Tecnologia
Domine a indexação do Google
Autor Retina Web
Data 4, dezembro, 2020
Domine a indexação do Google

Quer seu site aparecendo nas pesquisas do Google? Que seus clientes potenciais tenham facilidade de encontrar seu conteúdo? Então, está na hora de conversarmos sobre a Indexação do Google e como ela pode ajudar o seu marketing digital!

O que é indexação?

O Google possui um “índice de pesquisa” no qual ele busca informações para atender uma busca. A indexação é o nome dado quando cadastramos nosso site nesse índice para que o Google consiga encontrá-lo com facilidade.

Por exemplo, imagine que o buscador do Google é o bibliotecário de uma gigantesca biblioteca. Se você chegasse da biblioteca e solicitasse um livro sobre o assunto ‘X’, o bibliotecário pesquisaria em seus registros quais os livros que tratam daquele assunto e então te faria as indicações apropriadas. Nesse cenário, você precisaria registrar seu site (ou livro, nesse exemplo) no cadastro se quisesse ser encontrado pelo bibliotecário.

Como funciona a indexação do Google?

A indexação do Google funciona como um gigantesco índice remissivo, onde o Googlebot, o robô de rastreamento de sites do Google (ou, no nosso exemplo, o bibliotecário) procura as palavras, tags, html e demais informações que coloquem seu conteúdo como pertinente para a busca que está sendo feita.

Mas se atente! O bibliotecário é esperto e vai determinar o quão relevantes suas páginas são por mais de 200 variações de análise. Sua melhor aposta para ser indicado entre os primeiros pelo buscador é caprichar no conteúdo, trabalhar a síntese na hora de escolher os títulos de suas páginas e se jogar nos cabeçalhos, explicando direitinho o conteúdo da sua página. Lembre-se também que o Bot é um leitor, então dê preferência aos textos quando for expressar o seu conteúdo publicado.

Como eu faço a indexação do Google?

Você deve apresentar seu livro a biblioteca. Ou seja, entrar nesse site e enviar sua URL para o índice do Google.

Quanto tempo demora para indexar meu site?

         O Google não dá um tempo exato. Variações na sua página como links externos, conteúdo e spam, podem fazer que a indexação de sua URL leve segundos ou meses.

Dicas para bombar sua indexação

  • O Google disponibiliza uma ferramenta gratuitamente chamada Google Search Console link. Com ele, você pode verificar sua indexação, conferir se existe algum problema e otimizar a visibilidade da sua URL;
  • Crie um blog. Nós, na Retina Web, adoramos um bom conteúdo e nada melhor que um blog para agregar reconhecimento e ainda gerar muitas páginas e links para aumentar a indexação junto ao buscador;
  • Use e abuse das redes sociais. Crie links e compartilhe conteúdo do seu site. Sabe o famoso, curte e compartilha? Exatamente, muito mais indexação!

Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Confira nosso blog para ter acesso a mais dicas ou entre em contato conosco e tenha um time de especialistas preparados para te ajudar!