Marketing
3 Dicas de Marketing Digital para Dentistas
Autor Retina Web
Data 23, julho, 2020
3 Dicas de Marketing Digital para Dentistas

O Marketing Digital é uma maneira barata e eficiente de conquistar mais pacientes, fechar mais tratamentos e ainda fortalecer a sua marca! Quer saber como fazer isso? Descubra agora.

Se dirigir ao público diretamente, metrificar resultados de campanhas de forma descomplicada, baixo custo de investimento, visibilidade e principalmente, aumento das vendas. O Marketing Digital pode oferecer tudo isso ao seu consultório ou clínica odontológica.

Para o segmento da odontologia anunciar tem algumas especificidades estabelecidas pelo Conselho Regional de Odontologia, justamente por se tratar de um assunto delicado como saúde.

Porém, no geral definir uma estratégia de Marketing para consultórios têm a mesma base de qualquer outro segmento. 

Quer saber como aumentar seus resultados com o Marketing Digital? Continue lendo este conteúdo.

O que é Marketing Digital e para que serve

O Marketing Digital é a estratégia usada para gerenciar o relacionamento entre empresa e cliente e a partir disso aumentar a venda de seus produtos ou serviços.

Os canais utilizados para atingir esses objetivos são evidentemente os digitais, sendo os principais: redes sociais, sites e blogs.

O propósito desses canais digitais (internet) é se relacionar diretamente com o público e conhecê-lo com maior profundidade para que seja possível criar conteúdos relevantes que resolvam seus problemas e os aproximem do momento de compra.

Na verdade, Marketing Digital e conteúdo caminham juntos Afinal, uma boa estratégia digital não se baseia apenas no curto prazo, ou seja, vender, mas sim no trabalho de branding, que pode levar um certo tempo.

Por exemplo: se você é um ortodontista, seus conteúdos não devem ser sobre o preço do aparelho odontológico, onde fica a clínica, formas de pagamento e por aí vai.

O ideal é que você crie conteúdos pontuais para o momento que aquele potencial cliente se encontra e aborde assuntos sobre o segmento de uma maneira geral.

Neste caso, pode falar sobre a tendência do aparelho invisível  e aparelho para bruxismo por meio de posts simples com curiosidades, dicas e o que mais for do interesse do público e tenha ligação com a odontologia.

Iniciando uma estratégia de Marketing Digital eficiente

A gora você já sabe que o conteúdo útil será a base da sua estratégia de Marketing Digital, está na hora de elaborar um planejamento para que seja possível colocar tudo isso em prática de forma eficaz.

Vale frisar que não há uma fórmula infalível para alcançar resultados de um dia para o outro, mas existem alguns passos “básicos” a serem dados.

Então, para iniciar de uma vez por todas sua estratégia de Marketing Digital siga as seguintes dicas:

Crie uma persona 

Você vai gerar conteúdo, realizar prospecção, engajar, captar pacientes e oferecer tratamentos. Logo, é preciso se dirigir à pessoa certa no momento mais apropriado.

A persona será o norte de suas ações, ela representa o perfil fictício de paciente ideal e diferente da ideia de público-alvo, ao desenvolvê-la sua equipe de marketing se comunica com uma pessoa específica, como se estivesse se dirigindo a um cliente em uma negociação.

Entretanto, antes de desenvolver sua persona e incluir características a ela, tenha respondida as seguintes perguntas sobre seu consultório e serviço:

  • Quem eu atendo e quero atender?;
  • Qual é propósito do meu consultório?;
  • Qual classe social eu atendo?;
  • Os preços estão dentro?;
  • Meu serviço resolve problemas?;
  • Quais e como?
  • Como entregar mais que a concorrência?.

Essas perguntas não irão definir ainda quem é sua persona, porém uma análise interna do seu consultório e como ele pode impactar na vida desse paciente que você pretende captar.

A persona

Persona é o perfil fictício criado a fim de representar o seu cliente ideal e é um estudo mais aprofundado sobre o seu público-alvo.

Para criá-la, entreviste os seus atuais clientes e veja quais seus são perfis de comportamento, hábito de compra, como se comunicam, poder aquisitivo, onde moram, profissão, idade, quais são suas dores, quais são seus valores, hobbies, como se comunicam. Quanto mais detalhada for sua persona, maiores são as chances das suas ações e campanhas de Marketing Digital entregarem resultados..

Exemplo básico de persona: Pedro, 29 anos, casado, tem um filho, mora na região norte de São Paulo, é empresário, classe média, conheceu seu consultório por meio de um anúncio no Google por meio de uma pesquisa na qual buscou por “bisnaga de clareamento”.

Aqui, já se sabe algo além do básico sobre sua persona e essa informações serão úteis no momento de captação e também de fidelização desse paciente.

Monitore a concorrência

Fique de olho na sua concorrência e como eles se comportam no mercado que você deseja dominar. 

Visite com frequência o blog e as redes sociais dos concorrentes, descubra quais tipos de postagens eles costumam fazer e como o público responde a elas.

Se basear nos concorrentes mostra o que deve ser feito e principalmente, o que não. Vale lembrar também Marketing Digital é teste. Ou seja, o que funcionou para determinada clínica não necessariamente funcionará para a sua e vice-versa.

De qualquer forma, os testes são guias para as suas ações de Marketing se tornarem cada vez mais assertivas.

Os canais do Marketing Digital para dentistas

Após definir suas estratégias, é necessário estruturas formas de fazer o seu nome chegar até a persona.

Nesse momento, é preciso saber qual canal é mais adequado para alcançar os resultados esperados. A dica é saber onde, como e em qual momento interagir com a persona.

Em outras palavras, ao estruturar sua persona é necessário ter certeza de onde ela está, qual canal ela utiliza para procurar por serviços e usá-los para gerar conteúdo. Para ter essa informação entreviste pessoas que já são pacientes.

Sendo assim, canais para gerar conteúdos úteis são:

Site e blog 

O site institucional é como um cartão de visitas e todas as informações possíveis sobre o consultório, serviços, localização, contato, dentre outros devem estar inseridas nele.

Quando um usuário visita seu site, certamente ele procura por alguma informação, mesmo que ainda não saiba exatamente qual.

Desse modo, mantenha o site o mais completo possível: endereço, redes sociais, canais para contato, informações sobre o consultório, tratamentos oferecidos e o que mais envolver suas atividades.

Sobre o blog, ele tem a função de educar a persona por meio de conteúdos relevantes e que proponham a resolução de seus problemas.

O blog gera autoridade e relevância à sua marca e no longo prazo significa mais vendas, tratamentos e aumento da receita.

No blog, aplique as práticas recomendáveis de SEO e trabalhe as palavras-chave que se encaixam ao seu segmento para ser encontrado pelo público quando a busca pelo seu serviço for feita por termos em buscadores como o Google.

Se você produzir conteúdos relacionados ao assunto buscado e aplicar as práticas de SEO, seu blog tem mais acessos, seu consultório ganha autoridade e é natural que mais tratamentos sejam fechados.

Junto ao blog utilize também as redes sociais do consultório e invista na criação de conteúdos úteis e anúncios patrocinados pelos Ads, eles costumam trazer resultados rápidos por um baixo investimento.

Seu consultório precisa do Marketing Digital

Neste conteúdo você descobriu o que é Marketing Digital, quais são suas vantagens e como ele traz resultados a curto, médio e longo prazo ao seu consultório.

Como você pôde observar, o Marketing Digital é estruturado por meio de relacionamento com público e entrega de conteúdo útil, o que fortalece a imagem da sua clínica no mercado, vendas e também fidelização de pacientes.

É importante relembrar também que não há fórmula mágica ou estratégia infalível para alcançar os objetivos e a realização testes A/B para cada campanha é o melhor caminho para saber o que desempenha bem e as preferências da persona.

Para finalizar, o mercado odontológico é um dos que mais cresce no Brasil e a internet com certeza faz parte dessa expansão. Por isso, estar online significa não ficar para trás da concorrência.

Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal