Web
O Site Ideal: É Um Privilégio Navegar Aqui!
Autor Retina Web
Data 18, março, 2021
O Site Ideal: É Um Privilégio Navegar Aqui!

Você pode não ter entendido a referência à cena clássica do Aladdin no título desse artigo, mas certamente vai ficar deslumbrado com as nossas dicas da mesma forma que a princesa Jasmine se deslumbrou ao voar sobre Agrabah. Sabe por quê? Porque tem tudo a ver com uma navegação tranquila!

Quando você pensa em um site perfeito, certamente um design bem elaborado passa pela sua cabeça, entretanto, apesar de importante, essa não é a única característica que faz com que um site tenha uma estrutura ideal.

Confira hoje alguns pontos que precisam ser levados a sério para garantir uma página funcional para sua empresa!

Detalhes são importantes para o site perfeito

Uma das principais preocupações que se deve ter em mente ao criar um site é como ele está respondendo ao seu usuário.

Um site de qualidade deve prover uma experiência satisfatória, de navegação simples, porém elegante.

Lembre-se que quando falamos em Experiência de Usuário (UX), falamos de tudo, desde o que salta aos olhos do visitante, até detalhes, como a alteração de cores e botões de acesso, destino de links disponíveis, a ordem com que os conteúdos se apresentam e todo caminho percorrido dentro do site em busca de informações ou na efetuação de uma compra.

Usuário geral e usuário específico são diferentes

Outro bom princípio para se atentar é a diferença que usuários específicos demandam em um projeto como esse.

Por exemplo, quando pensamos em um usuário geral, devemos levar em consideração as Personas atribuídas aos clientes daquela empresa, que formam um cenário amplo do público-alvo da marca.

Entretanto, quando temos uma ação que é vinculada a um público mais nichado, como, por exemplo, a criação de uma Página de Destino (Landing Page) em uma ação de Marketing voltada para médicos, devemos considerar que toda estrutura e identidade visual daquela página precisa ser específica para aquele público, o que demanda a UX e requer uma pesquisa mercadológica assertiva do seu setor de Marketing.

Dicas para aprimorar o seu site

– Um site perfeito é, antes de tudo, usável

Pode parecer exagero, mas não é. Uma das coisas mais frustrantes para um usuário é entrar em um site defeituoso, com uma navegação confusa e que não se adequa a todos os dispositivos que, porventura, seu visitante esteja utilizando.

Dessa forma, é de suma importância garantir um site responsivo e com uma navegação intuitiva.

– Tenha ferramentas de pesquisa

Ninguém quer perder tempo. Mesmo que seu conteúdo seja excelente, muitas vezes seu usuário estará em busca de uma informação específica.

Permitir que ele a encontre de forma rápida e fácil faz com que sua empresa seja melhor vista e seus produtos fiquem mais acessíveis.

– Navegação com experiência otimizada

Esqueça as poluições visuais. Aqui, menos é mais (o que não significa que não possa ser bonito).

Se seu usuário precisa clicar em mais de três links para chegar em um conteúdo de compra ou contato, por exemplo, sua navegação precisa ser urgentemente otimizada!

– Botões de acesso

Por fim, disponibilize de maneira visível, botões de retorno às principais categorias em seu site. A principal delas é a página “Home” ou “Início”.

A Retina Web é especializada na criação de sites responsivos, em sinergia visual com sua marca, estruturação adequada, navegação otimizada e intuitiva, e designs assertivos.

O melhor de tudo isso, para contar com nossa ajuda nem precisa de lâmpada mágica! Se sua página está precisando ganhar uma cara nova ou sua empresa está pronta para adquirir seu lar online, entre em contato conosco!