Criatividade
13 Dicas de como aproveitar datas importantes nas redes sociais do seu negócio
Autor Retina Web
Data 24, outubro, 2022
13 Dicas de como aproveitar datas importantes nas redes sociais do seu negócio

Saber como aproveitar datas importantes nas redes sociais do seu negócio é um ótimo jeito de fazer sua empresa ganhar destaque no mercado. Além de gerar mais vendas, conecta sua empresa ao seu público alvo.

Isso acontece porque datas comemorativas geram expectativa nos seus consumidores sobre alguma ação ou evento especial que eles possam aproveitar, como promoções, descontos, queimas de estoque, entre outros.

Além do mais, saber como aproveitar datas importantes nas redes sociais permite expressar os ideais da sua marca. Ou seja, deixa claro os valores, projetos e posicionamentos que os funcionários e a empresa preferem tomar.

Na internet, tudo isso tem muito poder. Todavia, é preciso tomar cuidado para fazer direito, afinal, nem todas as datas comemorativas são importantes para o seu nicho e podem passar apenas como encheção de linguiça.

Se você deseja saber como aproveitar as datas importantes nas redes sociais da sua empresa, continue lendo esse texto e confira 13 dicas que nós preparamos.

Quais datas importantes devo publicar nas redes sociais?

Primeiro, você precisa conhecer os três tipos de datas relevantes para, depois, saber como aproveitar datas importantes nas redes sociais do seu negócio. Sumarizamos elas abaixo para melhor entendimento.

  • Datas comemorativas: são os dias mais populares do calendário e que todo mundo conhece. Normalmente, são momentos históricos, culturais, religiosos e até afetivos. Podem ser usados tanto para estimular a venda de produtos quanto para mostrar o posicionamento da marca sobre o tema.
  • Data sazonais: dizem respeito a época que vendas e promoções estão em alta. Muito ligados a estações do ano, é o momento em que determinado produto ganha destaque, como a blusas de frio para o inverno. Alguns exemplos de datas sazonais são a Black Friday e o Dia do Consumidor.
  • Datas estratégicas: como o próprio nome diz, são datas que de alguma forma beneficiam a própria empresa. Entre essas datas estão o aniversário da empresa, promoções exclusivas, Black Friday, etc.

Como aproveitar datas importantes nas redes sociais da sua empresa

Agora que você já conhece os três tipos de datas comemorativas, vamos às 13 dicas para aproveitar esses dias da melhor maneira possível. Confira:

Crie expectativa nos clientes

Dependendo do nicho de atuação da sua marca, os compradores esperam ações especiais em determinada data comemorativa. Se você não fizer isso, eles ficaram decepcionados e seguiram para a concorrência.

Use como fator competitivo

Caso você aproveite as datas especiais relacionadas ao seu segmento de trabalho, tente ser original e autentico. Assim, você se destaca da concorrência e conquista novos compradores.

Expresse a missão, valores e ideais da empresa

Saber como aproveitar datas importantes nas redes sociais também significa gerar identificação. Expor a missão da empresa, os valores e ideais que defende vai atrais usuários que pensam da mesma forma e gerar novos leads.

Faça um planejamento com antecedência

O segredo para ter boas ações com datas comemorativas nas redes sociais é não deixar as publicações e divulgações para última hora. Anote todas as ideais, pense e repense com cuidados para não cometer erros bobos.

Crie um calendário

No começo de cada ano, ou semestre, crie um calendário mapeando cada data importante para sua empresa. A partir disso, o setor de comunicação conseguirá atuar com mais eficiência, criando projetos mais interessantes.

Defina objetivos

Saber como aproveitar datas importantes nas redes sociais do seu negócio também significa estabelecer objetivos a serem alcançado. Afinal, não basta apenas publicar uma coisa ou outra na internet sem esperar retorno.

Analise seu orçamento

Na hora de definir as campanhas nas redes sociais para suas estratégias com datas comemorativas, não se esqueça de calcular a verba existente para o projeto. Dessa maneira, é possível trabalhar com mais eficiência e sem apertos.

Busque referencias

Não custa nada olhar o que a sua concorrência está fazendo para as datas comemorativas. Mas não vale copiar, hein! Seja original e use ideias que condizem com o seu negócio.

Defina o formato dos posts, dia e horários que serão publicados

Mais do que publicar, é preciso definir se serão apenas imagens, vídeos, se será na linha do tempo ou nos stories, etc. A frequência também é importante, ter um horário e dia certos ajuda a manter fresco na mente dos clientes.

Forneça mais do que ofertas monetárias

Serviços gratuitos é outra forma de aproveitas as datas importante para o seu negócio. Através deles, é criado um sentimento de vontade no cliente, instigando a escolha pela sua empresa, além de gerar uma boa imagem pra marca.

Produza materiais originais

Na hora de botar a mão na massa, opte por gerar suas próprias fotos e vídeos, de preferência de locais de dentro da empresa ou com seus clientes.

Assim, suas artes serão mais verdadeiras e vão gerar um forte sentimento de identificação.

Não exagere nas suas ações

Saber como aproveitar datas importantes nas redes sociais não é o mesmo que transformar o seu feed em um calendário. Tenha bom senso e escolha apenas os dias verdadeiramente relevantes.

Não se esqueça de mensurar resultados

Mensurar os resultados para saber o que deu certo e o que deu errado vai ajudar muito na próxima vez que você traçar um planejamento para a próxima data comemorativa.

Assim, as decisões tomadas serão mais assertivas e os resultados melhores.

Gostou das nossas dicas de como usar datas importantes nas redes sociais? Confira outros no nosso blog. Também, nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram.