Serviços
Desvendando a tipografia: mitos e verdades
Autor Retina Web
Data 3, junho, 2021
Desvendando a tipografia: mitos e verdades

Quando pensamos na criação de uma marca e seu logotipo, geralmente vemos uma grande preocupação com símbolos e cores, o que é de fato muito importante e deve ser feito criteriosamente. Entretanto, o que muita gente acaba atribuindo uma segunda posição de importância é a tipografia. E isso, leitores, não poderia ser mais errado!

A tipografia é uma peça fundamental de sua identidade visual e existem diversas técnicas profissionais para escolher a que melhor se encaixa para a sua empresa.

E não se deixe enganar, a tipografia vai muito além do seu logo, sendo utilizada nos meios de comunicação e propaganda da sua marca, como em sites, cartões de visitas, aplicativos e afins.

Quer saber mais sobre tipografia? Então confira esse post onde desvendamos alguns mitos e verdades. Continue lendo.

O que é tipografia?

Primeiro, vamos ao básico: tipografia se refere a impressão de tipos, ou seja, em breve resumo, as fontes e letras utilizadas.

Hoje em dia, essa arte é considerada em todo o processo de estudo e análise, criação e a inserção de estilos, formatos, caracteres e até disposição das palavras utilizadas.

Indispensável para o trabalho de designers e para um branding efetivo, a tipografia da sua marca deve ter escolhida com muito cuidado.

Por que a tipografia é importante para minha marca?

Através da tipografia é possível transmitir valores, sentimentos e até posicionar corretamente a sua empresa. Como faz parte do design gráfico e da identidade visual, ela possui a capacidade de influenciar a percepção do público.

Duvida? Então, imagine cartão de negócios de um cirurgião escrito com Comics Sans. Seria engraçado, não acha? E, pior, não combinaria em nada com essa profissão séria e importante. Conseguiu captar a importância de escolher a “letra” mais adequada?

Mitos e verdades sobre a tipografia

Agora, vamos atrás de desmistificar algumas falácias que ouvimos por aí, no mundo das artes digitais.

“A tipografia é algo novo”

Mito.

Ela data de muito tempo atrás, tendo sua origem atribuída ao alemão Gutenberg, no século XV. Sua difusão na América Latina aconteceu em torno de 1539 e seu aparecimento no Brasil, em 1808.

“A tipografia de XV é a mesma de hoje”

Mito.

Mas é claro que a tipografia evoluiu. Antigamente, ela estava ligada às prensas (móveis e fixas) e ao trabalho inicial da imprensa impressa. Hoje, como discutido lá em cima, o nome se refere a um estudo e atribuição inteligente dos tipos para melhor servir a um objetivo de imagem e representação.

“Uma marca tendo estabelecido sua tipografia nunca a altera”

Mito.

Conforme o mundo muda e o público passa a buscar novas soluções e significâncias, é comum que marcas de sucesso passem por um rebranding e modifiquem sua tipografia para adequar-se ao mercado.

Exemplos famosos que estão sempre evoluindo seus logos são a Coca-Cola, Netflix e Apple.

“O tamanho da sua fonte é influenciado pelo seu público”

Verdade.

Imagine o site de uma empresa que seja, por exemplo, voltado a um público idoso. É importante que toda a estruturação textual naquele meio de comunicação seja pensada para a melhor experiência possível do usuário.

Como idosos normalmente possuem a visão prejudicada, a solução mais assertiva é ter fontes maiores do que em um produto voltado ao público adolescente.

“Na tipografia, a escolha das cores é importante”

Verdade.

Além de ajudar a estabelecer uma hierarquia nos conteúdos da sua empresa, como em um site, por exemplo, a escolha das cores ajuda a destacar palavras importantes e criar uma persona para sua empresa.

Sendo assim, alia-se a tipografia com a colorimetria em busca de uma identidade perfeita para sua marca.

Gostou de saber um pouco mais sobre essa parte importante do design de uma marca? Então entre em contato e descubra como podemos ajudar sua empresa com essa e outras técnicas de Marketing!