Marketing
O que é persona: como dialogar corretamente com os clientes
Autor Retina Web
Data 20, outubro, 2022
O que é persona: como dialogar corretamente com os clientes

Você sabe o que é persona e qual a importância de estabelecer uma ou mais para o seu negócio?

Se essa pergunta é um pouco difícil, não se preocupe, vamos abordá-la por partes e te ajudar com esse tópico muito importante do marketing digital.

Afinal de contas, o que é persona?

Uma coisa é certa, se você trabalha com a internet, seja de maneira avançada ou leiga, já deve ter se deparado com o conceito de o que é persona diversas vezes.

Seja no Instagram, Facebook ou sites pela internet, muitos anúncios ou publicações devem ter lhe informado sobre a necessidade de ter uma persona para sua empresa. Mas o que é persona? Só falar da necessidade de ter uma não ajuda.

Enfim, vamos direto ao ponto: a persona é uma ferramenta ou método de segmentação de mercado.

Ela nada mais é do que um personagem dotado de característica de um ser humano potencialmente real. Em outras palavras, é uma personificação do que seria o seu cliente ideal, mas que também pode ser usado para falar da sua marca.

E isso nos leva a outra parte da história…

Brand Persona e Buyer Persona

Como dito no parágrafo anterior, a persona é a caracterização de algo ou algo no mundo dos negócios e que é crucial para trabalhos de marketing. Logo, não existe apenas um tipo de persona, sendo os principais o Brand Persona e o Buyer Persona.

O que é persona da marca?

O Brand Persona é a melhor forma de interagir com o seu público, transmitir os seus valores para que eles possam se identificar com eles, e despertar o interesse da galera na sua empresa e no que ela tem para oferecer.

Mais do que uma fantasia, é uma forma de se diferenciar da concorrência. Porém, para dar certo, é preciso observar também o comportamento do seu público-alvo e a alma das pessoas que compõem a marca.

Com todas essas observações, um time de especialistas poderá traçar o perfil que será incorporado ao seu negócio, funcionando como um mecanismo de identidade. E por meio desse mecanismo, a comunicação institucional será feita.

Nesse caso, é a voz da sua marca, que será carregada de características reais, dores, gostos e necessidades. É como se algo inanimado ganhasse vida e fosse transformando em um ser humano de verdade.

O que é persona do comprador?

Já o segundo tipo ganha o nome de Buyer Persona, é a personificação do seu ciente ideal. Como dissermos no início do texto, é um personagem que ganha detalhes muito específicos que irão nortear as ações de comunicação.

E mais do que nome, idade e gênero, a Buyer Persona incorpora características demográficas, socioculturais, comportamentais e de consumo. Traduzindo, tudo que vai ajudar a sua equipe a se comunicar e atingir o objetivo de vender.

Para construir um Buyer Persona coerente com o seu negócio devem ser feitas pesquisas e coletas de dados dos seus atuais clientes. Afinal, são eles que refletem com mais fidelidade quem vai até o seu negócio.

Vantagens de ter uma ou mais personas

Agora que você já sabe o que é persona e suas subcategorias (Brand Persona e Buyer Persona), já consegue entender porque é tão importante trabalhar com essa ferramenta dentro do seu negócio, não é mesmo?

Mas ainda não acabou, saber o que é persona é só o começo, está na hora de descobrir suas vantagens. Até porque, conferir identidade à marca e ajudar a entender quem é o seu público, o que ele faz, consome e aproveita é só a base.

Ter personas na sua empresa confere os seguintes benefícios:

  • Indica o conteúdo que deve ser produzir para atingir objetivos de comunicação;
  • Permite definir com mais facilidade o tom e a linguagem usada nas redações e as falas que representem a empresa;
  • Ajuda a traçar estratégias de marketing mais eficientes e assertivas;
  • Diferencia a sua comunicação com seu público-alvo da que é usada pela concorrência;
  • Cria vínculos emocionais mais fortes com os compradores em potencial.

Se você quer começar a trabalhar com personas, mas não sabe por onde começar, também separamos algumas dicas extras:

  • Pesquise dados sobre os seus clientes através de formulários, enquetes e também do diálogo entre funcionários e compradores;
  • Entenda em detalhes como funciona a jornada do consumidor e as sensações que esse caminho desperta neles para que sua empresa consiga estimulá-las;
  • Reflita se sua Brand Persona dialoga com a Buyer Persona, e se serão necessárias realizar adequações para alcançar resultados melhores.

Caso você precise de ajuda, entre em contato com o nosso site e descubra como profissionais do marketing digital podem revolucionar o funcionamento da sua empresa além de explicações como o que é persona.

Nosso blog conta com mais dicas como essas, corre lá dar uma olhada. Também, nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram.