Com o avanço do marketing digital, mais empresas têm se preocupado em ter uma presença on-line forte e eficiente. E nesse contexto, as Landing Pages têm ganhado um papel de destaque nas estratégias de marketing.
Mas afinal, as LPs são vilãs ou aliadas? Neste artigo, vamos explorar os prós e contras dessas páginas e como elas podem ajudar (ou prejudicar) sua empresa. Se você quer entender melhor, continue lendo este artigo!
O que são Landing Pages e porque são importantes?
Landing Pages são páginas de destino que têm como objetivo converter visitantes em leads, ou seja, em potenciais clientes para uma empresa.
Geralmente elas são criadas como ferramenta para uma campanha de marketing digital e contêm textos claros e diretas, imagens em alta definição e até vídeos sobre o produto ou serviço que está sendo oferecido.
O principal motivo de Landing Pages serem importantes é que elas ajudam a aumentar a taxa de conversão do site, já que são projetadas para conduzir o visitante a uma ação desejada, como preencher um formulário.
Além disso, as LPs permitem que a empresa colete informações valiosas sobre seus clientes em potencial, como nome, e-mail e telefone, que podem ser usadas em campanhas futuras, por exemplo, de e-mail marketing.
Como usar Landing Pages de forma estratégica?
Usar LPs de forma estratégica pode ser um desafio para muitas empresas, mas é fundamental para obter sucesso em campanhas de marketing digital.
Primeiro, é importante definir um único objetivo para a Landing Page e garantir que ela seja clara e vai direto ao ponto. Isso significa que deve existir apenas uma única oferta ou chamada para ação para o visitante.
Ainda, é fundamental manter a coerência entre o conteúdo da página e a fonte de tráfego, seja um anúncio ou uma postagem em rede social. Então, nada de anunciar X e falar sobre Y ao longo do conteúdo da LP.
Também é essencial “enfeitar” a página com elementos visuais atrativos, como imagens e vídeos. Dessa forma, surgem mais chances de aumentar as taxas de conversão e engajamento dos visitantes.
Por fim, fazer os experimentos antes de veicular definitivamente a Landing Page. Testes A/B para verificar qual versão gera melhor resultado é muito aconselhável, pois também permitem fazer ajustes de performance.
Existem riscos de usar Landing Pages?
Entre os principais benefícios das Landing Pages estão a possibilidade de personalização de acordo com a campanha, segmentação do público-alvo, aprimoramento da experiência do usuário.
Todavia, é preciso ter em mente que essas páginas podem gerar custos adicionais e requerem um planejamento cuidadoso para que atinjam seus objetivos sem que a empresa e o programador tenham dores de cabeça.
Inclusive, se não forem bem planejadas e executadas, existe o risco de gerar resultados negativos, como a perda de visitantes por conta de uma página de destino mal elaborada ou a aquisição de leads de baixa qualidade.
Sendo assim, é importante refletir bastante, pensar em cada detalhe da LP e conversar com o programador para que não haja nenhuma inconsistência futuramente.
Como obter uma Landing Page para minha empresa?
Existem diversos websites gratuitos que permitem a criação rápida e simples de uma LP, como é o caso do WordPress e Wix. No entanto, para leigos, até as funções desses sites podem levar a um grande trabalho.
Por isso, o mais indicado é procurar por uma equipe de profissionais especializados no desenvolvimento de LPs. Assim, é possível obter uma página personalizada, exclusiva e de altíssima performance.
Caso você esteja precisando de ajuda para criar uma Landing Page, pode contar com a Retina Web!
Somos uma empresa especializada em construir sites para empresas de todos os segmentos. Seguimos suas orientações e necessidades à risca para que o resultado seja o melhor possível. Entre em contato!