Nos últimos anos, o algoritmo do Google tem sofrido mudanças com bastante frequência, gerando novos desafios de SEO e complicando a vida do profissional de marketing digital que trabalha com a otimização de buscas. Tal volatilidade tem deixado o mercado digital em alerta.
Para ajudar esse grupo a se preparar para as mudanças que provavelmente terão que fazer em suas estratégias on-line, a HubSpot publicou um relatório que trata o tráfego e apresenta resultados de outras análises sobre o comportamento dos sites na web.
O alvo principal do relatório são os mecanismos de busca, com um certo destaque para o Google. Após uma rápida leitura, é possível ver quais desafios de SEO, conforme a organização digital, estão cercados de pequenas barreiras para serem derrubadas.
Gostaria de saber quais são elas? Confira a continuação dessa publicação abaixo:
5 desafios de SEO para sua empresa se preparar
Selecionamos e explicamos seis desafios de SEO que todo profissional de comunicação, e você, do da empresa, precisa ter conhecimento para evitar contratempo.
Conhecer as mudanças mais recentes de algoritmo
O algoritmo do Google está em constante mudança e os profissionais de marketing devem estar a partir disso. Segundo a comunidade e desenvolvedora de ferramentas para estratégias de comunicação Moz, houveram seis mudanças no código durante os últimos dois anos.
Isso significa que, entre 2021 e 2022, o Google mudou a maneira como lê as páginas da internet seis vezes, algo que pode ser bom ou ruim dependendo da sua estratégia de produção de conteúdo e a maneira como você administra ela.
No pior dos casos, o seu ranqueamento pode despencar, fazendo com que haja um retrabalho para melhorar o SEO. Para evitar esse problema é preciso ficar antenado às atualizações.
Todavia, as mudanças no algoritmo não cobram mudança no material que você publica, em outras palavras, esse é um dos desafios de SEO mais fácil de acatar.
Melhorar o ranqueamento nos resultados de busca
Demora um certo tempo para conquistar resultados orgânicos através do SEO, mas eles chegam. Entretanto, para obtê-los é importante estudar e pesquisar. Ou seja, cada pequena diferença ou cuidado com a sua produção de conteúdo vai surgir em bons rankings.
Por isso, é crucial prestar atenção na forma como você incluí e escreve os seguintes pontos para melhorar ainda mais seu relacionamento com os desafios de SEO:
- Títulos e subtítulos (heading tags);
- Alt-text (texto alternativo);
- Melhores práticas para palavras-chave;
- Palavras-chave secundárias;
- Assinatura do autor;
- Backlinks internos e externos;
Se esses e outros pontos não aparecerem nas suas publicações, o mecanismo de busca não vai considerar o material publicado bom, consequentemente jogando ele para posições baixas no ranking. Enfim, após qualquer atualização de algoritmo é bom rever esses pontos.
Não saber usar palavras-chave
No começo, as palavras-chave eram suficientes para que uma página da internet chegasse ao topo do Google. Na verdade, nem a qualidade do conteúdo era considerada. Ainda bem que os tempos mudaram e agora existem critérios para mostrar apenas o que vale a pena.
Portanto, agora, só palavras-chave não são suficientes para levar seu conteúdo organicamente até o topo. É preciso se preparar, pesquisar e identificar pontos que podem ser aproveitados antes de desenvolver um conteúdo e aplicar as técnicas de SEO.
Então, antes de escrever, se prepare para esse outro fator importante dos desafios de SEO. Use ferramentas, como Leyboard Planner ou SemRush e faça análises das palavras ligadas ao assunto da sua publicação. Anote tudo de relevante que encontrar e use no seu material.
Escrever títulos e meta descriptions atraentes
Por incrível que pareça, encontrar o seu conteúdo nos sites de pesquisa é a parte mais fácil dos desafios de SEO. Difícil mesmo é convencer o usuário a clicar no link e ser redirecionado para o seu site. Logo, é essencial usar títulos e descrições atraentes.
O importante é escrever essas linhas focando no problema que o usuário pode estar enfrentando e, ao mesmo tempo, expor que você possui uma solução que é capaz de ajudá-lo.
Outro fator interessante é que, se o seu conteúdo for bom de verdade, existe a chance do Google disponibilizar uma posição privilegiada com um snippet em destaque. Isso significa, mostrar uma fração do seu conteúdo que atenda à pesquisa do usuário.
Isso é algo que acontece bastante com sites como o Wikipedia e Tua Saúde, pois, além do conteúdo relevante e técnicas de SEO constantemente atualizadas, são diretos e sucintos na informação que está sendo passada, superando esses e outros desafios de SEO.
Aproveitar as vantagens dos conteúdos multimídia
O conteúdo audiovisual pode ser muito útil considerando a resposta que o usuário deseja encontrar no seu site. Por exemplo, se você deseja aprender técnicas de desenho ou como arrumar o seu guarda-roupas de maneira prática, fotos e vídeos são mais educativos, certo?
E adivinha quem sabe disso? O Google! Por isso, plugins de SEO sempre cobram o uso de pelo menos uma mídia audiovisual, seja imagem, vídeo ou áudio. Sendo assim, se você deseja atingir o topo dos resultados, invista em:
- Vídeo capitulados (um novo recurso do YouTube);
- Usar galerias de fotos;
- Descrições e metatags que incluem as palavras-chave selecionadas;
- Adicionar tags (atenção: são diferentes de palavras-chave);
Outro fator interessante é que o material multimídia torna o consumo de conteúdo mais agradável, reduzindo as palavras que precisam ser lidas, etc. Um jeito fácil e divertido de superar outro dos desafios de SEO, né?
Por fim, caso precise de ajuda para lidar com todos esses e outros empecilhos do marketing digital, pode contar com o time Retina! Estamos prontos para atender o seu chamado e levar a sua marca em direção ao sucesso. Entre em contato e agende uma reunião.
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