Marketing
A importância da diversidade e inclusão no marketing
Autor Retina Web
Data 8, junho, 2022
A importância da diversidade e inclusão no marketing

Diversidade e inclusão são palavras que precisam andar de mãos dadas em diversos âmbitos da sociedade e áreas de serviço, inclusive no marketing. Enquanto o primeiro termo aponta as diferentes realidades vividas pelos brasileiros, o segundo expressa a necessidade de reconhecê-las e incluí-las em todas as atividades, projetos e experiências do nosso coletivo.

A sua empresa pode ser considerada diversa e inclusiva? Nesta publicação, vamos abordar o que é e a importância da diversidade e inclusão social no marketing digital. Continue lendo para saber mais!

O que é marketing de diversidade?

O marketing de diversidade é uma forma de trabalho que acolhe diferentes grupos sociais nas práticas de trabalho da publicidade. O objetivo é ressaltar a particularidade de cada pessoa e dar uma voz e um espaço de destaque para elas. Esse método utiliza a representatividade para conquistar novos objetivos e expor as crenças de uma empresa.

Todavia, fazer o marketing de diversidade vai além de apenas circular imagens e textos em datas especificas, como o dia da consciência negra. Investir nessa formula requer, também, aprimoramento de outros setores da empresa, por exemplo, atendimento ao cliente, tratamento dos colaboradores e parceiros, avaliação de demanda dos clientes, entre outros. 

Todas essas questões precisam ser tratadas de maneira humanizada, com base em pesquisas, dados e conhecimento prático (se necessário, uma assessoria especializada em questões de diversidade), e, principalmente, no respeito a todas as diferenças: idade, gênero, orientação sexual, raça, classe social, deficiência, religião e outras.

Qual a importância da diversidade no marketing?

De acordo com dados de uma pesquisa realizada em 2017, nos Estados Unidos, 64% dos consumidores entrevistados consideraram ou compraram um produto ou serviço depois de ver um anúncio inclusivo. O número é ainda maior entre os consumidores latinos (85%) e negros (79%).

Em outro estudo, dessa vez realizado pela Salesforce, empresa americana de software on demand, os consumidores que foram entrevistaram disseram acreditar que as empresas possuem a responsabilidade de tornar o nosso mundo melhor para todos. A partir disso, a própria empresa listou iniciativas como formação de aliança com stakeholders diversos e a criação de produtos inovadores em que o público possa confiar.

Essas informações mostram o quanto é essencial empresas pensarem de maneira plural e inclusiva, identificando as necessidades que fogem do padrão e, com base em novos conceitos, desenvolver produtos e serviços personalizados, indo além do previsível e da conversa rasa.

Como tornar a sua empresa mais diversa e inclusiva

Atualmente, é imprescindível que as empresas abordem questões de diversidade e inclusão social para se desenvolver com mais qualidade e responsabilidade, além de conquistar o encantamento do público-alvo. Saiba como fazer isso com as dicas abaixo:

Contrate uma equipe diversificada

Para trabalhar com diversidade, nada mais importante do que pessoas diversas. Busque talentos de idades, etnias, gêneros, orientação sexual e crenças diferentes para construir uma equipe verdadeiramente plural.

Preste atenção a sua propaganda

O conteúdo que você produz reflete a realidade do seu público? É importante pensar em diversos perfis e situações para compor uma campanha que contemple mais de um grupo social.

Use uma linguagem inclusiva

Uma linguagem ampla é outra técnica importante para tornar a sua comunicação mais inclusiva. Uma forma de fazer isso é não citar gêneros e usar pronomes neutros para não criar rótulos entre o produto e o público.

Desenvolva soluções inclusivas

Essa questão é voltada principalmente para pessoas com deficiência, onde a experiência delas deve ser preenchida de equidade. Ou seja, com suportes que possibilitem um atendimento parecido ao máximo com o de pessoas que não possuem nenhuma complicação física ou mental.

Se você deseja tornar a sua empresa mais diversa e inclusiva, mas não sabe por onde começar, conte com a nossa ajuda. Entre em contato e solicite uma reunião.

Para ler mais publicações como essa, acesse o nosso blog.