Marketing
Entenda a importância do tráfego orgânico
Autor Retina Web
Data 5, janeiro, 2022
Entenda a importância do tráfego orgânico

Existem muitas maneiras de gerar movimentação para sites, blogs e redes sociais hoje em dia. Muitas dessas formas são chamadas de tráfego pago, pois exigem um investimento financeiro para gerar resultados, porém o que é chamado de tráfego orgânico, pode gerar visitas para o site e levar o público certo para os canais digitais de uma empresa sem gastar com anúncios pagos ou compras de listas de nomes e e-mails.

O tráfego orgânico consiste no conjunto de visitas que vieram de maneira natural e espontânea com o objetivo de obter mais números para o site, retenção dos usuários que estão curiosos para entenderem mais o conteúdo que sua organização oferece e, consequentemente, gerar mais clientes para seu negócio.

Entendendo o tráfego orgânico

Para entender melhor o tráfego orgânico e até o tráfego pago, é importante ressaltar que todas as visitas de um canal digital são consideradas tráfego, ou seja, o tráfego consiste no conjunto de acessos que um site, blog, e-commerce ou redes sociais recebe.

Tendo isso já entendido, o tráfego orgânico representa as visitas do canal digital que vieram por buscas espontâneas, conteúdo de valor agregado ao canal digital ou qualquer outra forma que possa ser considerada natural e espontânea, principalmente pois, na maioria das vezes, esse tráfego orgânico é resultado dos mecanismos de buscas, como Google, Bing entre outros.

Geralmente as estratégias de tráfego que visam atrair visitas, geram custos e geram tempo. Porém, a estratégia de investimento de tráfego orgânico é diferente, pois o investimento é na criação de conteúdo e os retornos são colhidos por muito tempo.

Vantagens do Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico está se tornando o foco principal de empresas que decidem começar a investir em Marketing Digital, pois gera o reconhecimento de marca e não é um marketing agressivo, pois é qualificado, por gerar conteúdo de qualidade e aprofundar em diversos ramos da empresa, também é econômico, por não gerar custos de anúncios e campanhas pagas e a longo prazo, por não ter o custo de anúncios, a construção de autoridade e reconhecimento de marca não tem um resultado imediato, mas é um resultado duradouro e consistente.

Entre as principais vantagens de se investir em tráfego orgânico, podemos apontar alguns pontos como principais, sendo eles:

Custo benefício

Se usado a favor da empresa e usado em conjunto com o tráfego pago, o tráfego orgânico tem a função de contribuir para a redução de custos da estratégia de Marketing digital, principalmente pois é uma estratégia focada em conteúdo de valor. Com isso, a margem de lucro começa a subir, pois o público fica mais qualificado e mais informado, gerando segurança na decisão de compra, tendo como resultado maiores lucros financeiros para a empresa.

Relevância

As ferramentas de buscas, principalmente o Google, indicam a quem busca se o resultado é um anúncio pago ou é um resultado de busca orgânica, o que afeta diretamente na relevância que a marca tem em relação ao que foi buscado, e isso afeta a credibilidade da empresa no ambiente online e a confiança e segurança que os usuários têm nas informações oferecidas pelas organizações, assim como, na empresa que as oferece.

Duração da Campanha

Diferentemente das campanhas de tráfego pago, que tem limites de saldo, prazos e afins, as campanhas de criação de conteúdo para gerar tráfego orgânico não possuem um prazo de validade nem limites para acabar. Pois, por exemplo, uma postagem em um blog pode gerar muitos acessos durante um período muito longo de tempo e o conteúdo do site pode ser atualizado para sempre gerar mais acessos e reter mais usuários no site.

Escalabilidade

Outro ponto de diferença entre o planejamento e estratégia de tráfego pago e orgânico é que os anúncios não são escaláveis, ou seja, assim que o investimento é pausado e os anúncios param de circular, o tráfego para o canal digital vai diminuir consideravelmente. O tráfego orgânico oferece a consistência da escalabilidade do tráfego, pois como não é baseada em anúncios, o tráfego para o canal digital é feito a partir do conteúdo e sempre traz consistência de acessos e relevância.

Não apenas essas vantagens, mas o tráfego orgânico traz muito mais relevância para o site, pois trata do SEO on page, com o uso de palavras-chave na construção do texto, gerando autoridade para a marca e resultando na maior apresentação do site nas buscas pelos assuntos que circundam a empresa que gera conteúdo.

Uma boa gestão de blog, e-mail marketing e um bom conteúdo institucional são ferramentas indispensáveis na hora de pensar em um site para seu negócio poder se destacar no mercado de atuação, além de pensar nas redes sociais também, pois a harmonia entre as redes e o site fortalecem os canais digitais das empresas, resultando em mais tráfego orgânico, o que já vimos que gera mais relevância e, consequentemente, mais receita, pois a organização passará a vender mais.

Para que você também tenha uma estratégia rica e assertiva de tráfego orgânico, com produção de conteúdo de valor para destacar sua empresa nas buscas, fale conosco e nosso time apresentará as melhores soluções digitais.