Marketing
Quais as métricas do marketing digital?
Autor Retina Web
Data 12, abril, 2022
Quais as métricas do marketing digital?

Quem trabalha com marketing digital sabe que toda boa campanha precisa de boas métricas, afinal, de nada adianta montar várias estratégias se você não conseguir mensurar os resultados e saber se ela está sendo positiva ou não para o seu negócio de acordo com o seu objetivo definido.

Então, para que ela realmente seja efetiva, é fundamental saber quais são as melhores métricas e que podem ajudar você a saber se as suas câmaras de refrigeração estão alcançando os resultados que você tanto planejou.

Pensando nisso, separamos algumas das principais métricas do marketing digital, aquelas imprescindíveis e que você deve usar dentro do seu dia a dia para obter os melhores resultados, preparado para conhecê-las? Então vamos lá!

Retorno sobre investimento (ROI)

Quem não quer saber como está indo o seu negócio em termos financeiros? Bom, esse dado é fundamental dentro de qualquer estratégia ou campanha de marketing digital e por isso abre nossa lista. O ROI, calcula exatamente o quanto você está lucrando se comparado ao seu investimento.

Para isso, o cálculo acontece de forma bem simples, é a receita obtida – valor investido / valor investido. Com isso, você vai saber em porcentagem, como está indo o seu negócio, se você investir 10.000 e seus resultados foram de 13.000 por exemplo, seu ROI é de 30%, já que esse foi o valor do seu lucro, simples, prático, importante e efetivo.

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Se você não tem nem noção do quanto está pagando para obter cada cliente, provavelmente você está dando vários tiros no escuro. De nada adianta vender seu produto, como por exemplo uma válvula de segurança, se o gasto para adquirir um cliente é acima do valor do produto.

Por este motivo, o CAC é crucial, já que usando ele, você consegue ter o valor exato de quanto foi o preço para conquistar cada consumidor, seu cálculo é simples, basta pegar todas as despesas que você teve para adquirir um cliente, contando o marketing e vendas e dividir pelo número de novos clientes adquiridos durante esse período selecionado.

Ticket médio

O ticket médio consiste em saber qual o valor médio que um cliente gasta com os produtos ou serviços da sua empresa. Provavelmente você vende artigos variados, certo? Então essa métrica ajuda a entender qual a média de valor que as pessoas costumam gastar com o seu negócio.

Isso ajuda você a entender quais são os produtos mais vendidos, como está indo o seu lucro, quais as preferências dos consumidores e por aí vai. Basta pegar a receita do mês e dividir pelo número de clientes.

Taxa de Conversão

Quer saber quantas pessoas realmente estão sendo convertidas dentro das suas estratégias? Quantas passaram pelo funil de vendas e realmente executam alguma ação? Então a taxa de conversão é ideal.

Através dela, você entende melhor o número de pessoas que acessaram uma página e a quantidade que realmente converteu, analisando de fato, o que está errado e corrigindo possíveis erros, caso necessário.

Valor do tempo de vida do cliente (LTV)

Essa métrica é utilizada principalmente para quem atua com serviços ou produtos por assinatura ou que podem fazer parte recorrente do cotidiano de seus clientes como uma empresa de calibração, por exemplo.

O LVT, calcula o quanto cada cliente pode gerar de lucro para a sua empresa dentro de um determinado período em que ele realmente for um consumidor do seu negócio, trabalhando com uma métrica relacionada a fidelidade e o quanto ele pode gerar para o seu negócio.

Custo por Lead (CPL)

Já falamos sobre o CAC, mas e quanto ao custo de um lead? O seu cálculo funciona de forma semelhante ao custo de clientes, mas aqui, você calcula quanto você gasta para que uma pessoa se torne seu lead, uma ótima métrica para saber se o seu investimento está gerando a quantidade de leads desejados.

Custo por Clique (CPC)

Por fim, como o próprio nome já indica, o CPC consiste em indicar quanto você está gastando para que as pessoas dêem um clique em seus anúncios ou conteúdos, ou seja, é sempre ideal manter essa métrica baixa e gerar mais cliques com menos investimentos.

Utilizando as métricas, é possível ver em tempo real o quanto a sua estratégia de marketing está dando resultado, e o que pode melhorar. Qual dessas métricas você já conhecia e utilizava dentro da sua estratégia de marketing digital?

 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.