Planejar conteúdo é uma maneira eficiente de organizar os perfis da sua marca nas redes sociais e transformá-los em um instrumento que atraia novos clientes.
Essa prática, ligada ao marketing digital e marketing de conteúdo, cresce cada vez mais nos mais diversos segmentos de mercado, ajudando a alavancar o número de visitantes e vendas.
E mesmo sem experiência, planejar conteúdo pode ser feito sem grandes problemas e, ainda, facilitar o seu acesso a patamares de sucesso, alcançando e superando a concorrência.
Preparamos uma lista de dicas que podem ajudar a planejar seus conteúdos para sites como Facebook, Instagram, LinkedIn e site/blog. Continue lendo e saiba mais!
Dicas para planejar conteúdo para redes sociais
O objetivo do marketing de conteúdo é produzir conteúdos de qualidade, que possam atrair potenciais clientes e gerar ganhos diversos para uma empresa.
Planejar conteúdo com cuidado e dentro de uma estratégia sólida é a melhor maneira de gerar tráfego orgânico, captar audiência qualificada e angariar muito engajamento.
Além disso, também dá luz a um público fiel, comprador e divulgador. Apenas pontos positivos não é mesmo? Então, bora botar a mão na massa e aprender a planejar conteúdos de sucesso.
Selecione temas relacionados ao seu negócio
É muito importante ter em mente essa necessidade. Não adianta planejar conteúdo com temáticas básicas, que não estão relacionadas ao seu negócio e muito menos com o interesse do público.
Enquanto dono da empresa ou líder de uma equipe de comunicação, é necessário fazer uma pesquisa e elencar temas que apresentem um problema e proponham a solução.
Assim, os navegantes da internet vão ver as suas plataformas como uma fonte de ajuda especializada, gerando leads, guiando eles pelo funil de marketing e convertendo em compras.
Faça uma pesquisa de mercado
A segunda fica para planejar conteúdo de marketing digital é fazer uma pesquisa de mercado. Ou seja, conferir o que seus concorrentes estão produzindo para, assim, fugir do repetitivo.
Em alguns casos, é possível usar publicações como referências para elaborar novos conteúdos, no entanto, é necessária atenção para não fazer uma cópia e ficar com má fama.
Foque nas tendências e novidades do meio digital e mostre no que o seu conteúdo se difere das demais empresas – isso se torna um motivo para o público seguir e interagir com suas redes.
Faça títulos interessantes e chamativos
A maneira mais eficiente para atrair seu público-alvo é através de títulos interessantes. Esses textos precisam tocar na ferida para conseguirem conquistar a atenção e estimular o clique.
Esse processo requer calma e muito raciocínio, afinal, encontrar as palavras certas e organizar as sentenças corretamente leva tempo, mesmo utilizando as melhores técnicas de copywriting.
Para uma copy irresistível, invista no conceito de gatilho mental e as principais angulações para esses gatilhos. Ah, e não se esqueça do SEO para melhorar as pesquisas orgânicas.
Crie um calendário de postagens
Um calendário de postagens também faz parte do processo de planejar conteúdo. Ter data e hora para compartilhar um material online ajuda a gerar autoridade e movimentação.
Um plano coerente e diversificado se torna atrativo para o público-alvo, aumentando a interação e demais métricas.
Mas, lembre-se que o calendário deve ser formulado com antecedência e após fazer alguns testes para saber detalhes importantes, como o melhor dia da semana e momento do dia para postar.
Analise constantemente os resultados
O que vem após planejar conteúdo e publicar o que foi feito também é importante. Os resultados das publicações vão mostrar o que está dando certo na sua estratégia e o que precisa ser mudado.
Algumas plataformas cobram um conhecimento mais avançado para interpretar os dados e tabelas que são gerados e, nesses casos, contar com um especialista é uma ótima ideia.
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Nosso time de especialistas em marketing digital e marketing de conteúdo está a sua disposição para ajudar em tudo que diz respeito a planejamento, desenvolvimento e publicação de conteúdo.
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