Todos temos histórias para serem contadas, seja a história de como a empresa nasceu, um acontecimento engraçado que vivemos, um fato histórico ou até mesmo um produto ou serviço que queremos indicar, para comunicarmos esses pontos, precisamos pensar como contar para que a mensagem seja entendida.
A habilidade de contar histórias com a utilização de recursos audiovisuais é chamada de Storytelling, pois vai além de palavras. Claro que as palavras são algo muito significativo para a história, mas se utilizarmos gestos, fotos, figuras, entonações diferentes na voz, sotaques diferentes, entre outras técnicas, a experiência imersiva é aprimorada.
Storytelling é uma técnica muito utilizada para ajudar a promover empresas e negócios, assim como vender produtos e serviços de forma indireta, usando a persuasão para induzir os espectadores a comprarem, podemos ver inúmeros exemplos na TV, Youtube, Rádio, Podcasts, no marketing e na publicidade.
Como posso vender um produto sem realmente ficar oferecendo o produto e cansando os possíveis clientes? Simples, use a técnica de Storytelling para que a venda seja subjetiva e faça com que o público queira seu produto! Sim, é fácil falar ou escrever isso, mas como isso é feito exige conhecimento do que está sendo vendido, de quem está recebendo a mensagem e de como a mensagem será transmitida.
Para exemplificar um pouco, digamos que você tenha um restaurante que está lançando um novo produto, um sanduíche especial, daqueles que só vemos na TV, e precisa mostrar a novidade para o público geral que já conhece seu restaurante. Talvez você coloque uma foto no menu, faça um banner interno e peça aos garçons para que indiquem o novo lanche, a questão é: Como os garçons falarão do sanduíche?
“Com licença pessoal, tudo bem? Farei o atendimento de vocês aqui hoje, e se já conhecem a casa, gostaria de indicar o nosso novo sanduíche, ele é feito com pão de fermentação natural, que deixa a casquinha bem crocante, assado todos os dias para sempre servirmos fresquinho, uma maionese da casa com alho assado e cheiro verde, trazendo um sabor inigualável e frescor ao lanche, então vai duzentos e cinquenta gramas de carne desfiada, que foi defumada por doze horas em nossos defumadores com sal, pimenta do reino, páprica, alho, cebola e especiarias escolhidas pelo nosso chef que dão um toque especial e único da casa, juntamente com a carne, temos crisps de cebola roxa, que são fritinhas em óleo de amendoim, uma salada refrescante feita com repolho branco e roxo picadinho, cenoura ralada, iogurte, ervas finas e maionese, para balancear tudo em um sanduíche único e sem igual, será que alguém vai querer?”
Com certeza a introdução feita da maneira correta, gera um desejo nos clientes do restaurante, fazendo com que pedidos sejam gerados e os clientes começarão a criar novas histórias para indicar o lanche novo para os conhecidos, resultando em mais vendas e mais receita para seu restaurante, ajudando na autoridade de marca, posicionamento de mercado e fazendo o negócio crescer cada vez mais.
Porém, nem todos somos donos de restaurantes, não é mesmo? Será que o Storytelling funciona para outros ramos empresariais? A resposta é sim, com certeza, e para isso, separamos algumas dicas de como aplicar a técnica no seu negócio estruturando a história que será contada para gerar o resultado esperado.
Comece sempre pensando em narrativas que se relacionem com o produto, o serviço, o propósito da marca ou a empresa em si. Então desenvolva a história para que possa explicar o motivo que o centro da história é a solução, ou seja, apresente problemas que farão o público se identificar, e mostre como sua empresa é a solução!
Apresentando-se como a solução dos problemas do público, você pode montar alguns modelos mentais, ou arquétipos, para posicionar a sua marca na mente do público, ou seja, toda vez que eles pensarem em algum problema parecido ou relacionado com o que apresentou, pensarão, automaticamente, na sua empresa para buscar soluções.
Para isso acontecer, o uso de referências e exemplos é sempre bem vindo, como referências da Cultura Pop, um filme, série, game do momento, ou até mesmo uma situação engraçada da TV que viralizou na internet pode ser usada para criar empatia e identificação com o público, gerando gatilhos para o Storytelling ter sucesso na entrega da mensagem. Com isso em mente, começamos a trabalhar nas camadas orbitais do conteúdo, ou seja, a sua marca, produto ou serviço é a estrela central do sistema solar que os satélites estão orbitando, os satélites são as formas que o público relaciona a imagem da marca à solução dos seus problemas!
Para isso, é necessário saber em quais universos você está inserido, ou seja, quais filmes você seria o protagonista e de qual ameaça salvaria o mundo? O primeiro universo é o universo da empresa ou produto, o segundo universo é o dos seus clientes, ou seja, qual universo seus clientes estão inseridos, o que eles fazem? quem são? quais os ramos de atuação? quais problemas você pode solucionar?
E assim, as perguntas vão afunilando, pois quanto mais nichado é sua solução, mais universos você pode ter, mais camadas de comunicação e mais conteúdo você pode gerar para o Storytelling.
E depois dessa história toda, o que podemos assegurar é que somos especialistas em contar histórias que gerem resultados para sua empresa, então, se precisar de contadores de histórias para ajudar a sua empresa, não pense duas vezes e entre em contato conosco para termos uma história de sucesso através das histórias que contaremos!