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Marketing no tapete vermelho: aproveitando o Oscar 2024 para promoção de marcas
Autor Retina Web
Data 7, março, 2024
Marketing no tapete vermelho: aproveitando o Oscar 2024 para promoção de marcas

Luzes, câmera, ação! O Oscar 2024 está se aproximando, e com ele, a oportunidade de aprender lições valiosas sobre marketing.

Afinal, mais do que uma premiação, o Oscar é um evento global que reúne milhões de pessoas em torno de uma única paixão: o cinema. E isso é algo que diversas empresas buscam fazer.

Felizmente, o segredo não é muito complexo, já que o Oscar utiliza diversas estratégias de marketing para engajar os expectadores e negociar com marcas e patrocinadores.

Quer saber uma pouquinho mais sobre o Oscar 2024 e aprender com as estratégias de marketing que essa cerimônia usa? Continue a leitura e prepare-se para fazer anotações!

O encontro do marketing de eventos com o marketing digital

Grandes eventos como o Oscar 2024 são palcos cercados por inúmeras pessoas que viabilizam a implantação e execução de estratégias de marketing que podem impulsionar marcas e negócios.

O marketing de eventos é parte vital disso, uma vez que ele se concentra na criação de experiências memoráveis para os participantes, enquanto o marketing digital utiliza ferramentas para alcançar um público mais amplo.

No Oscar, essas duas áreas se unem de forma estratégica para gerar resultados expressivos. E a melhor parte é que esse efeito pode ser aproveitado pelo seu negócio na busca por crescimento.

A história e a importância do Oscar

Criado em 1929, como Academy Award of Merit, o Oscar é a premiação mais importante do cinema mundial, reconhecendo o talento de profissionais da indústria cinematográfica.

A primeira transmissão aconteceu pelo rádio, porém desde 1953, é transmitida pela TV e plataformas de streaming, alcançando milhões de pessoas em todo o mundo com facilidade.

Com isso, a interação do público com o Oscar se intensificou, principalmente na internet, gerando comentários em tempo real nas redes sociais, memes e análises de especialistas.

O que podemos aprender sobre promoção de marcas com o Oscar 2024?

Atores, atrizes, produtoras, estúdios, filmes, patrocinadores… todas essas e muitas outras marcas aproveitam o impacto do Oscar na cultura pop para ganhar notoriedade.

E com a 96ª edição está se aproximando, com a cerimônia marcada para 10 de março, é interessante observar quais os pontos mais proveitosos do evento que permitem impulsionar esses nomes.

Abaixo estão esses pontos e o mais interessante é que o seu negócio também pode explorar eles. Leia e entenda melhor o que queremos dizer:

Geração de expectativa

O Oscar é mestre em criar expectativa em torno da premiação. A divulgação dos indicados e os teasers da cerimônia são exemplos de como a premiação ativa gatilhos mentais no expectadores.

Afinal, muitos querem saber logo se a produção favorita ou o ator favorito conseguirão a estatueta de melhor concorrente. Ou se um artista em específico fará uma grande aparição.

Buzz marketing

Buzz em inglês significa barulho. Em outras palavras, essa categoria do marketing visa trabalhar estratégias que gerem comentários constantes sobre sua marca, oferta ou ação, não tirando o tópico da mente do povo.

Algo secreto, extraordinário ou chocante é a cabeça do buzz marketing. Normalmente, a técnica é mais efetiva no dia da premiação, quando são revelados os vencedores de cada categoria.

Identidade visual

Quando você pensa no Oscar 2024, qual a primeira imagem que surge na cabeça? A estatueta, é claro. Afinal, ela é um ícone reconhecido mundialmente, que representa a excelência do cinema.

A identidade visual do Oscar é consistente em todas as plataformas. Suas cores, formas e tipografias sóbrias e refinadas ressaltam a finesse e o nível de prestígio de tudo que envolve o evento. 

Conteúdo multiplataforma

O Oscar 2024 se adaptou às novas tecnologias, expandindo sua presença para TV, internet, fotos, textos e streaming com o passar dos anos, fazendo sempre as adaptações cabíveis.

Dessa forma, podemos dizer que Oscar dialoga com diversas plataformas e estilos de produção de conteúdo, já que possuem o próprio site e redes sociais (com destaque para o YouTube).

A título de curiosidade, Academia responsável pelo Oscar 2024 possui um canal no YouTube com quase 5 milhões de inscritos, onde são publicados trailers, entrevistas e outros conteúdos relacionados à edição.

Uso estratégico das redes sociais

O Oscar utiliza as redes sociais para gerar engajamento, com hashtags, vídeos e comentários em tempo real. Com o direcionamento certo, é possível viralizar em redes como Twitter e TikTok, gerando muito sucesso.

Além do mais, esses espaços permitem o diálogo entre fãs e expectadores, que deixam sua opinião positiva ou negativa sobre a celebração. Esse é um ótimo método de democratização e inclusão de público!

Por fim, o engajamento, quando bem administrado e vindo principalmente de um público mais jovem, pode elevar a níveis surpreendentes os planos mercadológicos.

O que você espera do Oscar 2024?

Com a aproximação da premiação, a expectativa aumenta. Quais são suas apostas para os vencedores? 

Neste ano, os grandes nomes são Oppenheimer, Barbie e Pobres Criaturas, que possuem atuações de destaque de Robert Downey Jr., Margot Robbie e Emma Stone, e estão tendo uma grande campanha de campeões.

Por fim, se você conseguiu entender as estratégias de marketing utilizadas no Oscar 2024, você está pronto para aplicá-las em seu negócio. Para ler mais postagens como essa, veja nosso blog.