Você sabia que o uso das hashtags no Instagram pode aumentar o engajamento das suas postagens, expandir o alcance das fotos e vídeos que são publicados, e atrair novos seguidores para o perfil do seu negócio? No entanto, até mesmo quem sabe disso tem uma dúvida a respeito desse recurso: a quantidade ideal de tags usadas em cada post feito.
Se você também está interessado na resposta para essa dúvida, continue lendo este texto e confira tudo que você precisa saber sobre o número ideal de hashtags em cada publicação no Instagram. Acompanhe:
Como funcionam as hashtags?
Inicialmente, as hashtags (palavras que segue o símbolo #) no Instagram são utilizadas para subir o número de visualização em fotos, vídeos e até mesmo stories publicados na rede social. Portanto, elas são uma ótima estratégia para estimular o engajamento e, principalmente, trabalhar campanhas de marketing digital com o intuito de expandir a influência e relevância de uma marca.
A principal característica das hashtags são a sua capacidade de segmentação. Dentro de um perfil e na plataforma inteira é possível encontrar posts específicos apenas clicando numa tag. É como se o próprio Instagram fosse uma pasta gigante com várias divisórias e cada compartimento correspondesse a uma determinada palavra-chave.
Em alguns casos, é possível criar hashtags exclusivas para acompanhar as marcações que outras pessoas fazem (principalmente os seguidores da página). Enfim, são diversas possibilidades para quem investe nas hashtags e, com o passar do tempo, elas têm se tornado cada vez mais úteis para os usuários da rede social.
Qual a quantidade certa de hashtags em um post?
O número máximo de hashtags por post é 30, de acordo com o próprio Instagram. Porém, usar tudo isso não é recomendado. O mais indicado é usar no máximo 10 palavras-chaves diferentes, assim fica muito mais simples inserir as tags padrões do seu negócio e as que mudam de acordo com o assunto abordado na foto, vídeo ou no texto compartilhado.
Sobre as tags padrões, 3 ou 4 são o suficiente para aparecer em toda postagem feita na página. Por exemplo, nós, da Retina, utilizamos #RetinaWeb, #Marketing, #MarketingDigital e #SoluçoesDigitais. Em relação as palavras específicas, elas são mais segmentadas e podem ser inseridas na legenda com diferentes finalidades, sendo algumas delas: divulgação de promoções, data comemorativa e para iniciar uma corrente de engajamento.
Só pode usar hashtags nas legendas do Instagram?
Na verdade, as hashtags não são uma exclusividade do feed. Elas podem e devem ser usadas em espaços específicos e estratégicos da rede social. Alguns exemplos são:
- Bio: esse é o primeiro espaço observado por alguém que visita o perfil da sua empresa. Lá pode estar as tags sobre a sua marca, segmento de trabalho ou algum produto ou serviço que você oferece;
- Stories: quando usada em vídeos ou fotos no formato story, a publicação pode surgir na aba Explorar do aplicativo. Mas atenção: só é permitido usar até 10 hashtags nessa parte da plataforma;
- Comentários: você pode colocar as hashtags no primeiro comentário da sua publicação, a grande vantagem é que vai gerar mais engajamento.
Agora você já sabe a quantidade ideal de tags para as suas publicações e, ainda, como usá-las corretamente para ampliar o alcance e número de interações do perfil do seu negócio no Instagram. Gostaria de ler mais publicações como essa? Confira nosso blog.