Web
Hospedagem de site grátis: vale a pena?
Autor Retina Web
Data 31, março, 2020
Hospedagem de site grátis: vale a pena?

Uma das estratégias mais eficazes do meio digital é o site, e sempre reforçamos isso. O endereço online é uma forma de alcançar o sue cliente e o seu público-alvo de qualquer lugar, sem depender de segmento ou dispositivo que o usuário está acessando. Além disso, há diversos métodos, até gratuitos, que ajudam a ranquear sua página no Google ou alimentar o seu cliente, para eleger sua marca como uma das preferidas.

Mas, há sempre alguns detalhes importantes para complementar o site, como a hospedagem. É necessário sempre definir qual o seu objeto com o site: se é apenas para entreter o seu público, como um blog pessoal; se é para vendas ou é para oferecer vendas, mostrar seus serviços e produtos e até mesmo incluir um blog, como forma de estratégia.

De qualquer forma, passar autoridade para o seu site é muito importante, independentemente do que a sua marca oferece ou qual o objetivo do seu site. E a sua hospedagem, mesmo que não pareça, é o primeiro passo para passar mais credibilidade para o seu público!

Há algumas hospedagens que são gratuitas, mas essas valem mesmo a pena? Separamos algumas dicas para ajudar você nessa decisão.

Site profissional

Aqui encontramos o primeiro desafio da hospedagem gratuita. Uma forma de passar mais credibilidade para o seu negócio, é ter o domínio próprio e o .com ou .com.br, certo? Nem sempre a hospedagem gratuita oferece isso! A maioria atrela o domínio da sua empresa, com o domínio deles, o que não passa muito profissionalismo o seu site.

As hospedagens gratuitas também podem limitar o tanto de páginas que o seu site é composto. Muitas vezes, não será possível ter essa liberdade de movimentar o seu site como é necessário para o seu objetivo.

A segurança também implica aqui nesse caso! Os planos gratuitos não disponibilizam um suporte que te ajude quando necessário, além dos ricos de hackers.

Armazenamento

O tanto de espaço que você precisa para armazenar o seu site e as informações que serão adicionadas também conta, e isso precisa ser analisado de início. Alguns planos gratuitos oferecem um armazenamento limitado, que você precisará reduzir seus conteúdos para conseguir publicar.

Monetização

Se um dos objetivos do seu site, que falamos lá no começo, for um site mais profissional, dedicado principalmente a vendas, a segurança e a credibilidade implicam muito. Se o seu cliente precisar inserir dados pessoais, o seu site precisa passar confiança, e nem sempre a hospedagem gratuita entrega essa necessidade.

Como as hospedagens gratuitas possuem parcerias com empresas, é bem provável que o seu site esteja com anúncios de outros lugares, que é uma forma dessas empresas que oferecem a hospedagem gerarem lucro.

São com essas perguntas e detalhes que você percebe e começa a priorizar a ideia de garantir um plano de hospedagem pago, tornando isso como um investimento, não apenas um gasto. Priorize o retorno que a sua empresa terá com um site que ofereça credibilidade e segurança para os seus clientes sempre acessarem, você conseguir incluir informações, fotos e vídeos que desejar, além de estrutura-lo como quiser. Outro detalhe importante, é a responsividade que o seu site oferece, se é possível que o cliente acesse através de qualquer dispositivo, como através do mobile (smartphone), que grande parte do público acessa hoje em dia!

Pensando na hospedagem, que tal pensar também em construir um site exclusivo para a sua marca? Aqui na Retina Web oferece esse serviço, com sites personalizados de acordo com a identidade visual da sua marca, além de oferecer planos de hospedagem!

Fale com o nosso time através de um atendimento exclusivo, para falar sobre sua próxima estratégia.

Acompanhe nosso blog para mais matérias sobre o Marketing Digital!