Quando o assunto é fidelizar clientes, as empresas desejam duas coisas dos seus consumidores: engajamento e comprometimento. Apesar de serem termos usados constantemente como sinônimos, existe uma diferença entre eles que garante ou não a conquista de novas conversões.
Se você ainda não sabe a diferença entre engajamento e comprometimento, mas gostaria de aproveitar melhor essas duas vantagens, não se preocupe, porque estamos aqui para ajudar. Preparamos esta publicação especialmente para definir cada termo e apontar as divergências entre eles.
Portanto, se o seu desejo e compreender de uma vez por todas o que difere entre engajamento e comprometimento, continue lendo e descubra.
O que é engajamento?
O que não é segredo para mais ninguém é que o bom relacionamento entre empresas e consumidores é o segredo para o sucesso do negócio.
Diferentes conceitos para engajamento já foram elaborados ao longo de anos de estudos em marketing, comunicação e até mesmo sociologia e psicologia, mas o que sobrevive hoje em dia, e com bastante relevância, é o adotado pela MSI (Marketing Science Institute), em 2012.
Essa definição foi escrita pela professora Jenny van Doorn e diz o seguinte: “Engajamento é a manifestação de comportamento dos clientes em direção a uma marca ou empresa, que vai além da compra, resultando em condutores motivacionais.”
Logo, engajamento e comprometimento diferem porque o engajamento é a relação entre uma marca e seus consumidores ou uma empresa e seus colaboradores. É uma interação que deve acontecer de forma natural e voluntária, como resultado de uma experiência gratificante.
O que é comprometimento?
Em relação ao comprometimento, podemos dizer que ele é um passo além do engajamento, uma vez que conta, também, com o senso de responsabilidade despertado tanto nos profissionais da sua empresa, quanto no próprio consumidor.
Como o engajamento é o principal fator responsável por criar uma conexão entre os dois pontos, dessa conexão surge o comprometimento, que se dá quando os valores e propósito de quem oferta, trabalha e consome, acabam se alinhando perfeitamente.
No lado dos empregados, o efeito do comprometimento é fazer com que eles entreguem um pouco a mais de si para ver melhores resultados. Como se quisessem contribuir ativamente para a construção de um legado ainda melhor. Já o público-alvo, enxerga uma oportunidade de se manter fiel ao que acredita.
Por exemplo, fiel à ideia de que consumo consciente, à vontade de colaborar com doações para pessoas carentes, ao desejo de reduzir a poluição no mundo etc.
Enfim, outra diferença entre engajamento e comprometimento é que esse vínculo mais forte simboliza para uma marca ou organização a possibilidade de entregar mais satisfação para parceiros e compradores, e estruturar melhor o próprio empreendimento ao observar o comportamento das pessoas ao redor.
Diferença entre engajamento e comprometimento
Em suma, engajamento e comprometimento podem ser separados da seguinte maneira. Enquanto o primeiro termo trata de uma conexão real estimulada pela empresa, o segundo termo aborda o “passo adiante”, quando ambos os lados da conversa querem entregar mais de si no relacionamento.
Fatores come propósito da empresa, visão e valores, além das práticas e modelos de processos são essenciais para conquistar mais engajamento e comprometimento reforçado. Portanto, aperfeiçoar e ressaltar eles é sempre bem-vindo.
Vale lembrar que pessoas engajadas não significa pessoas comprometidas. São dois casos distintos, mas um pode levar ao outro. Com isso, é importante investir em estratégias comunicacionais em busca de uma transformação cultural no ambiente interno e externo da corporação.
Por fim, é necessário contar sempre com profissionais qualificados, que ajudaram o seu negócio a engajar o público-alvo e sua equipe, e instigar o tão valioso comprometimento. Deixe-nos ajudar você, entre em contato e conheça o que a Retina tem para oferecer.