Criado em 2009 e vendido para o Facebook por US$ 21,8 bilhões em 2014, o WhatsApp dispensa apresentações. Afinal de contas, o aplicativo conta com mais de 900 milhões de usuários inscritos. No Brasil são 100 milhões de usuários – 96% dos consumidores brasileiros que possuem um smartphone têm o WhatsApp presente em seus dispositivos móveis.
O relacionamento com o cliente nos negócios mudou depois da chegada do WhatsApp e outros canais de comunicação via internet. A necessidade de aproximação com o público gerou a necessidade de um canal mais direto e íntimo para a construção da relação pré e pós-venda.
As vantagens da ferramenta
O WhatsApp se tornou tão popular, que o Facebook precisou criar um conjunto de funcionalidades especiais e reuni-las em uma versão ‘business’, para atendimento empresarial. Dentre as funções, estão:
Perfil empresarial: pode ser preenchido com informações úteis para os clientes, como uma descrição comercial, email, endereço físico e website.
Ferramentas de mensagens: permite o envio de respostas rápidas para as questões mais frequentes, além de mensagens de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes e de ausência para que saibam quando você estiver ocupado.
Estatísticas de mensagens: para analisar métricas simples, como o número de mensagens que foram lidas, e entender o que está funcionando para sua empresa.
WhatsApp Web: envie e receba mensagens com o WhatsApp Business usando seu computador.
Tipo de conta: as pessoas saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois você será listado como uma conta comercial. Com o passar do tempo, algumas empresas terão contas confirmadas assim que tiver sido verificado que o número de telefone da conta corresponde ao número de telefone da empresa.
O WhatsApp é uma ferramenta gratuita e disponibilizada para todos os usuários de Android e IOS. A grande vantagem está na sua popularidade, já que é acessado pela maioria dos usuários das plataformas.
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Fonte: RD Station