Criatividade
Marketing de Influência: Um plano para o seu sucesso
Autor Retina Web
Data 2, março, 2020
Marketing de Influência: Um plano para o seu sucesso

O Marketing de Influência é uma estratégia forte e gigantesca do marketing digital. Parte disso deve-se ao peso dos nomes envolvidos: influenciadores digitais, com saldo de seguidores e engajamento relativamente altos, para gerar visibilidade à sua marca.

Qual a vantagem de utilizar o Marketing de Influência?

O próprio nome já traz o sentido da estratégia: INFLUÊNCIA. Personalidades famosas estabeleceram uma relação íntima com seus seguidores, gerando uma relação de confiança legítima. A partir daí, são consideradas influenciadoras por que acabam interferindo nas decisões de compra de clientes de uma marca anunciante.

O que devemos saber é que essa estratégia ultimamente não é apenas “opcional”. Ela é uma realidade sólida e por isso é considerada primordial para a estratégia de marketing de uma empresa que visa atingir determinados públicos-alvo.

Somente os anúncios em plataformas como o Youtube, já perderam a força inicial pela alta no uso de bloqueadores de anúncios. E em dados, isso significa uma diferença de aproximadamente 30% dos usuários em desktop e 20% dos usuários de mobile.

Cerca de 80% dos usuários estão nas redes sociais e dessa quantidade de usuários, 92% das pessoas concordaram que confiam mais em recomendações feitas por pessoas do que por anúncios de marcas. Aqui surgiu, então, a demanda por influenciar o usuário por fontes confiáveis.

Os influenciadores mais destacáveis

É praticamente impossível não se lembrar de algum trabalho publicitário de uma das 5 personalidades mais influentes do Brasil, por exemplo:

  • 1º – Whindersson Nunes
  • 2º – Rodrigo Faro
  • 3º – Lázaro Ramos
  • 4º – Taís Araújo
  • 5º -Flavia Calina

(Fonte: Revista Forum)

Para se preparar para realizar uma parceria com um Influenciador Digital, tenha um planejamento a seguir. Algumas perguntas básicas te ajudarão com as questões iniciais:

• Como uma campanha junto de um influenciador te deixaria mais próximo de alcançar esse objetivo?

Qual o foco da sua campanha? A sua empresa deve ter um norte para não perder nenhum detalhe. Isso é feito previamente, para que o influenciador receba um roteiro do projeto e entenda qual o objetivo da empresa com a campanha.

Se possível, planeje junto ao influenciador, para que a integração de linguagens seja feita. Ninguém melhor do que o próprio influenciador para entender sobre o seu público.

• Qual o orçamento disponível?

Trabalhar com influenciadores digitais é mais caro. O cachê do influenciador no projeto pode elevar o orçamento total para a campanha. Isso pode variar de cada nicho, do nível de influência sobre o público, etc.

Deve-se considerar muito além do número de seguidores, por que hoje esse alto número pouco representa em comparação ao engajamento. Na verdade, ele pode até atrapalhar o próprio influenciador comparando a porcentagem de engajamento pelo número de seguidores.

Isso traz uma consideração importante: Busque influenciadores que mantém um vínculo com o seu público e não os que se importam apenas com números altos. O sucesso da sua campanha depende da efetividade do influenciador com o público.

• Como sua empresa pensa em trabalhar essa parceria?

É necessário se programar para alinhar com o influenciador a postura, o tom de voz da marca e os detalhes de roteiro para garantir que nenhuma informação transmita uma mensagem contrária ao desejado.

Disponibilize ao influenciador todas as informações que ele precisa para executar seu poder de influência de forma assertiva.

Se a parceria for interna ao seu modelo de apresentação, será mais fácil trabalhar o roteiro. Mas independente de o projeto ser por conta do influencer ou da sua empresa, revise muito! A mensagem precisa estar clara para o público!

• Qual nicho de mercado você deseja atingir?

Como já mencionado, contratar um influenciador pode acabar saindo caro. Será mais adequado se o influenciador em questão for do mesmo nicho ou do mesmo tom de voz da sua empresa. Quanto mais próximo do seu público-alvo, mais fácil será a aceitação da sua marca, produto ou serviços e maior a chance de sucesso da campanha.

É de suma importância que a marca e o influenciador estejam preparados para realizar a parceria, para que se tornem memoráveis cases de sucesso.

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