Criatividade
Entenda as novas formas de entrega do Instagram
Autor Retina Web
Data 9, agosto, 2021
Entenda as novas formas de entrega do Instagram

O Instagram ainda é uma das principais redes sociais da atualidade. De uma forma simples e prática, o aplicativo (e site) permite o compartilhamento de fotos e vídeo, e a troca de mensagens. Através do Instagram, marcas conseguem expandir o próprio negócio, conquistar autoridade e reconhecimento, e se relacionar com seus clientes e público-alvo.

Tudo isso é feito com a ajuda da produção e compartilhamento de conteúdo relevante e de qualidade. Mas até mesmo os mais leigos já perceberam que nem tudo que é postado atinge todos os seguidores; apenas uma parcela visualiza e/ou interage. Você sabe dizer o motivo disso acontecer?

O culpado por essa distribuição, para muitos insatisfatória, é do famoso algoritmo. Ele é quem distribui todo o material da rede de acordo com padrões pré-estabelecidos e que estão constantemente mudando.

Se você está insatisfeito com o alcance dos seus posts, Reels, Stories e IGTVs, compreender os critérios do algoritmo é essencial para aumentar a visibilidade, entrega e engajamento do seu perfil. Entenda agora como funciona as novas e principais formas de entrega do Instagram e use elas ao seu favor.

INSTAGRAM: MAIS VÍDEOS E MENOS FOTOS

De acordo com o CEO do Instagram, Adam Mosseri, a plataforma não é mais uma rede de compartilhamento de fotos. A passos largos, ela está caminhando em direção ao compartilhamento constante de vídeos e, por enquanto, a empresta trabalha para esse formato de mídia obtenha cada vez mais destaque.

Mas não se preocupe, porque a opção de publicação de fotos continuará sendo possível. De acordo com Melissa Magrani, head de comunicação do Instagram para a América Latina, a utilização e possibilidades de compartilhamento dentro do aplicativo “vão muito além do compartilhamento de fotos”.

E o que isso significa? Que empresas que ainda não investem em vídeos devem se adaptar o mais rápido possível, principalmente se o objetivo for construir uma audiência cada vez maior para solidificar uma marca, se relacionar, buscar engajamento do público ou até mesmo rentabilizar.

Vale lembrar que, assim como o conteúdo em imagem, os vídeos precisam de qualidade, conter informações relevantes ou alguma novidade. Se dedicar a cada novo material publicado é uma garantia de que o alcance dele e o engajamento das pessoas será muito maior. Produzir individualmente é uma opção, mas nada substitui o trabalho de um profissional bem-informado sobre o mercado e dotado de conhecimentos que podem maximizar os seus resultados no Instagram.

INSTAGRAM: CONTEÚDO RELEVANTE POR MAIS TEMPO

No começo, a linha do tempo do Instagram era cronológica, até que em 2016 o algoritmo chegou e passou a entregar o conteúdo de acordo com a relevância dele. Em outras palavras, o próprio aplicativo escolhe o que é era mais importante para o usuário dentro de um curto período.

Para fazer essa seleção, foram estabelecidos três fatores que até hoje determinam o que você vê agora e o que vê depois. São eles: interesse, que tem como base os interesses do usuário que foram captados ou registrados na plataforma anteriormente; novidade, que são as postagens mais recentes ou os formatos novos de post; e relacionamento, com base nas interações que a publicação recebeu e que provam a relevância que ela tem.

Há também fatores adicionais, como frequência, número de seguidores de um perfil e o tempo de uso do app. Porém, o impacto destes é bem menor.

Recentemente, foi informado que novas modificações no algoritmo do Instagram passaram a hipervalorizar a relevância do post. Ou seja, enquanto aquela imagem ou vídeo for relevante, o Instagram vai continuar entregando o conteúdo, podendo aparecer na timeline de um seguidor até dois ou três dias após o envio.

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