Marketing
Funil De Vendas e Marketing De Conteúdo
Autor Retina Web
Data 23, fevereiro, 2021
Funil De Vendas e Marketing De Conteúdo

Não está na hora afunilar essa estratégia, não?

Se você decidiu investir em Marketing Digital, deve saber que uma das melhores ferramentas para gerar engajamento e fidelização do público é o Marketing de Conteúdo. Porém, dentro desse ramo do Marketing temos diversas outras ferramentas para aprimorar ainda mais as suas vendas!

 Uma das ferramentas mais importantes dentro do Inbound Marketing é o Funil de Vendas e, hoje, vamos ensiná-lo como utilizar essa técnica e alavancar se negócio!

Vem com a gente!

Entendendo o que é um funil de vendas

Talvez você já tenha ouvido falar de Funil de Vendas pelo nome “pipeline”. Essa ferramenta trata-se de uma estratégia para analisar como ocorre o processo de seu cliente desde o primeiro contato até a venda, ou mesmo depois dela.

E como funciona o funil de vendas?

Primeiro é preciso saber que uma compra não ocorre por um único fator, mas uma série consecutiva deles. Veja todo o caminho que seu cliente faz até efetivamente realizar a compra:

  1. Topo do funil: etapa que o cliente descobre a existência de uma necessidade por seus serviços ou produtos. Nesse momento, ele estará se familiarizando com suas soluções e para garantir que ele passe para as próximas fases uma boa pedida é oferecer conteúdo de qualidade sobre o assunto em questão. Lembre-se que essa é a hora de mostrar conhecimento na área e se tornar referência para seu cliente potencial;
  2. Meio do funil: Essa próxima etapa é quando seu cliente etapa convencido de que precisa mesmo dos seus serviços. Geralmente, aqui passamos a nos referir ao visitante como lead e ele provavelmente já terá nos oferecido alguns dados através da sua landing page de conversão. Nessa etapa seja ético, sincero e deixe claro que você quer mais do que vender, quer ajudá-lo a solucionar um problema.
  3. Fundo do funil: É quando seu lead está pronto para a compra. Nesse momento é preciso enfatizar que você é a escolha certa para ajudá-lo e, se você conseguir oferecer um bom pós-venda, pode ainda fidelizá-lo para futuros projetos ou recomendações.

Quais as vantagens de um funil de vendas?

Existem diversas vantagens em se aplicar essa técnica, principalmente quando se fala de análise geral do seu Marketing. Através dele, você pode encontrar seus pontos fortes ou suas deficiências no processo de vendas e corrigi-las baseando-se em informações concretas.

Além disso, o Funil de Vendas otimiza sua gestão e produtividade, além de conseguir ter um melhor aproveitamento de oportunidades, tanto no desenvolvimento de seus próximos produtos, como no angariamento de uma fatia maior de mercado.

Quais conteúdos funcionam em cada etapa do funil de vendas?

Para o Topo do Funil, utilize o blog, infográficos, podcasts, newsletters e até mesmo postagens educacionais em suas mídias sociais.

Já na etapa seguinte, de preferência para e-books e posts de blog específicos, densos e detalhados.

Por fim, para garantir a venda, exponha seus Cases de Sucesso, depoimentos de clientes satisfeitos, demos e Webinars. Dessa forma, você demostra quantos já alcançaram o sucesso esperado adquirindo seus serviços.