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Estratégia digital: você entende a importância das métricas?
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Estratégia digital: você entende a importância das métricas?

O investimento em marketing digital é uma realidade para a maioria das empresas. Mas, além de ser uma necessidade para conseguir se aproximar do grande público, é preciso saber como investir e, principalmente, como avaliar os resultados das campanhas.

Nesse cenário, surge a importância de analisar bem as métricas. Afinal, é a partir delas que você medirá os resultados obtidos nas campanhas, obtendo respaldo para criar estratégias de marketing digital cada vez mais consistentes.

Para ajudar você a se aprofundar nesse universo, listamos alguns itens que mostram a importância das métricas para potencializar os seus resultados na internet. Vamos conferir?

Retorno sobre o investimento (ROI)

Todo investimento é feito na expectativa de um bom retorno. No marketing digital, isso não é diferente. Por isso, a análise do ROI é fundamental para medir o sucesso da campanha.

Usando a equação do montante investido x renda obtida, é possível analisar se o ROI foi positivo e usar esse cálculo para manter ou melhorar a estratégia, visando números melhores.

Custo de Aquisição por Cliente e Ticket Médio

Seguindo a máxima de analisar o retorno do investimento, existem alguns itens que permitem se aprofundar na compreensão dos resultados da campanha.

O custo de aquisição por cliente (CAC) permite avaliar se a obtenção de novos consumidores está saindo cara ou barata para a empresa, considerando, aqui, todos os gastos feitos para chamar a atenção deles.

Após a conquista dos clientes, é possível analisar o ticket médio, ou seja, a média dos valores gastos por esses novos consumidores.

Unindo a análise desse item com o CAC, é possível ter uma boa compreensão do custo e do retorno dado pelo público adquirido por meio das campanhas digitais e, assim, ter elementos sólidos para avaliar e potencializar resultados.

Taxa de Conversão e Rejeição

No final ou durante uma campanha, é possível medir a taxa de conversão — entre outras palavras, avaliar qual a fatia do público se consolida como potencial cliente. Isso é feito por meio de medidas simples e bem populares, como cadastro de e-mail, download de conteúdo, assinatura de informativos, entre outros.

Uma taxa baixa de conversão pode estar relacionada aos fatores que contribuem para uma alta taxa de rejeição, dentre eles a falta de navegabilidade do site e um conteúdo que não desperta a atenção do público.

Normalmente, esses visitantes ficam pouco tempo navegando, não vão além da página inicial e, possivelmente, contribuem para um outro indicativo: a taxa de visitas únicas ao seu site.

Métricas das redes sociais

As campanhas digitais em redes sociais são cada vez mais populares e, por serem bem características, têm algumas métricas particulares que devem ser muito bem avaliadas para medir os resultados.

O próprio Facebook disponibiliza ferramentas que geram relatórios capazes de mostrar o alcance das publicações, incluindo itens como número de visualizações, comentários feitos, taxa demográfica dos visitantes, além de alcance orgânico e pago.

A partir dessas métricas e de outras existentes, é possível encontrar o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. Por isso, usar esses indicadores é de fundamental importância para quem deseja construir estratégias de marketing digital vencedoras.

E você, quais métricas já usa em suas campanhas? Conte sua experiência pra gente aqui nos comentários!

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