Empresas e profissionais autônomos já descobriram há muito tempo a importância de ter um website para impulsionar as vendas dos seus serviços ou produtos. Além de proporcionar visibilidade, essa estratégia pode transformar meros visitantes em leads (clientes em potencial). Para isso, é preciso otimizar a conversão do site.
O CRO (Otimização da Taxa de Conversão) é uma técnica que tem como objetivo descobrir o que pode ser melhorado no seu site para gerar mais conversões. Basicamente você deve mensurar seus resultados, fazer testes e realizar mudanças.
Quer saber quais práticas você deve adotar para o seu site converter mais? Confira nossas dicas!
1. Aposte em um design intuitivo
Muitas pessoas se preocupam apenas com a estética do website e se esquecem que ele é um instrumento poderoso de marketing digital. Claro que um visual agradável é importante, mas se o usuário fica perdido ao navegar no site, você deve avaliar o que está errado e ajustá-lo o mais rapidamente possível.
Vamos supor que você trabalha com consultoria para as empresas. O que é mais importante nesse caso? Provavelmente fazer com que o possível cliente entre em contato para obter mais informações, certo? Logo, essa opção deve estar em evidência. Quanto mais distrações houver, pior para o seu negócio.
2. Faça call to actions que convertam
O CTA (call to action) é uma técnica utilizada para instigar o público a praticar determinada ação. Se você quer que alguém entre em contato com você, deve deixar claro. Um bom exemplo de CTA para esse caso é “Entre em contato conosco.”. Caso você queira vender, será algo mais ou menos assim: “Solicite seu orçamento aqui!”.
Essa chamada para a ação é essencial, entretanto o resultado melhora quando você faz uma breve descrição persuasiva junto ao CTA. Por exemplo: “Mais de 100 empresas conseguiram resultados expressivos com a nossa consultoria. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você também”.
3. Mensure os resultados
Para descobrir como anda o desempenho do site e avaliar os pontos fortes e fracos, você deve mensurar os resultados.
O Google Analytics é uma excelente ferramenta para fornecer dados importantes, como a taxa de rejeição das páginas. É importante analisar minuciosamente as informações para detectar onde você está falhando. Se os usuários estão saindo da página de compra, por exemplo, é porque provavelmente tem algo errado com ela.
Existem outras ferramentas que mostram o comportamento dos visitantes no site por meio de um mapa de calor. A Hotjar é uma delas. Ela é capaz de monitorar o percurso que a pessoa faz com o mouse, mostrar as áreas que recebem mais atenção, entre outras funções. Aliar essas ferramentas é uma ótima ideia para otimizar a conversão do site.
4. Faça testes A/B
De nada adianta mensurar os resultados se você não fizer mudanças. No entanto, elas devem ser pensadas e executadas com cautela, caso contrário seus resultados podem piorar ainda mais.
Para aplicar o teste A/B é preciso criar duas versões de uma página e dividir o tráfego. Metade dos usuários visualizam a versão 1 e a outra metade tem acesso à versão 2. No final do teste, quando um número expressivo de pessoas tiver recebido ambas as versões, você fará a comparação e deve escolher a que obteve a melhor performance.
Há diversos elementos que podem ser modificados para o teste. Entre eles, podemos citar:
- call to action;
- disposição do objeto;
- imagens;
- títulos.
Podemos dizer que para aumentar a conversão do site é necessário, principalmente, mensurar os resultados e fazer testes. Somente dessa forma você consegue realizar as mudanças sem correr muito risco.
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