Site
Decidi criar meu primeiro site. E agora?
Autor Retina Web
Data 19, janeiro, 2021
Decidi criar meu primeiro site. E agora?

Você finalmente decidiu dar as caras pelo mundo digital e está se preparando para criar o seu primeiro site?

Criar um site do início pode ser bem desafiador, especialmente se você quer que o serviço fique bem feito! Ainda que tenhamos algumas opções de templates prontos, eles dificilmente darão a credibilidade e terão as opções necessárias para deixar sua página profissional.

Portanto, a menos que você seja uma daquelas pessoas que não se importa nem um pouco em ter algo idêntico a todo mundo (tipo aquelas pessoas com que tatuam o símbolo do infinito, sabe?) é melhor você conferir as nossas dicas.

Registre seu domínio!

A primeira coisa a se fazer não é sair por aí planejando cores ou layouts. Você precisa ter um domínio para hospedar sua página, escolher um nome para o seu endereço e garantir que ele não esteja sendo usado por mais ninguém.

Entre no site https://registro.br/ e verifique se sua ideia está disponível. Lembre-se de dar preferência para nomes curtos e impactantes. Ninguém grava endereços muito longos.

Mas não pense que acabou. Depois de registrar o domínio, você deve contratar a hospedagem com alguma empresa confiável que lhe forneça um DNS (Domain Name System), um registro que associa o nome dos sites com seus respectivos endereços de IP e trabalha na transferência de dados entre maquinas para permitir a navegação pelo mundo digital.

Criando sua obra-prima

A hora mais esperada e talvez mais temida. A criação do site envolve diversos fatores e todos são altamente relevantes.

Não basta um design limpo, com um visual que represente adequadamente a persona de sua empresa. Seu site precisa se atentar para a harmonização das cores, atuar de forma responsiva, adaptando-se as mais diversas plataformas de acesso, possuir uma linguagem condizente com seu setor, ter funcionalidade unida a uma navegação intuitiva e estar recheada de conteúdos de qualidade.

Testes e manutenção

Uma vez que tudo parece pronto, é necessário que se inicie uma série de testes para garantir que todas as funcionalidades de seu site estão respondendo como esperado.

Essa parte, técnica e complexa, precisa ser feita com cautela, para evitar que seus clientes encontrem problemas que descreditem o seu trabalho.

Da mesma forma, uma manutenção constante é necessária. Muitas vezes, atualizações de navegadores ou o aparecimento de códigos mais modernos, podem ajudar a melhorar ainda mais sua página e mantê-la relevante dentro de um cenário competitivo.

Alimentando o site

Vale lembrar que não adianta nada ter um site incrível e não ter conteúdo para fidelizar seu público.

Manter um blog, por exemplo, é uma forma eficaz de angariar uma navegação constante, criar autoridade em seu setor e conquistar a confiança de seus clientes.

Lembre-se que aquilo que não está sempre em desenvolvimento está fadado ao desaparecimento.

Deixe o mundo saber que você existe

Por fim, é necessário que o mundo conheça seus serviços, seu site e seu trabalho.

Ter um SEO afiado, investir em anúncios e post pagos em redes sociais, tal qual saber utilizar outras estratégias do marketing digital, como o uso assertivo de hashtags, é parte vital da sobrevivência on-line!

Gostou das nossas dicas? Precisa de alguma ajuda para criar o site ideal para o seu negócio?

Com uma equipe de especialistas, diversos cases de sucesso e muita criatividade, a Retina Web está pronta para auxiliá-lo nessa empreitada!

Entre em contato conosco ou acesse nosso site e conheça nossas soluções.