Tecnologia
5 inovações tecnológicas que vão ajudar o setor industrial e na sua empresa
Autor Retina Web
Data 11, junho, 2022
5 inovações tecnológicas que vão ajudar o setor industrial e na sua empresa

Inovações tecnológicas são a principal fonte de transformação e crescimento no setor industrial. Porém, mais do que investir em tecnologias de informação e comunicação, é necessário e contar com colaboradores especializados nas atividades que sua empresa executa.

Caso você mantenha o foco apenas na aquisição de novas tecnologias e adesão a práticas e técnicas inéditas, pode ocorrer uma grande diferença em relação à tecnologia e os conhecimentos do seu pessoal.

Por isso, antes de apresentar as inovações tecnológicas, deixamos esse aviso: capacite suas equipes!

5 inovações tecnológicas essenciais para a sua empresa

A seguir, destacaremos cinco das principais inovações tecnológicas voltadas para a indústria e que são capazes de fazer os negócios da sua empresa decolarem. Confira!

Internet das Coisas

A Internet das Coisas, do inglês, Internet of Things, é um termo utilizado para simplificar a capacidade que alguns objetos tecnológicos possuem de se conectar com a internet. Essa habilidade pode aparecer em diferentes inovações tecnológicas, como eletrodomésticos e móveis.

No caso, estamos falando de equipamentos industriais que realizam suas funções e podem se conectar a World Wide Web para apresentar melhores e mais precisos resultados. Além disso, esses itens conseguem coletar e transmitir dado através da nuvem.

Cloud Computing

Cloud Computing é uma inovação tecnológica baseada na conectividade e na grande escala de internet usada para hospedar inúmeros recursos, principalmente programas e dados. Similar a Internet das Coisas, que também usar a nuvem, aqui você pode acessar as informações remotamente.

Por exemplo, você não precisa de um computador pessoal para se conectar ao que quer. Seu usuário pode acessar por meio de qualquer dispositivo, como um tablet ou smartphone. E tudo isso sem a necessidade de fazer um download, instalar um software de terceiros ou coisas do tipo.

Basicamente, para usar o Cloud Computing, você vai precisar apensar de um navegador e boa conexão à rede.

Inteligência Artificial

De maneira bem simples, a Inteligência Artificial diz respeito a sistemas ou máquinas que imitam a inteligência humana para realizar atividades. As mais recentes tecnologias desse nível conseguem até aprimorar iterativamente, com base em informações aprendidas, esse poder.

A Inteligência Artificial está diretamente relacionada ao pensamento poderoso e rápida análise de dados. Embora muitos pensem em robôs humanoides quando o assunto é pensamento artificial, diferentes objetos, em diferentes formatos, podem funcionar dessa maneira.

Alguns exemplos são: chatbos, assistentes inteligentes, mecanismos automatizados, máquinas que operam e respondem a comandos, entre outros.

Robotização

Dentre as inovações tecnológicas que oferecem diversas vantagens para o setor industrial está a Robotização. Essa revolução tecnológica viabiliza que máquinas e produtos consigam realizar ações e atividades, como fabricação, limpeza e manutenção. Por isso, está sendo um fator muito requisitado em fábricas.

O principal foco da Robotização é ser usada em processos que demandam um alto nível de receptibilidade e precisão, afim de diminuir erros e aumentar os rendimentos.

Atualmente, é mais simples conseguir robôs como esses para operar na sua empresa. Em algumas situações, é possível alugar eles por um preço fixo por mês. Assim é possível averiguar a capacidade, segurança e eficiência da tecnologia, além de conferir seus resultados sem gastar muito.

Análise Aumentada

Do inglês, Augmented Analytics, é um recurso que permite analisar uma grande quantidade de dados, além de alterar o modo como essas informações são consumidas e compartilhadas. É uma inovação tecnológica que adora o aprendizado por máquina e a geração de textos automatizado.

Com isso, as informações são tratadas de melhor forma, contribuindo para que sejam trabalhadas com maior consistência, ainda, facilitando a geração de insights.

A análise aumentada se tornou essencial no atual cenário empresarial. Isso, porque a quantidade de informações enviadas e recebidas aumentam a cada dia. E como equipes precisam de dados atualizados constantemente para tomar decisões, essa mecânica melhora o processo.

Por fim, os times passam a tomar decisões mais favoráveis e sustentáveis para a organização, viabilizando a prosperidade do negócio.

Gostou do texto? Saiba mais sobre as inovações tecnológicas no nosso blog.

Acompanhe também a Retina nas redes sociais: Instagram e Facebook.