De acordo com o dicionário Oxford Languages, a palavra “saturado” significa “completamente cheio, repleto, abarrotado”. Ou seja, um espaço que existe tanta coisa parecida, que não há espaço para algo novo. E é isso que muitas pessoas tem enfrentado nos últimos anos: um nicho de mercado onde muitos outros empresários falam do mesmo assunto.
Se você já percebeu isso e está procurando formas de se diferenciar para conseguir atrair mais compradores, preste muita atenção no que você vai ler a seguir, porque temos algumas dicas muito valiosas!
Conheça o Marketing de Diferenciação
Uma das ramificações é o Marketing de Diferenciação que, basicamente, significa pensar, desenvolver e aplicar um conjunto de estratégias de divulgação para tornar a sua marca mais popular devido às particularidades que ela possui em comparação com a concorrência. É uma das vertentes do Marketing que atribui novas e melhores vantagens competitivas para a empresa.
Para se manter competitivo é preciso ser diferente, mesmo quando o excesso de pessoas que pretendem falar o mesmo que você esteja atrapalhando. A verdade é que sempre vai haver um traço único no seu negócio que pode ser explorado. Quando você encontrá-lo, vai perceber o universo de possibilidades que existe.
Então, a diferenciação está ligada de ponto que não podem escapar das suas estratégias, sendo elas: a imagem da empresa, os canais de distribuição de produtos ou serviços, a capacitação dos funcionários, como os meios de comunicação são usados, entre muitas outras. Essa vertente também valoriza os resultados das pesquisas de mercado e a opinião dos clientes.
Tudo isso ajuda a montar uma boa estratégia de Marketing de Diferenciação, com credibilidade, autoridade e irreverencia para a sua marca. E quando ela é bem executada, desperta a lealdade e confiança dos consumidores. Essa é uma arma verdadeiramente poderosa, não é mesmo?
Como usar o Marketing de Diferenciação no seu nicho?
Não existe uma formula fixa para aproveitar as vantagens do Marketing de Diferenciação, afinal, cada empresa possui suas individualidades. No entanto, algumas estratégias bem aplicadas podem ajudar a se diferenciar em um nicho com muita gente falando do mesmo assunto que você.
Confira algumas dicas a seguir e explore-as na sua empresa:
Invista na segmentação
Usar a mesma estratégia para os diferentes públicos que o seu negócio atende não é muito inteligente. Grupos de pessoas diferentes possuem motivações diferentes, portanto, precisam ser instigadas de maneiras diferentes também. Por isso a recomendação é investir na segmentação.
Isso quer dizer que você precisa separar seu público-alvo em grupos com características em comuns e aplicar técnicas diferentes que gerem impacto em cada grupo de forma mais assertiva.
Entenda seu posicionamento no mercado
Depois de definir os grupos do tópico anterior, é hora de estabelecer as estratégias de acordo com os diferenciais dos seus produtos ou serviços em comparação com o restante do mercado. A forma mais fácil de fazer isso é com uma pesquisa de mercado, onde os dados coletados permitiram identificar o que é verdadeiramente atrativo para quem compra de você.
Com essas informações em mãos, fica mais fácil desenvolver uma imagem única para sua empresa, permitindo que os compradores consigam conhecer e reconhecer sua marca e as características mais encantadoras dela.
Mas atenção, a comunicação visual adequada não é a única coisa que você tem que se preocupar. Lembre-se de usar tácticas de divulgação e persuasão que atinjam o seu público precisamente. Afinal, não adianta circular anúncios na TV se os seus compradores passarem maior parte do tempo na internet.
Invista em conteúdo
O Marketing de Conteúdo é a melhor maneira de produzir conteúdos relevantes e atrativos para o seu público-alvo. No entanto, não é qualquer material que vai funcionar dessa forma, é preciso investir no formato, linguagem e assuntos corretos, para que os alvos sintam um interesse espontâneo e genuíno.
E a melhor forma de fazer isso é ouvindo seu público, planejando bem, buscando referencias, trabalhando as palavras-chaves e até mesmo contando com a ajuda de profissionais capacitados, como o time da Retina Soluções Digitais!
Sabendo usar essas três dicas corretamente, o seu negócio deve ganhar muita vantagem competitiva, se sobre saindo àqueles que tentam ocupar o mesmo espaço mercadológico que você, além de fidelizar novos e antigos compradores.
Gostou das nossas dicas? Confira mais no blog da Retina e impulsione a sua empresa em direção à autenticidade e ao sucesso!