Marketing
O ABC do Registro de Marca e Alguns Segredos Mais
Autor Retina Web
Data 5, março, 2021
O ABC do Registro de Marca e Alguns Segredos Mais

Está achando que criar um logo de destaque para sua marca não é importante? Xi, sabe de nada, inocente!

Sim, de fato abrir um negócio possui muitas facetas que devem ser trabalhadas com cuidado e muito estudo, porém, uma delas (e de suma importância!) é o registro de sua marca.

Registar sua marca é peça fundamental para o fortalecimento de seu negócio, uma vez que, será através dela que você vai estruturar a identidade visual de todo seu empreendimento.

É com esse processo que você estará apto a individualizar seus produtos e serviços, criar uma identificação com seu público-alvo e estabelecer-se como referência no setor.

Confira abaixo alguns dos muitos motivos da necessidade dessa etapa e como ela pode ser a virada que faltava para que sua empresa atinja o sucesso!

E por que eu deveria registar minha marca?

Eu poderia escrever um livro dissertando apaixonadamente sobre as centenas de motivos do porquê isso é uma necessidade, mas, pelo amor que tenho por você leitor (e porque sei que você provavelmente não leria um post gigantesco) vou me ater aos dois motivos principais:

 – Você não quer ser roubado

Em primeiríssimo lugar, você deve registrar sua marca porque você provavelmente não vai querer seu concorrente a usando por aí!

Sim, é isso mesmo. Quando não registramos nossa marca, não possuímos domínio legal sobre ela e mesmo que seu negócio esteja ganhando mercado e ficando reconhecido nada impede que um concorrente do setor comece a imitar ou até mesmo reproduzir sua linda marquinha.

Esse registro vai impedir que seus concorrentes atuem de má fé em relação a sua identidade e te dará um resguardo legal.

 – Você quer que seus clientes achem sua empresa atraente

Em segundo lugar, quando temos nossa marca registrada e respaldada na lei, fica muito mais fácil usá-la como um elemento publicitário, vinculando-a com ações de marketing para a identificação e até mesmo captação de clientes.

Vamos imaginar que sua empresa esteja no Tinder e queira pretendentes qualificados (clientes com grande potencial de compra), então, sua marca seria sua foto de perfil, aquela primeira impressão que faz o outro lado da equação decidir se vai rolar um match ou não.

Basicamente, sua marca é o rostinho bonito do seu negócio e um de seus melhores patrimônios.

É claro que, assim como no romance, o conteúdo e qualidade são os elementos mais importantes, porém a primeira olhadela e o interesse instintivo, esse amigão, vai vir da marca.

Convencido? Então segue o passo a passo para o registro de marca

Muito bem, agora que estamos na mesma página, vamos falar da marca burocrática!

Antes de tudo, saiba que quem é o responsável aqui no Brasil pelos registros de marcas é o INPI (Instituo Nacional da Propriedade Industrial). Para registrar junto a ele, você precisa:

  1. Ter certeza de que ninguém mais já tem o registro dessa marca. Para isso basta uma consulta rápida no próprio site do INPI;
  2. Entenda sua classe de atividade econômica e registre-se de acordo. O INPI possui uma listagem com as classes disponíveis chamada NICE e você precisa analisar direitinho onde se encaixa para não pagar tributações desnecessárias;
  3. Escolha se você fará o registro misto, onde você resguarda não só o nome da sua marca, mas a tipologia, cores e símbolo, ou se fará o registro nominativo, onde só protege o nome da marca;
  4. E para terminar, basta ter em mãos a documentação exigida e entrar com o pedido. Do PJ é exigido CNPJ, CPF, RG e nome dos sócios. Já o PF precisa ter em mãos o CPF, RG e seu comprovante de exercício da profissão.

Gostou das nossas dicas de hoje? Então, pega mais essa: a Retina Web trabalha com Branding e podemos ajudá-lo a tornar sua marca atrativa e cativante para seu público-alvo! Entre em contato conosco e dê aquele tapa no visual!