário determinados termos, como “dar um Google”.
É provável que a porta de entrada do seu negócio para uma parcela significativa dos prospects seja uma busca pelo produto ou serviço que comercializa. Portanto, subir posições e ranquear bem no buscador é uma maneira de atrair mais leads e conduzi-los pelo funil de vendas.
Entenda os motivos que fazem o posicionamento no Google ser tão relevante para as empresas e como melhorar o seu site institucional!
Por que o posicionamento no Google é tão importante?
Há uma porção de motivos para se preocupar com o posicionamento do seu site em buscadores. Aqui estão alguns deles.
Autoridade
Na internet, autoridade é o quanto um site é importante para se tornar referência sobre um assunto. Esse critério é definido pelo conteúdo de um website e o quanto ele aparenta ser útil para quem navega. Quanto maior a autoridade, maior a eficiência da página, mais ela aparece nos resultados e mais usuários visitam-na organicamente.
Geração de leads
Quando o seu site tem muitos visitantes, nem todos eles significam clientes em potencial. Entretanto, é bem provável que, de um número X de buscas, pelo menos, uma porcentagem esteja interessada nos seus produtos ou serviços. Conhecendo a página e verificando sua autoridade, essas pessoas podem evoluir para leads que, quando bem nutridos, transformam-se em conversões.
Custo-benefício
Outro motivo para se preocupar com o posicionamento no Google é o quanto ele é mais barato que outras alternativas promocionais. Fazer um conteúdo rico custa menos do que investir em publicidade e traz resultados contínuos para uma organização.
O que fazer para melhorar o posicionamento no Google?
Search Engine Optimization, ou SEO, é o recurso que as empresas têm para obter destaque nos sites de buscas. Uma campanha de SEO considera os parâmetros utilizados pelo Google para elevar uma página em seu ranking e adapta os conteúdos e páginas de um website para que eles sejam notados pelos algoritmos.
Veja, a seguir, algumas modificações que você pode fazer em um website!
Utilize palavras-chave
Palavras-chave são termos comumente buscados no Google, que retornam como conteúdos relevantes sobre os temas. Aplique-as na sua produção de conteúdo e nas páginas de um website para ser reconhecido e indexado pela plataforma de acordo com o tipo de material que produz.
Apenas uma palavra-chave não é o suficiente para fazer com que o seu site obtenha grandes resultados. Um conteúdo alinhado ao que ela promete, de qualidade e no qual essa palavra não é repetida exaustivamente tem mais chances de subir posições do que os que a utilizam fora de contexto.
Pesquise as palavras-chave mais buscadas no Google e veja como elas se encaixam nas pautas da sua empresa.
Otimize imagens
Imagens que contêm apenas textos não servem para ajudar uma organização a se posicionar melhor no Google. São os alt-texts que fazem com que o buscador possa ler cada uma delas e discernir seu conteúdo. Não se esqueça de adicionar legendas e descrições às fotos e ilustrações que integram seu site.
Faça link building
Para dar uma mãozinha ao Google, precisamos incluir links nos conteúdos da página. Esses links, externos e internos, conferem autoridade a um texto e fazem com que ele seja percebido com mais confiança pelos algoritmos. Procure não inseri-los em excesso, já que isso pode diminuir o PageRank.
Adicione uma meta description
Na hora de publicar um texto, é uma boa ideia inserir nele uma descrição-meta. Essa descrição é um resumo do conteúdo e é o trecho que aparecerá no resultado do Google. Quanto mais relevante ela for, melhor.
Implementando essas dicas de SEO ao renovar o seu site, ele estará mais próximo de aparecer nos primeiros resultados do buscador. Com isso, você pode esperar retornos superiores na sua estratégia de marketing de conteúdo e um aumento na geração de leads.
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