Você provavelmente já ouviu falar da importância do SEO, aquele conjunto de técnicas que possibilita melhorar o posicionamento das páginas de um site em buscadores como o Google, obtendo mais visitas orgânicas.
Se o site da sua empresa ainda está atrás da concorrência nas páginas de resultados do Google, com certeza algo não está certo com o SEO. Mas não se preocupe: neste post, trouxemos algumas dicas para melhorar o ranking do seu site nos buscadores. Vamos começar?
Dicas de SEO on-page
O SEO on-page se refere ao ambiente interno do site, ou seja, ao que é implementado diretamente nas páginas (ou no código-fonte). Entre os principais fatores que impactam o SEO on-page, podemos citar:
Estratégia de palavras-chave
As palavras-chave são os termos mais buscados pelo seu público-alvo. Utilizando a ferramenta Google AdWords, você pode segmentar sua audiência e descobrir quais são as palavras-chave mais buscadas, inserindo-as nos conteúdos do seu site e aumentando o tráfego de usuários.
Sites responsivos
Com o aumento exponencial de usuários de internet via mobile, o Google elencou a responsividade do site como um forte critério para o seu ranqueamento. A responsividade é a capacidade de adaptação de um site ou blog para celulares, tablets e desktops sem distorções no layout — algo que você poderá testar no próprio Google.
Na hora de desenvolver o seu site, portanto, é importante pensar na responsividade. Lembre-se que um experiência ruim é o suficiente para levar o cliente à concorrência!
Conteúdos bem escritos, relevantes e atuais
Ao priorizar conteúdos que realmente contribuem para a experiência do usuário, o Google indiretamente impôs como um dos mais cruciais critérios de SEO a qualidade e a pertinência do que se é escrito. Portanto, escrever pensando no seu público-alvo, com a linguagem apropriada e o intuito de ajudar, faz com que seu site suba no ranking. Incrível, não?
A importância do SEO off-page
Um site faz parte de uma gigantesca teia que não podemos ignorar ao implementar o SEO off-page. Diferente do on-page, esse conceito está relacionado a aspectos externos das páginas, como:
Link Building
Chama-se de link building a técnica que visa atrair links para o seu site ou blog, gerando backlinks (links em outros sites que apontam para o seu). O link building é importante porque os backlinks contam como critério para o ranqueamento do site, concedendo mais “autoridade” ao domínio.
Redes Sociais
A integração do site/blog com as redes sociais (Facebook, Linkedin, Twitter, entre outras) também é um elemento essencial no SEO Off-page, uma vez que o número de seguidores e curtidas de uma Fan Page ou Company Page impacta o SEO. Além disso, o compartilhamento de conteúdo nas redes funciona como um gerador de tráfego para o site.
Agora que ficou por dentro de algumas dicas, aqui vai a melhor notícia: para se implantar o SEO no seu site, não é preciso gastar nada com anúncios! Alás, você sabia que 80% dos usuários de sites de busca raramente clicam em links patrocinados? Esses dados impressionantes foram publicados pela Search Engine Journal.
Agora que você já entendeu a importância do SEO, que tal assinar nossa newsletter para acompanhar mais conteúdos como esse? Temos muitas dicas para ajudar você a ter sucesso em suas estratégias de marketing digital!