Web
Marketing digital é investimento ou despesa?
Autor Retina Web
Data 10, novembro, 2022
Marketing digital é investimento ou despesa?

Se você é um empreendedor que busca melhorar as vendas da sua empresa, já deve ter se perguntado se o marketing digital é investimento ou despesa. Caso não tenha sido fácil encontrar a resposta, estamos aqui para te ajudar.

A resposta simples para essa pergunta é: depende do seu modelo de negócios. Mas, também existe a resposta complexa: feito do jeito certo, o marketing digital é investimento valioso e que pode te levar ao sucesso.

Todavia, se contratar marketing digital agora parece algo precipitado, não tem problema. O ideal é analisar a atual realidade do seu negócio e conferir se há verba suficiente para aderir a essa nova ideia.

No entanto, adiantamos, incrementar suas estratégias com marketing digital gera imensos resultados positivos. Se você deseja saber mais sobre o tema e decidir se marketing digital é investimento ou despesa, continue lendo!

O que significa investimento?

De acordo com o dicionário digital de definições, Oxford Languages, a palavra “investimento” significa “ato ou efeito de investir; aplicações de recursos, tempo, esforço, etc, a fim de se obter algo”.

Logo, chegamos à conclusão que todo investimento, teoricamente, deve entregar um retorno. É uma pratica pensada estrategicamente para obter ganhos, independentemente de quais sejam eles.

Então, o marketing digital se enquadra perfeitamente nessa categoria, uma vez que suas técnicas são usados para conquistar novos clientes, mais reputação para empresas, gerar novas vendas, entre muitas outras coisas.

Qual o significado de despesa?

Em relação à despesa, o mesmo dicionário diz que “é o ato ou efeito de desembolsar dinheiro em compras, ações, gastos, etc”. Em nenhum momento deixa claro que haverá um retorno significativo para o dinheiro usado.

Por isso, podemos dizer que, na hora de definir se o marketing digital investimento ou despesa, a resposta é muito fácil de ser encontrada, não é mesmo?

Concluindo, para empresas, lojas virtuais, e-commerces, lojas físicas, entre outras formas de comércio, o marketing digital irá trazer um bom retorno – mas é claro, se aplicado corretamente nos trabalhos executadas.

Garantia de que o marketing digital é investimento

Se você ainda não tem certeza que o marketing digital é investimento, não se preocupa, vamos abordar essa questão com mais calma agora. Afinal, além de dar a resposta, ela precisa ficar clara na sua cabeça.

Quando bem aplicado, o marketing digital se tornar um investimento porque dificilmente ele não dá resultados. Ou seja, os seus objetivos podem ser alcançados por meio de ações no mundo digital, como site e redes sociais.

E isso é feito a partir do momento em que há o estudo do público-alvo da sua empresa, um entendimento das principais necessidades, identificação das oportunidades e aproveito das tendências do segmento.

Em suma, o marketing digital é investimento quando está em boas mãos – um profissional qualificado ou uma agência de comunicação on-line. Confira nossa lista de motivos que comprovam que o marketing é investimento:

Fortalece a imagem da marca

Num mercado concorrido, sua empresa precisa ser lembrada pelo consumidor. Através do entendimento da persona, estudo do segmento e definição de objetivos do negócio, o marketing digital fortalece a reputação da empresa.

Ajuda a reter e fidelizar clientes

Você pode até achar que retenção e fidelização de clientes faz parte do time comercial. Mas, as ações de marketing também ajudam nesses processos, por isso, o marketing digital é investimento.

As técnicas identificam a satisfação dos compradores e estipulam estratégias para atendê-las e melhorar a experiência que eles têm com o negócio.

Permite mensurar e analisar ações

O maior diferencial e que confirma que o marketing digital é investimento é a facilidade de mensuração e análise de dados. Através dessas duas práticas, dá para identificar se a sua aplicação nas estratégias está dando retorno.

Além do mais, analisar os resultados viabiliza a tomada de decisões mais assertivas e que ajudem seu negócio a crescer.

Como vimos alongo do texto o marketing digital é investimento excelente desde que seja implementado no seu negócio de maneira correta. Lembre-se de valorizar o estudo, aprimoramento, revisão e ter um bom suporte.

Se você precisa de ajuda com o marketing digital, entre em contato conosco e agende uma reunião. Para mais dicas e informações como essa, acesse nosso blog e nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram.