Sabemos que as mídias sociais são uma excelente ferramenta de marketing, gerando bons relacionamentos com a sua audiência e aumentando o engajamento com a marca. Porém focar apenas nos canais mais comuns, como Facebook e Instagram, pode te fazer perder grandes oportunidades de atração de novos clientes, de criar um diferencial e de gerar ainda mais valor para o seu público.
O Pinterest é um excelente canal, pois possui recursos únicos, um ótimo engajamento por parte dos seus usuários e ainda valoriza de uma forma única os conteúdos que você produz sobre o seu negócio.
Ao contrário que muitos pensam, o Pinterest não é simplesmente uma plataforma social de compartilhamento de imagens. Ele é um canal extremamente visual e focado na experiência do usuário. É uma poderosa ferramenta visual de descoberta de imagens, e é usado principalmente pelas pessoas para descobrir e organizar ideias de coisas que planejam fazer ou comprar.
Por que utilizar o Pinterest?
Um estudo realizado pela Steelhouse indicou que 59% dos usuários do Pinterest compram algo que visualizaram na rede. No Facebook, o número de compras desce para 33%. Esse movimento pode se justificar pelo fato dos usuários do Pinterest buscarem por alguma solução específica. Outras redes sociais acabam sendo utilizadas com maior frequência para buscar pelas principais notícias do momento, entre outros tipos de postagem.
Diferente do Instagram, as imagens não possuem formatos padrão, permitindo que apenas fotos sejam postadas e compartilhadas pelos seus usuários, mas também outros formatos como infográficos, ilustrações, checklists e etc. O interessante é que o Pinterest possui plugins que conectam os usuários com suas redes sociais, como Facebook e Twitter, ampliando o alcance das publicações e integrando a estratégia da empresa.
O principal objetivo dos usuários no Pinterest é ter um catálogo de ideias e inspirações de fácil acesso. Então, ele se torna uma grande pasta compartilhável onde as pessoas podem salvar e classificar conteúdos, como receitas, projetos, DIY, tutoriais e referências. Com isso, cada imagem, os chamados pins, possuem uma descrição e um link com a fonte da imagem online. Assim, as pessoas podem acessar e salvar a referências em seus boards para acesso mais fácil. Importante ressaltar que nenhum conteúdo é criado dentro do Pinterest. Eles são migrados para a plataforma a partir de sites, blogs e redes sociais, ou qualquer fonte na web.
A conta corporativa garante algumas vantagens voltadas exclusivamente para negócios, como o Pinterest Analytics, uma poderosa ferramenta para avaliar os dados de acesso e uso de seu conteúdo, garantindo insights sobre o seu público e como ele faz uso do seu material. Também algumas variações na hora de montar os seus pins, como a exibição de preços, quantidade disponível do material em estoque e interatividade com exibições geolocalizadas.
Logo, no marketing, o Pinterest torna-se uma vitrine virtual, podendo exibir produtos de maneira rápida e organizada, porém sua empresa não pode esquecer que estará sempre competindo com outros pinboards tão ou mais eficientes e atrativos quanto a sua. O Pinterest Analytics, por exemplo, com esses dados, além de entender mais a respeito das preferências e comportamento do seu público, você conseguirá produzir conteúdos ainda mais direcionados e que geram resultados efetivos para o seu negócio.
A frequência ideal de postagens é diferente do Facebook, por conta que o Pinterest permite que seus pins permaneçam sempre visíveis. Por isso você não deve abusar, para lotar demais o board dos seus seguidores.
Outra dica importante é a organização dos board para que eles façam sentido para os usuários e também sempre converter em bons resultados para você.
DICAS DE COMO USAR O PINTEREST
1. Faça imagens claras para o artigo do seu blog
Se você trabalha com artigos de blog, essa dica é essencial para você.
No Pinterest é possível inserir suas próprias imagens e usar o link para levar o usuário da rede social para o seu site. Uma forma simples de começar, é inserir em seu board uma imagem com títulos diretos e chamativos que despertem interesse em ler todo o artigo que está em seu site.
2. Poste dicas e conselhos úteis
O Pinterest é uma rede social com muito conteúdo de alta qualidade, portanto, para conseguir bons resultados em seus boards, é necessário que você invista em informações realmente práticas.
3. Crie e participe de boards colaborativos.
Ao criar e participar de boards colaborativos, você investe em relacionamentos dentro da rede, aumenta a quantidade de pessoas que veem o seu conteúdo e consegue crescer mais rápido entre os usuários mais influentes.
4. Explore os diferentes tipos de pins para o seu conteúdo
Existem seis tipos diferentes de Pins Avançados:
- Pins de apps, que levam direto para download de aplicativos, sem sair do próprio Pinterest.
- Pins de Lugares, que incluem mapa, endereço e telefone de contato.
- Pins de Artigos, que incluem título, autor e descrição, ajudando quem utiliza a plataforma a encontrar artigos e histórias relevantes.
- Pins de produtos, que incluem preço atualizado em tempo real, disponibilidade e local para compra.
- Pins de receitas, com ingredientes, tempo de preparo e quantidade de porções servidas.
- Pins de filmes, com elenco, classificações e sinopses das obras.
O Pinterest é uma das ferramentas que mais crescem e ganham usuários atualmente e o seu direcionamento é importante no perfil dos consumidores, que buscam por conteúdos mais humanizados e atinjam o que eles precisam.
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