A pandemia da COVID-19 afetou negativamente diversos setores do varejo, forçando comerciantes e empresários a tomarem medidas de emergência para tentar combater a crise econômica que estava se formando no começo de 2020. O cenário complicado conseguiu espremer diversas ideias da cabeça de cada vendedor. Diversos contragolpes foram e continuam sendo dados, sendo o principal deles, a digitalização do próprio negócio.
As lojas online se tornaram uma febre entre quem vende e quem compra. Para se ter uma noção, segundo o relatório da Mastercard SpendingPulse, um indicador de vendas no varejo, o e-commerce brasileiro cresceu cerca de 75% em 2020 em comparação com o ano anterior, efeito que foi desencadeado, principalmente, após a aplicação das medidas de isolamento social.
Com esse número legitimando um crescimento de público online, nada mais normal do que ofertar seus produtos e serviços também na internet, correto? Desde vestuário até produtos alimentícios, pequenos e grandes negócios adentraram ao universo do comércio digital. E aqueles que buscam um crescimento constante e seguro, ampliando e diversificando a clientela, e satisfazendo quem entra e sai do seu endereço online, apostam no e-commerce.
Por outro lado, nem todo mundo tem conhecimento sobre os benefícios de uma loja online completamente equipada e preparada para receber compradores, e essa falta de certezas acaba gerando mitos que precisam ser destruídos. Confira a seguir os principais mitos e verdade que a Retina Web elencou para você:
“Não preciso gastar dinheiro para abrir uma loja online / preciso gastar uma fortuna para abrir minha loja online.”
Mito. Você já deve ter ouvido falar que nada na vida é de graça, certo? Aqui, a máxima também é a mesma. Primeiramente, podem até existir plataformas que ofereçam serviços gratuitos para a montagem de um e-commerce, no entanto, a definição de “gratuito” não é aplicável a tudo, como fazem parecer.
Nessas plataformas, pode ser necessário pagar pela hospedagem, por recursos premium indispensáveis ou até mesmo para ter auxílio técnico quando algo der errado. E por falar em ajuda técnica, ela pode demorar para chegar quando você mais precisa.
O mesmo vale para gastos exacerbados. Nesse caso, procure sempre por profissionais com um bom histórico, um nome indicado por um amigo ou conhecido, ou até mesmo uma agência que ofereça o serviço de criação de lojas online. O importante é focar no custo-benefício e saber se irá receber tudo aqui que foi solicitado.
“Uma loja online é suficiente, não preciso investir em marketing digital.”
Mito. Muito pelo contrário, o investimento no marketing é indispensável. É através dele que serão aplicados uma série de estratégias para posicionar a sua marca no mercado, se equiparar ou superar a concorrência, estabelecer e atrair o seu público-alvo além de convencê-los e realizar uma conversão (venda, cadastro, compartilhamento, etc.)
E esse plano de marketing para a sua empresa vai além do seu site, ele pode envolver as suas redes sociais, e-mail, Google e buscadores, SEO, mídia offline, entre outros aspectos de divulgação. O importante aqui é alcançar os compradores ideais dos seus produtos ou serviços, e tornar a loja verdadeiramente conhecida.
“Vender pela internet é fácil e não precisa de muito esforços para ganhar dinheiro.”
Mito. Vender pela internet não é fácil, é preciso, sim, de muito esforço para estruturar o seu negócio e estabelecer uma estratégia que renda frutos. Se os seus produtos vendem muito, é porque você tem uma boa conduta e muita dedicação foi aplicada para conquistar essas vendas. Não pense que apenas estar na internet facilita a situação.
Ainda, a estratégia da sua empresa nunca vai ser a mesma, com o passar dos dias, semanas e meses, adequações e atualizações precisarão ser feitas para que o barco continue navegando pelas boas marés. Pense em como será o fluxo de vendas e as oportunidades que vão surgir em feriados como natal e datas voltadas exclusivamente ao comércio, como a Black Friday. Entendeu porque não é “fácil”?
“Tenho poucos produtos no meu catálogo, então não é viável abrir um e-commerce.”
Mito. Em teoria, ter muitos produtos pode ser uma vantagem para atrair clientes diversificados, porém, o mais importante é que se tenha clareza sobre o seu negócio. Saber qual é o público-alvo das suas ofertas, seu posicionamento no mercado e em comparação com a concorrência, identificar e explorar seus diferenciais e garantir que todas as suas táticas de divulgação estão te levando direção ao sucesso por meio de análises dos dados que são coletados diariamente.
Existem lojas com milhares de produtos, mas com vendas baixas, na mesma proporção em que lojas com poucos produtos vendem bastante. Se você não trabalha bem SEO do seu site, não desenvolveu uma boa identidade visual, não trabalha suas mídias sociais adequadamente, não faz diferença se o seu portfólio tem 10 ou 10 mil produtos.
“Não precisa ter estoque para ter uma loja virtual.”
Mito. Muitas pessoas que desejam ter a sua loja na internet acham que o mais importante é vender primeiro e comprar depois, no entanto, essa é uma postura muito errada!
É importante ter um estoque e evitar que os clientes paguem por algo que é incerto, que não está pronto ou ainda precisa ser desenvolvido, montado, produzido ou adquirido antes de passar para frente. Caso haja algum erro e a compra precise ser cancelada por falta de produtos, a relação com o cliente vai ser gravemente afetada.
No seu e-commerce, deixe amostra apenas o que você possui em estoque e que pode ser despachado o quanto antes para casa do comprador. Fazendo isso, seus processos serão facilitados e os índices de satisfação do consumidor irão aumentar.
“É preciso planejamento para começar um e-commerce.”
Verdade. Antes de tomar qualquer decisão é preciso realizar um bom planejamento e, posteriormente, ter paciência para ver os resultados das suas ações tomarem forma. Nesse quesito, não existe muita diferença entre uma loja física e uma online. Captar recursos, legalizar seu funcionamento, cadastrar produtos, divulgar, entre outras práticas requerem de calma e reflexões estratégicas.
Se formos botar tudo na ponta do lápis, é muita coisa para uma pessoa só lidar, mesmo que a sua empresa conte com outros funcionários. Sem um conhecimento técnico, as chances de dar errado são altíssimas, portanto, procure um especialista ou uma agência de marketing e comunicação capaz de dar conta do recado.
“O mercado consumidor de um e-commerce é maior do que o de uma loja física.”
Verdade. E a explicação para essa afirmação é simples de ser feita.
Considere que sua loja online é em português e atende apenas o público brasileiro, através de um domínio .com.br, com isso, o seu público potencial já é de 134 milhões de usuários ativos no país, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019. Desse número, obviamente acontecerão alguns filtros devido à análise de público ideal para as vendas e o seu tipo de comércio. Mas pense bem, no seu bairro há quantos milhões de consumidores?
Agora que você aprendeu alguns fatos a respeito do e-commerce, que tal investir nessa modalidade de vendas para fazer o seu negócio crescer na internet e voltar a lucrar como sempre lucrou, ou até mais, nesse período de pandemia?
Conte com uma equipe de profissionais especializados no assunto para te dar todo o suporte que você precisa e merece. Fale hoje mesmo com o atendimento da Retina Web. ????