Web
Saiba o que é metaverso e como ele pode impactar a sua empresa
Autor Retina Web
Data 28, março, 2023
Saiba o que é metaverso e como ele pode impactar a sua empresa

Você sabe o que é metaverso? Se você nunca ouviu falar nesse termo, então está bem atrasado nos avanços tecnológicos da atualidade e que podem ajudar o seu negócio a crescer.

Mas, não se preocupe, porque neste artigo vamos expor as principais informações sobre essa nova realidade digital que permite tanto interagir com outras pessoas quanto comercializar produtos.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o que é metaverso, continue lendo:

O que é metaverso

O metaverso representa uma categoria de mundo virtual, que tenta recriar os espaços e vivências que temos no mundo real, mas de maneira digital e utilizando dispositivos de realidade aumentada.

O termo surgiu 1992, quando Neal Stephenson o utilizou em seu livro “Snow Crash”. Ainda, o tema já foi abordado inúmeras vezes em obras de ficção, porém não do jeito que conhecemos hoje.

Nessa realidade paralela e compartilhada, as pessoas são representadas por avatares digitais, totalmente customizáveis, que transmitem suas mensagens, visando uma imersão completa.

Você deve estar pensando em jogos que fazem algo parecido e, bem, eles são uma categoria do metaverso, mas não representam totalmente o que é metaverso em todos os aspectos.

Afinal, os usuários podem até mergulhar em outros mundos e trocar-se com outras pessoas. No entanto, a ideia inicial é que o conceito se expanda e vá além do que é oferecido por softwares comuns.

Ou seja, visa permitir que as pessoas vivam como quiserem, sem as arestas estabelecidas pelos desenvolvedores, incluindo trabalho, estudos, compras, etc.

Quais as vantagens do metaverso?

Agora que você já sabe o que é metaverso, vamos abordar as vantagens desse recurso. Primeiramente, o conceito deseja disponibilizar um ambiente de desenvolvimento totalmente customizável.

Alguns exemplos disso são: os alunos poderem interagir melhor com seus professores e vice-versa, e os profissionais serem capazes de realizar seus trabalhos com mais eficiência e simplicidade.

Como resultado, essas e outras atividades do mundo real seriam muito mais produtivas e fáceis de serem executadas. Inclusive, o entretenimento também seria parte desse novo mundo.

Qualquer forma de diversão seria feita a distância, assim, o metaverso tornaria o afastamento entre indivíduos muito menos doloroso e mais divertido.

Por último, podemos citar as reuniões corporativas que empresas de diferentes portes podem realizar, principalmente em uma época em que o trabalho remoto se popularizou tanto.

Como preparar o seu negócio para o impacto do metaveso

O metaverso está ligado às novas tecnologias, e os aparelhos de realidade aumentada, softwares cada vez mais avançados, entre outros apetrechos conectados à internet são exemplos disso.

Uma empresa que sabe lidar com o novo mundo digital, principalmente com seus recursos, pode aproveitar um crescimento constante. Por isso, não basta só saber o que é metaverso, é preciso aprender a usá-lo.

Se você quer assegurar esse futuro promissor, então confira algumas dicas que podem auxiliar o seu negócio nessa nova era tecnológica:

Produção de conteúdo digital

A integração do metaverso é um processo de etapas, onde ter uma boa presença digital é muito importante, principalmente para informar seus seguidores sobre o futuro da empresa.

Assim que você souber se relacionar com seu público-alvo, poderá avançar para novos estágios de conexão digital, mostrando para eles o que é o metaverso e por qual razão devem te acompanhar nele.

Dados sobre o negócio

Implementar a cultura de análise de dados no seu empreendimento é outra maneira de preparar o terreno para o impacto do metaverso.

Saber observar os números e entender o que eles representam auxiliará nas próximas tomadas de decisão, evitando erros comuns e corrigindo estratégias que não dão retorno.

Até porque saber lidar com números permite, ainda, um entendimento mais profundo do que é metaverso, preparando você e seus funcionários para os trabalhos futuros.

Jornada de compra

O metaverso trará mais possibilidades de compras para os clientes, como experimentar produtos e serviços em realidade aumentada, visitar réplicas das lojas físicas e participar de eventos.

Praticamente tudo será vendido nele, mas com seu próprio valor no metaverso. Isso significa que o e-commerce que conhecemos hoje será totalmente diferente e quem se adaptar primeiro, ganha.

Nós da Retina, enquanto profissionais de marketing, já estamos atentos a essa nova realidade, já que temos certeza que o novo mundo digital vai revolucionar o modo como vivemos na internet.

Se você também quer ficar por dentro de tudo o que é metaverso e suas principais mudanças e novidades, pode ler o nosso blog. Porém, se deseja uma equipe te auxiliando, conte conosco.

Juntos, podemos levar a sua empresa para um novo patamar. Acompanhe mais dicas e informações no nosso Facebook e Instagram.