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Marketing Digital: como usá-lo para alavancar suas vendas
Autor Retina Web
Data 10, agosto, 2020
Marketing Digital: como usá-lo para alavancar suas vendas

O Marketing Digital é um recurso bastante poderoso para aumentar as vendas do seu negócio de forma rápida, metrificável e consistente! Veja agora como fazer tudo isso!

Pela maneira como o mercado funciona atualmente é praticamente impossível falar de vendas e compras e não levar em consideração a influência e facilidade que a internet oferece.

Fato é que a internet transformou completamente a jornada de compra do consumidor e por outro as empresas se depararam com a necessidade de reinventar a maneira com que elas realizam prospecção, oferecem informações, fidelizam clientes, dentre outros fatores.

Desse modo, o conceito de público alvo passou a ser apenas uma mera base, já que as empresas (por conta da internet) viram a necessidade de segmentar suas ações a partir do estudo sobre seu perfil de cliente ideal, ou persona.

Comunicar seu cliente de forma assertiva, única e personalizada no momento mais apropriado é talvez uma das principais vantagens oferecidas pelo Marketing Digital. Porém, quais estratégias podem ser usadas quando o assunto é aumentar as vendas? Descubra agora!

 Redes sociais

As redes sociais formam a base de uma estratégia de Marketing Digital, pois além de ser um canal de distribuição de conteúdos e ofertas, ainda é um lugar para melhorar o relacionamento com o público e imagem da marca!

Nas redes sociais, foque também na criação de conteúdos relacionados à área de atuação do seu negócio com dicas, promessas ou o que mais for necessário e funcionar a fim de engajar sua persona.

Assim como no blog, insira também os já citados CTAs. Eles podem estar no formato de links, chamadas de texto ou botões que estimulem o seguidor a tomar alguma ação dentro da sua página. 

Essa ação ou decisão por parte do seguidor pode ser ir para a compra, baixar um material rico, visitar blog, curtir um post, comentar, compartilhar e por aí vai.

Marketing de conteúdo

Conteúdos são uma excelente forma de fortalecer a sua marca e claro, aumentar as vendas!

Tenha um blog com conteúdos educativos que foquem em tirar dúvidas e resolver os problemas dos usuários.

No blog do seu negócio, você não necessariamente deve publicar textos que tenham ligação com o segmento. Sempre leve em consideração a intenção de busca do usuário e claro, a jornada de compra x funil de vendas.

Os blogs podem ter banners com ofertas (CTAS) e links para páginas de compra, mas seu foco deve ser a produção de conteúdo útil focado na resolução de eventuais problemas que os leads enfrentam.

Além do blog publique também:

  • E-books;
  • Planilhas;
  • Vídeos;
  • Webinars;
  • Infográficos.

Esses conteúdos são chamados de materiais ricos e costumam envolver assuntos mais profundos que os conteúdos publicados no blog, mas também não são sobre ofertas e sim educativos.

Pense no exemplo: o usuário baixou um e-book porque tem interesse em saber mais sobre clareamento dental. Logo, o conteúdo não deve ser apenas sobre como e onde realizar o procedimento, mas envolver também clareamento dental preço, quem pode fazer, como se preparar para o procedimento, dentre outros pontos fundamentais.

Links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios em formato de texto simples e normalmente são usados no Google e nas redes sociais a fim de gerar leads em um período relativamente curto.

No Google, os anúncios acabam aparecendo antes dos resultados orgânicos e de acordo com o termo buscado pelo usuário.

Na prática, pense que esse usuário quer achar um dentista e procura no Google algo como “implante dentário” ou “quanto custa um implante dentario”. 

Basicamente, antes dos resultados orgânicos como conteúdos, sites de clínicas, consultórios e dentistas, apareçam anúncios em formato de texto simples com a oferta do serviço.

Nas principais redes sociais como o Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter os anúncios aparecem em meio ao feed e também nois stories.

Quem faz o uso dos ADs (links patrocinados) costuma ter as seguintes vantagens:

  • Geração de leads de maneira rápida;
  • Mais acesso nas páginas;
  • Maior alcance;
  • Ótimo ROI (Retorno Sobre Investimento).

SEO

Search Engine Optimization (SEO) é uma metodologia aplicada com a finalidade de otimizar sites de acordo com as principais exigências feitas pelo Google para que elas se tornem relevantes e ocupem as primeiras posição (depois dos anúncios).

Para exemplificar: um usuário busca por “lente de contato dental” no Google, os primeiros resultados serão das clínicas que aplicam a metodologia SEO em seu site/blog.

Assim, é esperado que esse lead (potencial cliente) esteja procurando informações sobre o serviço e encontre conteúdos sobre.

Os resultados com SEO são de médio a longo prazo e aumento das vendas, mais tráfego e fortalecimento da marca estão entre os principais benefícios 

Conclusão

Neste conteúdo você descobriu como aumentar as vendas do seu negócio por meio do Marketing Digital e as estratégias que compõem seus pilares, conteúdo, relacionamento e ofertas.

Vale dizer também que as estratégias mencionadas neste conteúdo não são as únicas existentes no Marketing Digital, mas dificilmente se tem sucesso sem aplicá-las, já que fazem parte dos pilares da metodologia.

Diante disso, antes de implantar alguma estratégia ou colocar alguma campanha no ar estude bem o seu público e realize testes A/B a fim de descobrir o que desempenha melhor e traz mais resultados ao seu negócio.

Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto