Serviços
Inteligência artificial: até onde ela contribui no seu negócio
Autor Retina Web
Data 11, março, 2022
Inteligência artificial: até onde ela contribui no seu negócio

Com o avanço das novas tecnologias, o setor da comunicação e marketing ganhou novos horizontes. O uso da Inteligência Artificial (IA) tem tornado os processos de inúmeras empresas mais rentáveis, com resultados que superam as expectativas, além de diminuir diversas problemáticas, como os gastos excessivos.

Além disso, a nova “galinha dos ovos de ouro” passou a proporcionar estratégias cada vez mais eficientes, com foco no diálogo e conquista do cliente, construção de autoridade online, a criação de Cases de Sucesso e muitas outras questões técnicas que auxiliam no desenvolvimento de uma organização.

E isso não é especulação, na prática é possível observar uma grande parcela de profissionais do marketing e da comunicação, como nós, da Retina Soluções Digitais, adotando algum tipo de Inteligência Artificial e Gestão 4.0 em suas atividades cotidianas a fim de entregar melhores resultados aos seus clientes. Hoje, as técnicas relacionadas a essa área estão cada vez mais eficientes e entregando resultados poderosos.

A seguir, conheça quatro formas de como a Inteligência Artificial pode contribuir para o seu negócio. Confira:

Benefícios da Inteligência Artificial no marketing da sua empresa

A seguir, você pode conferir uma lista com as aplicações mais populares da Inteligência Artificial no marketing e quais seus efeitos. Ficou curioso? É só continua lendo!

1. Buscas inteligentes

Com ajuda da IA, as pesquisas online se tornam mais assertivas, fazendo com que o público-alvo consiga encontrar o que procura com facilidade, não apenas no Google, mas em todos os sites que utilizem mecanismos de busca, por exemplo.

Essa transformação afeta a maneira como os profissionais elaboram conteúdos e trabalham com SEO, passando a considerar novos algoritmos e ferramentas, incluindo pesquisas por voz além dos textos tradicionais. Imagine, você já tentou falar “ok, Google” ou chamar a Siri e pedir para o seu celular encontrar algo? Pois é! Nesse campo a inteligência robótica está ganhando espaço.

2. Recomendações e sugestões

Você já teve aquela sensação de que uma rede social, serviço de streaming ou loja on-line parece conhecer você melhor do que você mesmo? Essa mecânica de recomendação de produtos e serviços é trabalhada com uma Inteligência Artificial poderosa que analisa o comportamento de cada usuário a fim de melhor sua experiência.

Recursos similares já existem, como o remarketing, mas com a IA a precisão, automação e eficiência do trabalho ganha novos patamares. Equipes de marketing já reconhecem isso e possuem, agora, na palma das mãos, uma ampla gama de novas possibilidades.

3. Anúncios e ofertas

Em casos como esse, a Inteligência Artificial aliada ao marketing opera com a intenção de criar e disseminar anúncios programáticos. Ou seja, anúncios com processos automatizados de compra e venda, algo que apresenta muito valor para a administração de empresários que possuem e-commerces.

Basicamente, as tecnologias de IA usam algoritmos específicos para analisar o comportamento dos consumidores para que eles possam receber campanhas que estejam alinhadas ao interesse deles em tempo real. Em outras palavras, reúnem esforços para aquelas pessoas que têm maiores chances de conversão.

4. Experiência do usuário

As técnicas de Inteligência Artificial e marketing contribuem, principalmente, para aumentar a qualidade da experiência do usuário, tornando mais eficiente o movimento de aproximação entre marca e cliente. Graças aos dados colhidos que estão cada vez mais concretos e específicos, os algoritmos conseguem oferecer interações únicas e especiais com as pessoas, garantindo um verdadeiro diferencial competitivo de mercado.

Um ótimo exemplo são os chatbots, cada vez mais presentes em diversos sites, que oferecem respostas e soluções rápidas para as dúvidas dos usuários de um jeito rápido e automatizado, a qualquer momento do dia.

Como você percebeu na leitura desse texto, a Inteligência Artificial no marketing já é uma realidade e precisa se tornar parte da sua empresa. Se você ficou interessado e precisa de ajuda, conte com o nosso time. Entre em contato e converse com um de nossos especialistas.