Marketing
Quais marcas se adaptaram ao consumidor 4.0?
Autor Retina Web
Data 19, setembro, 2019
Quais marcas se adaptaram ao consumidor 4.0?

Graças ao fácil acesso à internet, o consumidor 4.0 tem um novo comportamento na sua relação com as empresas. Hoje ele tem a possibilidade de interagir mais com a marca, logo, se torna mais exigente. Atualmente não basta somente vender um produto, você precisa criar relação da sua marca com o consumidor e cultivar esse vínculo constantemente.

Como o consumidor atual possui amplo e constante acesso à tecnologia, portanto é fundamental ter presença completa nas redes e na Web, como um todo.

Ter um excelente atendimento é fundamental. O consumidor exige canais digitais em que possa se comunicar, de modo que faça isso dentro de seus hábitos diários

Hoje nós vamos falar sobre marcas que sabem muito bem como interagir com seus consumidores.

NETFLIX

Em 1997, a Netflix iniciou suas atividades, antigamente como concorrente  Blockbuster e hoje é a gigante de streaming,

Não podemos negar que a estratégia da Netflix é puramente baseada em comportamento do seu cliente. A Netflix sabe quais mídias se relacionar com o seu cliente. No Twitter, por exemplo, que é uma rede social que é mais rápida para interação, a marca brinca com memes do momento e também usa de mensagens enviadas pelos usuários para criar conteúdo.

A Netflix transforma temas da atualidade em conteúdo significativo para sua rede,  Quando um assunto está em alta, a marca produz algum tipo de conteúdo relacionando os acontecimentos com algum de seus produtos. Exemplo: para promover Orange is The New Black marca chamou atrizes das séries para participar da Parada do Orgulho LGBT em SP.

No mês de setembro, a segunda temporada de Elite foi lançada e a marca usou de memes para promove-la.

Além disso a marca possui blog, newsletter e utiliza todos os elementos do inbound marketing, como redes sociais, email marketing e métricas relevantes. De uma maneira peculiar, é verdade.

 NUBANK

A startup brasileira Nubank é reconhecida quando o assunto é Fintech, um termo que surgiu da união das palavras financial e technology. Fintech são maioritariamente Startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do Sistema financeiro.

Hoje bancos digitais ganharam o coração do público, principalmente entre os mais jovens. A Nubank foi pioneira no Brasil ao começar com um cartão de crédito sem anuidade e taxas, além de ser totalmente digital.

Atendimento e eficiência são o que fazem a Nubank ter seu diferencial.

A empresa do cartão roxo vem a todo instante inovando quando o quesito é relacionamento e linguagem adaptada, cada vez mais próxima procurando fortalecer os vínculos e a satisfação dos stakeholders, sobretudo jovens, cansados da burocracia encontrada nos bancos e em serviços financeiros.

Além do próprio aplicativo, a interação nas redes sociais com o público ganha destaque nas redes sociais, com uma linguagem informal, descontraída e que se utiliza ainda de memes e GIFs, atraindo seguidores, likes, reações positivas e comentários.

A Nubank está mais do que preparada para atender o consumidor 4.0, que é mais exigente e procura as redes sociais para se relacionar com a marca. Ela não conquistou uma multidão de pessoas ao redor do mundo apenas pelo seu negócio, conquistou pela forma como ele se relaciona com o seu cliente.

MAGAZINE LUIZA

Recentemente a Magazine Luiza entrou na lista de empresas mais inovadoras da América Latina da Fast Company, revista americana. Ao lado da varejista na lista estão outras empresas brasileiras, como a 99 e a Nubank.

O histórico de inovação não é de hoje. Em 1992, ainda sob os cuidados de Luiza Helena Trajano, a empresa criou as “lojas eletrônicas”, pontos de venda sem estoque e sem mostruário, nos quais os produtos eram exibidos aos clientes por meios de fitas de vídeo cassete em TVs.

Inclusive, a Magazine Luiza é a primeira marca de varejo a ter uma vendedora virtual que ajuda os clientes a fazerem a melhor compra. Sem dúvidas é um grande exemplo de como se relacionar com o cliente 4.0.

Hoje o consumo digital representa 41% das vendas da empresa e mais de 7 milhões de usuários em aplicativo, portanto, faz todo sentido operar com um marketing de performance focado.

Tenho certeza que você já viu a Lu, personagem de grande sucesso criada pela Magazine Luiza. Ela foi criada para ajudar as pessoas a fazerem a compra certa, oferecendo informações de produtos, solucionar dúvidas, dentre outras coisas. Ela também é uma personagem que interage nas redes sociais com os consumidores. Essa estratégia consegue aproximar a Magazine Luiza do seu público de uma forma diferenciada que o faz sentir especial.