Você sabe como criar um blog de sucesso? É primordial se dedicar na elaboração do conteúdo a ser publicado, mas só isso não basta. Afinal, os resultados positivos aparecem apenas quando os fatores anteriores à produção das postagens são considerados.
Todos querem se destacar, mas a falta de tempo para pesquisar as melhores maneiras de criar um blog perfeito acaba prejudicando a realização desse desejo. Se o seu objetivo é descobrir como conquistar espaço no mundo digital, este post pode ajudar!
Separamos, a seguir, os passos necessários para que você coloque a mão na massa e entenda como criar um blog de sucesso. Confira!
1. Escolha o domínio do blog
O domínio é o nome dado ao seu site ou blog por meio de uma sequência de caracteres. É a partir dele que a empresa será localizada e identificada pelas pessoas. Nosso domínio, por exemplo, é o retinaweb.com.br.
Escolher o domínio é o primeiro passo para a criação de um blog. Portanto, selecionar um bom nome é essencial, já que toda a construção da marca estará ligada a ele.
Separamos algumas dicas práticas para lhe ajudar na decisão:
- busque palavras que harmonizam entre si e sejam de fácil memorização;
- tente transmitir o objetivo do seu negócio;
- procure evitar palavras muito confusas e domínios extensos.
Caso já tenha um domínio em mente, você pode utilizar alguns sites, como o GoDaddy, para descobrir se ele está disponível!
2. Opte pelo CMS que se adeque as suas necessidades
A sigla CMS — Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo — representa o conjunto de funções utilizadas para facilitar a criação de sites. A partir do recurso, você consegue criar, publicar e apagar conteúdo.
Atualmente, existem muitos sistemas populares disponíveis, mas o mais utilizado e indicado é o WordPress. Esse sistema começou como uma plataforma apenas para blogs e, devido ao sucesso alcançado, evoluiu muito. O recurso é gratuito e pode ser instalado em menos de 10 minutos — mas certamente essas não são suas maiores vantagens.
O WordPress já vem com um design responsivo pronto, permitindo o acesso em mobile ou desktop desde o início. Além disso, a interface oferecida é extremamente intuitiva e de fácil utilização, atraindo diversas pessoas e empresas para o sistema.
3. Determine o serviço de hospedagem
Com o CMS selecionado, o próximo passo é escolher o serviço de hospedagem. Esse recurso permite que o seu site fique disponível diariamente na internet.
Na hora da seleção, existem alguns fatores que você deve considerar. São eles:
- avaliação dos consumidores: nada melhor que procurar os próprios usuários do serviço para descobrir sua qualidade;
- painel de controle: procure avaliar a interface do serviço que está pensando em contratar. Um painel de controle intuitivo e de fácil utilização é sempre uma boa opção;
- suporte: pode ser que dúvidas surjam no caminho para criar um blog de sucesso, fazendo com que todo suporte seja muito bem-vindo. Portanto, avalie como a empresa se comunica com seus consumidores.
4. Entenda o dashboard
O dashboard é um painel com as informações mais importantes e relevantes do seu blog. O objetivo da ferramenta é apresentar, de forma simples, tudo o que está acontecendo na página.
Apesar de existir variação de acordo com o CMS escolhido, dois termos relacionados ao dashboard que você precisa conhecer: widgets e administração.
Widgets
Eles são, resumidamente, um compilado de atalhos em um só lugar. Representam um conjunto de itens que podem ser abertos com poucos cliques, permitindo que você use, de maneira simplificada, todas as funções que seu CMS oferece.
Administração
É comum que os blogs tenham algumas áreas para administrá-los. Nesse espaço é possível encontrar desde comentários dos usuários, até maneiras para mudar a aparência da página.
5. Instale plugins
Plugins são os complementos que aumentam as funcionalidades do seu serviço de CMS. Eles oferecem funções para que você personalize o sistema de acordo com as suas necessidades.
Para criar um blog de sucesso, sugerimos o uso dos seguintes plugins: Yoast e Google Analytics.
Yoast
Se você quer conquistar os primeiros lugares dos mecanismos de busca, essa é a ferramenta ideal! O Yoast lhe mostra o que em legibilidade e em otimização para mecanismos de busca (SEO) você precisa melhorar em cada postagem.
Google Analytics
O Analytics é a ferramenta certa para analisar os resultados do blog e traçar novas ações para aumentar o seu desempenho.
6. Defina o design
É interessante que você procure personalizar, ao máximo, o design do seu blog. A escolha do seu layout deve estar diretamente ligada ao tom e a proposta da marca. Vale lembrar que, embora muitos temas sejam atrativos e bonitos, nem todos se adequam ao perfil de sua empresa.
Além disso, uma boa dica é focar na experiência do usuário. Procure escolher um design que seja visualmente agradável e que facilite a leitura de seus conteúdos.
7. Elabore o conteúdo
Finalmente, chegou a hora de produzir os conteúdos do blog! Tudo que foi dito é muito importante, mas agora é o momento de, realmente, colocar a sua estratégia de marketing de conteúdo em prática.
Além de produzir postagens condizentes com o seu funil de vendas, é preciso que você preste atenção em alguns detalhes. Falaremos sobre eles a seguir.
Hierarquia do texto
Para atrair a atenção do leitor, o blog deve contar com conteúdos visualmente atrativos. Isso significa que, quanto menos o post se parecer com um grande bloco de texto, por mais tempo você conseguirá reter usuários na página.
A definição da hierarquia do texto deve ser feita por meio da marcação de subtítulos. Eles seguem uma ordem que, geralmente, vai de 1 até 4, sendo o primeiro com a fonte maior e o quarto com a fonte menor — ficando acima apenas do tamanho comum, utilizado em todo o restante do conteúdo.
Otimização da URL
Pode ser que, no momento de programar um post, sua URL fique muito longa e poluída. Nesse local, procure transmitir a ideia do seu artigo por meio de uma frase. Além disso, é essencial que você use a palavra-chave do conteúdo.
Blogs ajudam a gerar autoridade para as empresas e, consequentemente, aumentar o número de vendas. Separamos todas essas dicas sobre como criar um blog de sucesso, mas, com certeza, a tarefa não é fácil ou rápida.
Se, na criação do seu blog, você está em busca de um trabalho de qualidade que entregue bons resultados, entre em contato conosco — somos especialistas no assunto. Está esperando o que para fazer a sua estratégia acontecer?