Com certeza o termo gatilho mental já foi muitas vezes pronunciado, principalmente quando o assunto é marketing digital, porém, o que são, como usá-los e a verificação de eficácia não é muito falado. Existem muitos gatilhos mentais para que um objetivo seja alcançado, pois são palavras ou frases que ativam o impulso de quem está lendo para tomar uma ação rápida.
Os gatilhos mentais são ferramentas visuais e textuais que convencem muito bem o público, como por exemplo, para comprar algo, ou prestar atenção em algum post específico, principalmente quando estamos falando de redes sociais.
E para ajudar o entendimento dessa mecânica e seu poder, separamos aqui, 5 gatilhos mentais que podem ser usados nas redes sociais e ajudarão a vender muito mais.
Gatilho da Dor
O gatilho da dor é um dos gatilhos que separamos para vender mais nas redes sociais pois, para usá-lo, é necessário conhecer o público a ser atingido e ter uma narrativa que aborda a dor do público, obviamente oferecendo um produto ou serviço que sana essa dor.
Com o uso do gatilho da dor, os clientes sentirão muita confiança que se contratarem esse serviço ou se comprarem o produto, seus problemas realmente serão resolvidos, o famoso “Se você passa por frustrações, seus problemas acabaram..”.
Gatilho da Urgência
Este gatilho é semelhante a um outro chamado de gatilho da escassez, porém a urgência tem tendências a ser mais agressivo, pois tem como objetivo levar o público a compra imediata, levando os consumidores a finalizar a compra sem ter tempo para olhar a oferta, gerando a decisão sem pensar.
Um grande exemplo do gatilho da urgência são aquelas promoções limitadíssimas, que tem um contador de tempo ou de pessoas que podem ter acesso a essa promoção.
Gatilho de Prova Social
Esse é um dos gatilhos mais conhecidos e é usado para que o público veja que o produto ou serviço realmente funciona e resolve os problemas através do uso de opiniões de quem já contratou ou comprou, que podem ser feitos como depoimentos em vídeos, prints de conversas, menções nas redes sociais, postagens ou em comentários do produto ou serviço.
Outro objetivo muito comum quando o gatilho de prova social é usado é o sentimento de pertencimento, pois a pessoa que ainda não faz parte do grupo de pessoas que contrataram o serviço ou compraram o produto se sente excluída e por fora, criando a vontade de entrar para o grupo, pois nós, seres humanos, temos uma necessidade intrínseca de fazermos parte de algum grupo, principalmente se for algum grupo exclusivo. Por isso, esse gatilho é muito eficaz.
Gatilho da Escassez
O gatilho de escassez também é um dos mais famosos e eficazes, pois é muito usado, principalmente no varejo ou em vendas online que vemos frases do tipo “Compre agora”, “Estoque Limitado”, “Você ficará sem”, “Restam pouquíssimas unidades”.
Esse gatilho é utilizado para fortalecer a decisão de compra usando o convencimento para que o consumidor compre ou contrate, pois quando alguém vê uma mensagem que pode ser que seja a oportunidade única e não voltará mais a ter aquela promoção, o ser humano cria um medo automático de ficar sem, e como vimos no ponto anterior, temos a necessidade de fazer parte, então a escassez sempre terá um lugar especial nas vendas que demandam o convencimento do público.
Gatilho da Autoridade
Este gatilho é muito importante, pois faz com que a persona da marca a veja como influente de alguma forma, facilitando o processo de convencimento de compra ou contratação de serviços. Hoje em dia é muito utilizado para influencers de redes sociais, que fazem propaganda de algum produto ou serviço determinado e demonstram autoridade para a marca, fazendo com que a marca tenha a mesma influência que eles têm em seu público.
Um grande exemplo deste gatilho é a venda cursos online, se algum influencer ou pessoa técnica está vendendo um curso online, logo depois o público é apresentado para alguém muito famoso, com muito mais seguidores, que tem influência real, vendendo um curso muito parecido com o primeiro, muito provavelmente o segundo influencer venderá muito mais e até fará com que alguém que estava interessado no primeiro curso mude de ideia.
Utilizando os gatilhos nas estratégias
Os gatilhos podem ser utilizados em diversos formatos, sendo eles utilizados em artes, textos, vídeos, podcasts entre outros. Se você ainda não faz uso dessas estratégias, fale conosco e tenha um time de especialistas trabalhando junto com você para criar as melhores e mais eficazes estratégias de venda nas redes sociais.
Pois não é o que fazemos, mas como fazemos. Isso faz toda a diferença.